quinta-feira, junho 12, 2008

OUTRO BLOG

Pessoas queridas,

como vocês têm notado, estou cada vez mais sumida daqui... As razões já estão todas devidamente explicadas nos posts anteriores, e não vou ficar repetidno o memso blá-blá-blá...

O fato é que tenho tido menos assuntos "de cozinha" para falar, mas, por outro lado, tenho vááárias coisas referentes aos demais cômodos da casa para dizer.

Como combinei desde sempre com a Dani que o Fouet se restringiria aos assuntos comedorísticos, não sinto este espaço hábil para falar as tantas besteiras que povoam minha mente fértil, e neste momento específico, para dar uma abordagem mais "gravídica" às postagens.

Sendo assim, criei um outro blog, muito menos chique e bastante mais modesto, no qual despejarei toda a minha verborragia, que quem convive comigo já conhece pela via oral.

Como Guigão tem tomado grande parte de meus pensamentos e ações, o nome está ligado a ele: Guigão vem aí. Mas o blog não se restringirá ao pequeno e fofo bebêzinho, tratando, como eu já disse, de tudo o que eu quiser. Por favor, sem censuras, hein?

Assim, espero vocês todos por lá! Quando tiver comidinhas para postar, eu o farei aqui e lá, pois não quero abandonar o Fouet de maneira alguma. Vamos apenas dividir melhor as coisas, né?

É isso. Espero vocês em www.guigaovemai.blogspot.com - ou clique aqui.

quarta-feira, maio 28, 2008

N O T Í C I A S

Como eu sei que este blog há muito já ultrapassou a barreira de ser "apenas mais um blog de comida", e se tornou um meio de me fazer conhecer pessoas incríveis que eu jamais conheceria na vida absolutamente normal que levo, tenho a obrigação de aparecer, dar as caras e dizer a essas pessoas tão caras que ainda vêm aqui, preocupadas conosco, que tá tudo bem!!!
Pois é, pessoas, José Guilherme anda tomando todo o meu tempo e energia - e eu estou achando isso óóótimo!!!! Porém, ele é um menino que me quer só para ele (achei que tava cedo ainda para essa coisa meio edipiana, but...), e isso tem me afastado definitivamente das panelas.
A vontade de cozinhar é imeeensa, até porque, além das milhares de delícias que eu vejo diariamente nos blog-amigos, ainda há os livros que eu comprei recentemente e não foram ainda utilizados, e há o maravilhooooso CARLOTA, que a galerinha do DCPV me mandou de presente, e no qual eu já marquei umas 15 receitas para fazer tão logo possa!!!! Fala sério, aquele livro é muuuito bom! A galera dizia, mas eu só comprovei quando o tive em minhas mãos!
O problema é que, em regra, pra gente cozinhar algo tem que ficar junto do fogão/forno, né? E aí, na minha cozinhazinha pequenininha acaba ficando meio quente, e aí os patrulhadores de plantão (família, claro!!!) ficam me impedido de meter a mão na massa! Sem contar que, como as ex-grávidas podem confirmar, tem horas em que dá uma moleeeeza... Tudo o que a gente quer é cama e sossego, porque o sono é imeeenso...
Enfim, o babado é o seguinte: tô sem cozinhar, mas não quero me desfazer do Fouet!!!! À medida em que eu for preparando alguma coisa que julgue poder agradar a paladares menos exigentes, posto por aqui.
Finalizando, atenção:
1. aos amigos blogueiros, informo: mesmo quando não comento, estou visitando vocês regularmente, hein?
2. a quem precisar falar comigo: mm_bsb @ hotmail.com (sem os espaços, claro!)
3. finalmente, e IMPORTANTÍSSIMO: se você não viu ainda o cardápio recifense/nordestino / Marciano/fusion que eu criei pro Edu e confrades, corre lá no DCPV!!! O post está muuuito divertido, aposto que todos vão gostar (sem modéstia, e com kkkk).
Abraços a todos!!!
Márcia.

quinta-feira, maio 01, 2008

Convite mega especial!!!


Pessoas todas,


como muitos aqui devem saber, já que a maioria freqüenta sempre vários blogs de comida, o delicioso Cuecas na Cozinha está fazendo aniversário, e como o Alessander adora uma novidade, convidou alguns blogueiros amigos a criarem uma receitinha em comemoração ao Cuecas.


