sexta-feira, setembro 29, 2006

Salmão com Maracujá

Gente,
como essa foi a receita que vocês mais comentaram, inclusive a minha partner, vou contar aqui como eu faço.
Agora, são necessárias duas advertências básicas: primeiro, que ela é muuuito mais simples do que se possa imaginar, e segundo, que vou ficar devendo as fotos, porque o blogger é muito lento e o outro site que a Dani usa eu ainda não apendi a operar...
Assim, dentro das possibilidades, segue a receitinha.
Eu já tentei fazer ele cozido no suco de maracujá, mas fica muito ácido.
A melhor forma que achei, então, foi primeiro passando o salmão na grelha, ou frigideira com teflon.
É sempre bom lembrar que a gente passa o azeite no peixe, e não na frigideira, como ensina o Oliver, e que ela deve estar bem quentinha, quando colocarmos o peixinho lá...
Para o molho, para duas pessoas eu pego mais ou menos uns 3 maracujás grandes, coloco a polpa no liquidificador com um mínimo de água, e pulsar nele, só pra soltar as sementinhas.
Depois, a gente coa o suquinho suuuper concentrado, e joga na panela, junto com umas 2 colheres de sopa de mel, e uma pitadinha de sal - se você for chiquerérrima como a Dani, você joga lá suas pétalas de sal, que deve ficar ainda mais saboroso!!!
Aí, fica lá, dando aquela mexidinha gostosa - não me entendam mal, que esse é um blog de família, e eu sou quase uma criança!!! - até ele dar uma encorpada, o que deve levar, sei lá, uns 15 minutinhos??? Acho que é por aí, mas vocês sabem como é, né?
Por fim, eu coloco aproximadamente uma caixinha de creme de leite, mas se for pouco menos, você coloca menos, é só pra dar aquela cremosidade, mesmo.
Como opcional, sugiro uma pitadinha de pimenta, raladinha na hora.
E sempre, sempre, ficar provando, pra testar o sal e se não é necessário mais um melzinho, pra adoçar.
É isso.
Fala sério que todos esperavam mais, né???
Prometo que assim que eu fizer, posto as fotos por aqui.
Mas se alguém aí gostar e resolver testar antes, pode mandar a foto que eu peço pra Dani publicar, tá? Ou, se for uma de nossas comadres blogueiras, publica em sua própria casinha.
Abraços, e um ótimo fim de semana a todos.

Flor do Sal

Image Hosted by ImageShack.us
A Renata perguntou nos comentários o que é a flor do sal pra explicar melhor eu copiarei um texto publicado na revista Gula. Como a simplicidade é tudo comer um pão quentinho, com manteiga eu disse MANTEIGA, pelamordedeus nada de margarina e jogar um pouco de flor do sal é tudo de bom na vida!

"... A flor do sal é fruto de uma harmoniosa associação entre a água do mar, o sol e o vento. Essa fina película que se deposita na superfície das salinas possui sabor distinto e perfume suave de violeta. Cabe ao homem colher cuidadosamente os cristais desse ouro branco.
Sua aplicação na cozinha como toque final tem o dom de valorizar divinamente o gosto da comida. Mas não são apenas os pratos salgados que ganham com seu uso. Cozinheiros mais ousados andam explorando a antiga parceria do açúcar com o sal, dessa vez utilizando as propriedades delicadas da flor do sal. O desejado ingrediente deu origem a deliciosas receitas, entre elas a de trufas de chocolate meio amargo e caramelo, que já faz sucesso nos Estados Unidos.
Algumas das salinas mais famosas estão na França. A região de Guérande, na Bretanha, na costa atlântica do noroeste francês, destaca-se mundialmente pela excelência da flor do sal que produz. O produto é coletado por artesãos chamados paludiers. Eles seguem o método tradicional de extração, uma técnica desenvolvida pelos povos celtas há cerca de 2 000 anos. "Varrem" a especialidade do topo dos montes de sal com um ancinho especial. A coleta é diária e realizada durante o verão, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis à cristalização do sal por meio da evaporação.
Camargue, no litoral mediterrâneo da França, também oferece os raros cristais. Portugal é outro produtor de prestígio. As peças, isto é, os reservatórios de água do mar que compõem as salinas, localizam-se na costa atlântica do Algarve. São necessários aproximadamente 80 quilos de sal marinho bruto para produzir 1 quilo dos caríssimos cristais de flor do sal, que chegam a custar quatro vezes mais que o sal marinho. Antes de secar completamente ao sol, a flor do sal apresenta uma coloração rosada, conseqüência do material, normalmente o barro, com que são construídos os tanques para abrigar a água salgada. O movimento desse líquido nas salinas ocorre em virtude da gravidade. À medida que secam, os cristais da flor do sal vão ganhando a brancura que lhes é peculiar.
Sem sofrer qualquer tipo de processamento, são embalados diretamente depois da coleta. Fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio - elemento que não está presente no sal marinho industrializado -, a flor do sal é um artigo difícil de ser encontrado no Brasil. Atualmente há apenas uma distribuidora no mercado nacional, a carioca Nova Fazendinha, que importa o produto de Guérande. Em 2003, a Companhia das Ervas, especializada no cultivo de temperos e especiarias, começou a extrair a flor do sal das salinas de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, localizada no interior paulista, a relíquia será comercializada ainda neste ano.

