sábado, dezembro 30, 2006

Mais Natal

Como eu já havia comentado, nesta quinta-feira eu recebi alguns amigos aqui em casa, a pretexto de assistirmos ao vídeo do casamento de um deles - animadíssimo, por sinal. Festão total.
No velho esquema cada-um-leva-uma-coisa, eu ofereci um Bacalhau a Zé do pipo (receita abaixo), arroz e uma receita que inventei no dia: Quiche de Frango Defumado (receita no final do post).
Um casal ficou de trazer a sobremesa, outro de trazer algo salgado, mas que não especificamos, e um terceiro casal traria uma tábua de frios. Sendo assim, desencanei dos petiscos. Mas....
...mas Murphy sempre está ao nosso lado, e 20 minutos antes da hora marcada, o casal que traria a tábua de frios me ligou, dizendo que não poderiam vir. Medo-pânico-estresse!!!! O que eu faria àquela hora???
Mas ele não contava com a minha astúcia... uma prevenida vale por duas, e aí eu fiz um patê de tomate seco (divino - ricota, tomates secos e creme de leite processados), peguei as castanhas que seriam do arroz e as usei como petiscos, e aqueles damascos secos, para os quais eu havia pedido sugestões de uso, por sorte não haviam sido usados antes, visto que não tive tempo de preparar mais nada antes do eventinho. Aí, peguei-os e piquei beeem picadinhos. Misturei com cream cheese e requeijão, e tchãn-rãn!!! Que patê fantástico acabara de ser inventado!!! Quer dizer, para mim foi inventado, pois eu nunca havia comido em lugar nenhum...
Questão resolvida, fomos aproveitar a noite, que ainda contou com outros patês e um carpaccio delícia que o outro casal trouxe, e teve como grand finale - grand mesmo - essa cheese cake aí da foto, que é a sobremesa mais leve que já comi na vida!!! Delícia demais da conta!!!! Ainda bem que é de uma doçaria aqui perto, dá para encomendar facinho - e isso será feito, espero, pq o trem é mesmo bom!!!
O momento foi ótimo, com amigos queridos e super divertidos. E o jantar, modéstia à parte, tava muito gostoso. O bacalhau apurou bem o azeite, e foi um sucesso total - ainda bem. E a quiche que eu inventei, bem, perto do tanto que o bacalhau tava bom, ficou meio ofuscada. Mas tb é uma gostosura, que espero repetir mais vezes por aqui.
Para fazer a quiche, eu usei a massa básica de quiches da Partner: 100 grs. de manteiga, 200 grs. de farinha e 1 ovo. Enquanto pré-assava a massa, fiz o recheio. Coloquei umas 4 fatias de bacon no microondas para ficarem crocantes.
Levei ao fogo um fio generoso de azeite, e lá refogeui uma cebola picadíssima. Quando ela estava transparente, joguei o frango defumado desfiadinho (era um frango inteiro, mas não sei o peso). Dei aquela refogada, e quando já estava mais apurado, misturei à parte uma xícara de leite com duas colheres de sopa de farinha de trigo, e joguei no frango. Mexi e remexi, e depois acrescentei uma caixinha de creme de leite e o bacon - que a essa altura já estava cortado em quadradinhos.
Finito. Foi só rechear a massa, colocar queijo mussarela ralado e levar mais ao forno, para dar aquela douradinha básica. Ótima alternativa para se usar o frango defumado, que tem um gosto super marcante e não dá para usar em qualquer receita.
Como a mesa de centro fica mais perto dos lugares de sentar, as coisas aos poucos foram sendo levadas para lá. Vejam a zona...
Minha invencionisse da vez: patê de cream cheese com damascos secos
PatÊ de tomates secos que eu faço: para mim, é o melhor que tem. E não, eu não sou modesta quanto a isso!!!
Para finalizar uma noite agradável, uma sobremesa à altura: agradabilíssima.

Presente


Pense na surpresa boa que tive essa semana!!!!

Quando cheguei em casa, um caixona do Sedex (aquele que era meu inimigo, e agora é amigo íntimo) me esperava.


Momentos de tensão - o que será que tava lá dentro???


Quando vi o remetente, sorri na hora. Era da Partner!!!!


Ela se supera a cada dia, sempre mais atenciosa e presente, mandou-me um lindo fouet verde - acho que ela escolheu a cor para fortalecer a esperança que a gente tem de se conhecer pessoalmente esse ano que vem.
E não posso deixar de mencionar que adorei a carta que veio acompanhando meu novo utensílio - mostrando todo o requinte e glamour da Remetente, a carta além de bem escrita e transbordante de carinho, veio num papel vermelho-chique, com letras dourado-fashion. LUUUXXXOOOO!!!!
Querida, A-M-E-I o mimo, e em breve o usarei em alguma receita muito especial. Beijos e um 2007 show!!!!!

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Reveião



Amigos,

tentarei ainda postar algo por esses dias, mas não irei garantir.


Ontem fizemos uma pequena reunião em casa, com direito até a duas invencionices minhas que fizeram sucesso e foram devidamente aprovadas pelos convivas, cujas fotos eu gostaria de colocar ainda hoje, mas não sei se dará tempo - é que ainda nem comprei a roupa do reveillon, e terei que peregrinar lojas e shoppings hoje, à caça disso. E de calcinha nova também, porque já está cientificamente comprovado que a cor que importa na virada não é a da roupa, e sim a da calçola!!!! Estarei, again, de amarelo - quero muita luz nesse 2007.