Daí, durante o mês de maio vários blogueiros terão suas receitas publicadas lá, e no dia 02, AMANHÃ, os pratos do dia serão os criados por nós, aqui do Fouet. Eu fiz um, a Dani fez outro, e quem passar por lá amanhã terá a chance de ver os dois!


Ale, muitíssimo obrigada pelo convite, ficamos honradas!!!


E galera Fouet-zeira, bora lá nos prestigiar, né???

terça-feira, abril 29, 2008

Almoço em família - o anúncio

Ei, eu tô grávida, não gordinha, hein? :)




Eu sou uma pessoa que, à primeira vista, parece ser muuuito chata, metida e arrogante. Sério, infelizmente essa é a imagem que muitos têm de mim inicialmente, mas eu desconheço o porquê (ou o por quê???). Mas, depois que me conhecem, as pessoas vêem que, na verdade, eu sou é mais chata ainda!!! kkkkkkkkkk Mas também sou legal e, acima de tudo, acho que sou muito engraçada, palhaça e até sarcástica, eu poderia dizer... Creio que Mãe e Marido diriam que eu também sou irônica, e que eles odeeeiam isso, mas vamos pular essa parte, já que quem escreve aqui sou eu, e não eles, né? :)


Pois bem, todo esse intróito foi para contar que o almoço em família que fizemos aqui em casa no último sábado não foi simplesmente para a gente se reunir. Na verdade, como eu e Marido concorremos para saber quem é o mais curioso, não conseguimos nos segurar e resolvemos antecipar a descoberta sobre o bebê que estamos esperando: se era o Gui ou a Clarinha. Assim, resolvemos fazer o teste chamado sexagem fetal, um exame super moderno e que proporciona mais de 99% de certeza em relação ao sexo do bebê.


Assim, fizemos o teste sem contar a ninguém, recebemos o resultado na terça-feira, continuamos em absoluto sigilo e resolvemos que contaríamos aos nossos pais em conjunto, sendo que para isso eles precisariam estar juntos, e foi assim que inventei o tal almoço. Ufa!


Aqui entra meu lado palhacento!!! É que, para anunciar, eu e Marido criamos todo um teatrinho, pois antes da comilança a gente colocou o vídeo da última ultra para todos assistirem. Obviamente, como ele foi feito com apenas 10 semanas, ainda não dá para saber o sexo pelas imagens! Mas a gente começou a dizer que dava para ver "os documentos" do bebê e tals, e o povo danado porque não via, e porque se fosse Maria Clara ela ficaria "traumatizada" porque a gente tava vendo um menino... enfim!!!


No fim das contas, o povo demorou a entender que, sim!!!, ESTAMOS ESPERANDO UM MENINO!!! Quem vem aí é o José Guilherme, ou Gui, como ele já está acostumado a ser chamado!!


Foi uma comédia ver o povo sem entender, e foi também um momento de muita emoção, com muitos chorando, etc, etc... Estamos muito felizes, e agora é correr atrás de coisas "de menino" - parêntesis: vocês já notaram que nas lojas de bebê, é 70% de coisas para meninas e 20% coisas para meninos? E os 10% que eles dizem que são neutros, normalmente são meio menininha, também...


Eu, desde umas 6 semanas, já achava que era menino, mesmo. Aí, Mainha fez uma simpatia com coração de galinha cozido, e também deu menino. Meu sogro fez outra com um pêndulo de beliro, e menino de novo. Guilherme não quer mesmo deixar dúvidas sobre sua masculinidade!!!


E uma coisa interessante, que me fazia também acreditar mais em meninos, é que meu avô só teve filhAs (03), só teve netAs (05), mas só teve bisnetOs (eram 3, mas agora são 4, com o Gui). Eu achava que não iria quebrar a tradição, e não vou mesmo!!! O véinho tinha o santo forte, viu???? Além do que, eu e ele éramos grudadíssimos, então zero chance de algo em mim ser dissonante... Aliás, o lado palhaçal é dele todinho!!! às vezes faço macacadas e Mainha diz que parece que está vendo ele - o que só pode ser, infelizmente, pelo triste nariz que o pobre tinha e, infelizmente, veio diretinho para mim!!!!