Matéria publicada na edição 137. Março/2004."

Lista

A Márcia sugeriu e lá vai a minha lista.
Os 5 pratos que mais gosto de fazer:

- Quiche de gruyere, bacon e shiitake (tá bom não é das mais light mas a gente come só com uma saladinha né?)
- Ceviche
- Mariscos no bafo (mais fácil que tirar doce de criança)
- Pappardelle aos frutos do mar
- Spaguetti al limone

As 5 receitas que nunca fiz, mas quero fazer em breve são:

- Feijoada ( essa é de matar, mas é verdade)
- Creme Brullè ( fácil demais só que apenas recentemente eu comprei um maçarico)
- Paella ( porque a do Dom Curro é imbatível e eu não tenho a paellera)
- Pernil de cordeiro (receita do Claude Troigros)
- Panquecas de Siri da Faby

E as de vocês quais são?

O Ceviche

O ceviche é um dos pratos de que mais gosto. Como vocês perceberão eu sou alucinada por peixes e frutos do mar. Além de ser facílimo de fazer e de cair como uma luva para o nosso clima ele me traz recordações muito boas da infância e adolescência.
Estudei com um casal de irmãos a vida toda que são descendentes de peruanos, o que implicava em jantares com muito ceviche e aji de galina (yummy)e eram jantares sempre recheados de risadas e muito mais muito jazz. E eu sempre olhava para aquele prato e me perguntava será que um dia eu farei tão bem? Um belo dia a mãe dos meus amigos, que já tinha me contado quais eram os ingredientes, resolveu me chamar e fazer o prato na minha frente. A partir daí ele virou campeão de audiência em casa. O que ela fazia era com peixe branco, preferencialmente o linguado. O que fiz hoje é de salmão. A receita do ceviche com peixe branco eu darei outro dia pois os ingredientes são diferentes.

Eu realmente não me lembro das quantidades exatas porque faço na base do olhômetro mesmo, mas acho que foi mais ou menos isso:

250g de salmão cortado em lascas
suco de 1/2 limão ou um pouco mais
a mesma quantidade de azeite extravirgem
flor de sal (mas serve o velho e bom sal mesmo)
pimenta branca moída na hora
Dill
1/2 cebola roxa pequena cortada em finas fatias (eu deixei de molho na água morna pra quebrar um pouco o ardor)
Pimenta rosa quebrada com a faca.

Agora é só misturar tudo numa vasilha e deixar marinando por pelo menos 2 horas.
Image Hosted by ImageShack.us

quinta-feira, setembro 28, 2006

APRESENTAÇÃO

Olá, amigas.
Como disse a Dani, o tal do primeiro post é realmente uma dificuldade...
São tantas coisas que vêm à mente, que é difícil selecionar um tema.
Então, como é um post-apresentação, resolvi começar com uma listinha, já que a blogosfera adora isso.
Quem sabe a partir dela não vocês não têm idéia do que vem por aí?
Então, lá vai:

As 5 receitas que mais gosto de fazer são (será que é porqeu estas não tem jeito de errar?):

1. Salmão com maracujá
2. Mousse de chocolate
3. Um pão caseiro nota 10
4. Fondue de queijo
5. Mousse de morango (eita, vale roubar doce de criança, é?).

As 5 receitas que eu nunca fiz, mas quero fazer em breve, são:

1. A torta de bacon e Gruyére da Dani
2. O antepasto de beringela da Faby
3. Um bom risoto
4. A pavlova, da Nigella (parece bom, né?)
5. Uma boa receita de uma salada qualquer, que me faça gostar de verduras...

Bem, acho que vocês pegaram o espírito, né? Enquanto a Dani vai trazer pratos mais sofisticados, eu vou trazer a parte mais povão que habita este blog...
Acho que vamos nos divertir por aqui...
Mas agora me conta, qual a sua especialidade???