Pois bem, contada a graaande novidade de semana, passemos por favor às comidas, que esse blog não é sobre maternidade, é sobre comilança, mesmo! Mas antes, fotos, que eu sei que muitos gostam de ver, e que meu lado exibicionista às vezes também dá as caras...




O pai babão de Gui

Os avós maternos de Gui

Nossa afilhada, que já disse que vem dormir aqui em casa, para me ajudar a cuidar do bebê - socorro!!! :)

Marcadores:

sexta-feira, abril 25, 2008

Dica sobre queijos

Aos de Recife, não posso deixar de passar uma dica que, para mim, funcionou super bem: a empresa de laticínios Produtos da Fazenda.
Trata-se de uma linha de produção de queijos do interior do estado, que tem vários tipos de queijos e derivados (incluindo creme de leite fresco, mascarpone e creme fraiche) e entrega em domicílio.
Eu fiz meu primeiro pedido hoje e, sinceramente, não me arrependi. Comparei os preços com os lugares em que eu compro os queijos mais ajeitadinhos (ou seja, que não são o coalho e mussarela de sempre, por exemplo!), e vi que compensa fazer o pedido à referida empresa, mesmo com a taxinha que eles cobram - até porque, vamo combinar que receber tudo fresco em casa é o máximo, hein?
Assim, o queijo de cabra e o cottage que usarei no almoço de amanhã foram produzidos ontem e entregues a mim hoje - ou seja, fresquíssimos! Só provei o cottage agora à noite, e achei ótimo, super leve, perfeito para meus patês saudáveis (sem maionese)!!!
Para quem se interessar, clique aqui !
PS: não estou recebendo nada pela propaganda, hein? É só para divulgar algo de que gostei.

Almoço em família

Mais uma vez eu prometi que não ia sumir de vez, e praticamente fiz isso... nem vou mais pedir desculpas, porque para isso eu teria que justificar a ausência e o motivo, obviamente, todos que passam por aqui já sabem... :)
Bem, como na próxima semana eu completo 12 semanas - ou os famossos 3 meses, a partir de então já poderei me considerar uma pessoa normal de novo, com riscos consideravelmente mais baixos para a gravidez. É que nesse comecinho os riscos são grandes, e por isso repouso e tranqüilidade são fundamentais.
Como eu não sou besta nem nada, marquei um almocinho em família aqui em casa amanhã. Nada de luxo e glamour, que eu ainda estou me resguardando. Só umas coisinhas simples, que já preparei hoje mesmo, e servirei amanhã. Tudo rápido e prático, que eu não posso passar muito tempo na beira do fogão!!!
O cardápio consistirá em:
Entradas - queijo brie com mel e torradinhas; patê de tomate seco (feito em casa, com os tomates desidratados que Marido trouxe de SP) também com torradinhas (dãããã).
Prato Principal - uma massa do livro Jamie na Itália, super fácil, que eu obviamente dei uma leve adaptada (quando eu colocar aqui, dou a receita e minhas alterações), acompanhando um filé no forno (algo como um rosbife) com um molho que pensei hoje e acho que vai funcionar bem. Vai ter também uma slaadinha de folhas com tomate seco e queijo de cabra (tentarei seguir a dica da Fer para o Edu, e assar o queijo de cabra. Porém, se a preguiça ou o cansaço foram grandes, vai in natura, mesmo).
Sobremesas - Pudim de leite coondensado e uma cheesecake "à minha moda", que eu fiz de acordo com a minha própria lógica (ui!).
São pratos simples, rápidos e que já deixei prontos de hoje. Apenas a carne e a montagem da salada serão feitos amanhã de manhã.
Volto já, trazendo as fotos e as receitas...

sexta-feira, abril 18, 2008

Indulging myself

Ontem à tardinha fui tomada por uma vontade de fazer um jantar especial, sem motivo algum, só para mim. Tinha um pequeno pedaço de posta de bacalhau já dessalgado na geladeira e, para aplacar meu desejo só tive que parar na peixaria do sacolão ao lado de casa e comprar os camarões e a pupunha. Ao chegar em casa minha filha e eu lemos um pouco e fui preparar o jantar dela que queria algo bem simples: salada e um talharim aos quatro queijos (o molho já estava pronto), dever cumprido dediquei-me ao meu jantar. De entrada fiz uma punheta de bacalhau, que comi pela primeira vez com a Larissa num bar delicioso e reproduzi em casa. O prato principal foram camarões puxados na manteiga e pupunha com amêndoas torradas. A vida é boa!