Robalo com purê rústico e aspargos verdes

Ontem o tempo melhorou por aqui e decidi fazer um jantar levinho.
Comprei filés de robalo (que estavam lindos e frescos) temperei com salvia, manjerona, sal, pimenta branca moída na hora e vinho branco. Deixei na geladeira marinando. Fiz um envelope com papel alumínio, reguei com azeite extravirgem e levei ao forno por uns 15 minutos.
Image Hosted by ImageShack.us
O purê é facílimo, chamo de rústico porque não passo pelo amassador de batatas, para ele eu usei manteiga, alecrim (frito nessa manteiga), cebola roxa, sal e pimenta sempre moída na hora.
Image Hosted by ImageShack.us
Os aspargos são ridiculamente fáceis de fazer. Comprei aspargos grandes, atenção eles têm que estar fechados na ponta, cortei um pouco os cabos e tirei as fibras duras com o descascador de legumes, coloquei água e sal numa frigideira e após a fervura, os aspargos (eles cozinham entre 5 e 10 minutos), os meus levaram 5. Temperei com flor de sal e vinagre balsâmico.
Image Hosted by ImageShack.us
(Ooops os talheres estão do lado errado, mas foi por causa da foto.)

terça-feira, setembro 26, 2006

Carême

Adoro livros da história da culinária e recomendo o escrito por Ian Kelly sobre a vida de Antonin Carême, o grande chef. Nasceu no século XVIII e revolucionou a gastronomia aperfeiçoando receitas e criando clássicos como o molho bechamel, o veloute, o vol-au-vents. A ele é também atribuído o uso da toque - aquele chapéu que os chefs usam.
Os banquetes intermináveis e as receitas me chamam atenção pelo grau de dificuldade e número de ingredientes. Uma particularmente é um exercício de paciência além de ser praticamente inexequível nos dias de hoje, pois o custo seria altíssimo. Ela me divertiu um bocado só de pensar na execução.
"Salmão À La Rothschild (19 rue Laffite,Paris,1835)
Esta receita exige quatro garrafas de champagne, quantidade suficiente de fatias de trufa para cobrir um salmão grande, além de mexilhões, trilhas, rabos de lagostim e paciência para cobrir um peixe com uma massa feita de outro peixe.
1 enorme salmão, 4 garrafas de champagne, 450g de trufas, aparadas e fatiadas, 20 lagostins pequenos, 1/2 kg de mexilhões cozidos no vapor, 5 solhas pequenas, 24 trilhas, 4 merluzas, 1 bisnaga de pão dormido, aprox. 2l de caldo de peixe, 170g de manteiga, 1 colher de sopa de molho béchamel grosso, 3 gemas, 1 clara, 170 g do melhor mirepoix, cerefólio, salsa, estragão, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, vinagre de estragão".

Alguém se habilita?

segunda-feira, setembro 25, 2006

Primeira Receita

Image Hosted by ImageShack.us

Finalmente consegui encontrar a foto da que será a primeira receita deste blog. Ando com vontade de comer couscous há um tempão só que em casa sou a única que aprecia a iguaria. Sábado à noite resolvi fazer esta receita com o que tinha na geladeira e na despensa. Foi tudo na base do olhômetro. Couscous é um prato facílimo de se fazer e muito saboroso.
O meu fiz desse jeito:

1 xícara de couscous
1 xícara de caldo de legumes (eu faço o caldo em casa e sempre tenho na geladeira)
1/2 abobrinha italiana
alho porró
grão de bico (usei o enlatado)
uvas passas brancas
castanha de caju
castanha do pará
hortelã
tomilho limão

Torrei as castanhas no forno. Refoguei o alho porró e a abobrinha depois juntei as passas e o grão de bico. Acertei o tempero e coloquei a hortelã picada e o tomilho limão. Fiz o couscous como manda a embalagem que é colocar o couscous em uma xícara de caldo fervente tampar e esperar 5 minutos. Depois você separa os grãos com um garfo e junta todos os ingredientes. Regue com um fio de azeite.

domingo, setembro 24, 2006

Primeiro post e quanta dificuldade para escrever. A verdade é que decidi fazer o blog de frequentar os blogs da Eliana, das Rainhas, da Valentina e da FER.
A verdade é que pretendo escrever sobre minhas experiências culinárias, sou uma compradora compulsiva de livros de receitas e de história da culinária e sempre que posso vou para a cozinha até porque é algo que me relaxa.
Enfim, daqui a pouco farei o segundo post assim que conseguir organizar as fotos no computador.