Punheta de bacalhau


Fiz no olhômetro: bacalhau dessalgado e desfiado, cebola roxa cortada em fatias finas, azeite extra-virgem da melhor qualidade, cheiro verde, sal e pimenta "do moinho". Misture tudo, leve à geladeira e sirva com salada verde ou com torradas. Teria ficado beeem melhor se eu tivesse feito no dia anterior.

Camarão com pupunha

Usei camarões pistola com casca e limpos, alho picado, manteiga, tomilho limão, sal e pimenta-do-reino, pupunha, amêndoas em lascas torradas na manteiga, cheiro verde.

Temperei os camarões com sal e pimenta, embrulhei a pupunha no papel de alumínio e levei ao forno até ficar macia, depois foi derreter a manteiga numa frigideira, juntar o alho, os camarões, o tomilho limão e só.



Marcadores: , , ,

quarta-feira, abril 16, 2008

Almoço no escritório

A maior dificuldade de quem trabalha fora e não consegue voltar para casa na hora do almoço é geralmente equacionar uma boa refeição com o bolso. Tal equação é um trabalho hercúleo quando se trata de São Paulo e quando se trabalha num local cercado apenas por bons restaurantes e a praça de alimentação do Iguatemi (detesto praça de alimentação por causa do barulho).
A verdade é que no escritório temos o hábito de almoçar por aqui e, vez por outra saímos para os restaurantes da região.
Some-se a resolução de entrar na dieta e passei a levar comida feita em casa. Meu sócio também aderiu e estamos ambos no mesmo barco.
Isto posto, meu almoço de segunda foi salada verde, com tomates, cebola roxa e pepinos, arroz integral com cenoura e castanha de caju e frango aos três cogumelos. Dá um certo trabalho, pois levo minha filha para escola às 7hs e na volta cozinho, me arrumo e saio voando, mas vale a pena.

Arroz integral com cenouras e castanhas

Foi a primeira vez que fiquei satisfeita com o meu arroz, saiu perfeito, nem empapado e nem mal cozido.
1 xícara de arroz integral (dei uma lavada antes), 1 punhado de arroz selvagem, 1 cenoura média ralada, um punhado de castanhas de caju quebradas, 3 xícaras de água quente (usei caldo de legumes caseiro), sal a gosto, óleo de canola.
Fritei um pouco o arroz, depois juntei a cenoura e as castanhas e em seguida coloquei o caldo de legumes. Usei a panela de pressão e deixei o arroz cozinhar por 20' em fogo baixo após pegar pressão, abri a panela e deixei por mais 5 minutos, sem a água secar totalmente desliguei o fogo, tampei a panela e esperei secar. Ficou delicioso.

Frango aos 3 cogumelos

Não me lembro das medidas, acho que foi 1/2 peito de frango com osso, 1 punhado de funghi porcini seco, 1 bandeja de shimeji e 1/2 bandeja de champignons frescos em lascas, 1/2 cebola em cubinhos, cheiro verde, vinho branco, pimenta do reino branca.
Hidratei o funghi em água quente. Cortei o peito de frango em cubos médios, temperei com sal, alho e limão. Cortei os cabos do shimeji. Numa frigideira de fundo grosso, coloquei manteiga e um pouco de azeite, juntei a cebola e após ficarem transparentes o frango. Deixei que fritassem um pouco, mas sem ressecá-los, adicionei todos os cogumelos, o vinho branco e cozinhei por alguns minutos. Assim que soltaram toda a água coloquei umas colheres da água do funghi. Experimentei, corrigi o sa, adicionei pimenta branca moída e ao final de tudo o cheiro verde.
Este é um prato deliciosamente nutritivo e que comporta inúmeras variações, já fiz com saquê no lugar do vinho, com shoyo, com pimenta dedo-de-moça.

P.S. as fotos estão toscas, pois só lembrei de tirar quando a frango já estava no tupper ware e o arroz ainda estava na panela.

Marcadores: , , ,