Assim, como talvez não consiga passar aqui antes do dia 31, quero desejar a todos um "reveião" fantástico, mágico, incrível!!!!

Com muitos fogos iluminando a noite, com fartura de champagne, e, acima de tudo, com a família amada por perto, cheinha de saúde, e se abraçando muito.

Romperemos em um clube, e mais uma vez estaremos com nossas famílias. Tá ficando difícil, as famílias crescendo, mas esse ano ainda conseguiremos, ainda bem!!!

Depois, na hora da farra propriamente dita, alguns amigos muito queridos se juntarão a nós, e a recepção a 2007 tem tudo para ser belezinha, belezinha.

É isso. A todos que passaram aqui, muita luz, saúde e a realização dos sonhos, e muito tks por virem sempre aqui, prestigiar essas doidinhas q somos nós.

E à minha partner querida, um abraço beeem apertado, um beijo bem estalado, e o sincero desejo de q em 2007 a gente se conheça pessoalmente!!!

Restó-dontê

Prato famoso por essas bandas é o Restó-dontê.
Trata-se de fina iguaria, preparada normalmente nos dias que sucedem datas festivas de muita comilança.
Essa semana, o cardápio lá de casa variou puquíssimo, envolvendo sempre as sobras de peru, rotoloni, e bacalhau.
Aí ontem, seguindo a dica da Dona Mixirica, pedi que a minha assistente do lar fizesse um purê de forno de peru.
Rapaz, num é que o troço ficou bem bom????
É super simples, basta fazer purê de batatas em quantidade suficiente, colocar num pirex, rechear com o resto do peru natalino desfiado e cobrir com o resto do purê.
Pincelar com uma gema misturada a azeite, polvilhar queijo ralado, e forno bem quentinho.
Comi de me acabar!!!!
Mainha fazia às vezes lá em casa, mas com carne ou galinha, e às vezes em vez do purê colocava arroz, recheando-o com carne moída bem temperadinha. A gente chama de arroz de forno, e hoje eu comeria fácil, fácil!!! Acho que é uma das especialidades de mainha, embora ela não faça há tempos.

Receitas do Natal muito legal

Conforme prometido, vou postar aqui as receitas que garantiram o bucho cheinho neste Natal de 2006, no nosso lar-doce-lar:
BACALHAU A ZÉ DI PIPO
1 kg de bacalhau já dessalgado e desfiado (eu cortei em lascas um pouco mais grossinhas, pra dar para sentir mais o gosto)
1 kg de batatas cozidas
1 kg de cebolas cortadas em rodelas fininhas (eu usei o processador, mesmo, e ficou ótimo)
1 latinha de azeite (usei muito mais, quase 500 ml, mas é que sou muuuito exagerada, mesmo!)
1 lata de creme de leite (achei pouco, usei 2 caixinhas)
3 colheres de sopa de manteiga
1 vidro grande de maionese
1 pacote de queijo ralado (daquele de pacotinho, mesmo)
Para começar, a receita manda você dar uma leve aferventada no bacalhau. Como eu dessalguei bem certinho, como manda o figurino (em 24h, na geladeira, com água sempre gelada, trocando a água a cada 5 horas), ele ficou meio molinho, e aí achei melhor não levar ao fogo com água. Adaptei a receita, e levei-o ao fogo com um tiquinho de azeite (que roubei das cebolas aí em baixo), só para ele perder a água e a molenguice, e ficar mais firmezinho.
Aí, você coloca muuuiito azeite numa panela grande, e joga lá as rodelas de cebola. Elas têm que ficar molinhas, cozidas no azeite, e não refogadas - isso garantirá um leve adocicado a elas. Eu usei muito azeite e tampei a panela, mexendo de vez em quando. Tirei apenas umas 2 colheres de sopa quando o azeite tava bem quente, para refogar o bacalhau - como eu expliquei acima.
Em outra panela, amasse a batata para purê, misture a manteiga (pode colocar mais se quiser), um pouco de sal, e leve ao fogo. Quando já estiver no ponto, acrescente o creme de leite e mexa mais um pouco. Finito.
Pronto, a base da receita está aqui. Se vc for fazer na hora de servir, já pode montar o prato. Se for usar apenas dias depois e quiser congelar, só faça a montagem quando ele estiver totalmente, completamente, absolutamente FRIO, senão ele azeda. Mesmo!!!
A montagem é assim: unte um pirex grande (a receita rende para chuchu!!!) com margarina, coloque o purê, jogue o bacalhau por cima, depois as cebolas deliciosamente cozidas em azeite, e por fim cubra com a maionese e polvilhe o queijo ralado.
Aí, é só levar ao forno pré-aquecido, até dourar o queijo de cima e ficar com um visual suuuper apetitoso!!!
SALPICÃO DE FRANGO DEFUMADO
Essa é uma receita super versátil, que a gente faz com o que tem em casa, mesmo.
Para este, eu usei um frango defumado desfiado, um pacote de macarrão tricolor, 300 gramas de queijo prato em cubinhos (pode ser qualquer um desses mais fraquinhos, como mussarela, estepe, para não brigar com o frango), 200 gramas de presunto picadinho, 1 lata de milho verde, 4 maçãs nacionais (aquelas vermelhinhas pequenas, mas pode tb ser da verde - só não aconselho aquela argentina, que é muito massuda), passas sem caroço.
O tcham dele é o molho, que leva cebola raladinha ebm pequenininha, maionese, creme de leite, um tico de catchup e molho inglês (não tanto q fique forte, mas um pouco mais do que aquela gotinhas que costumamos usar).
É isso. Fácil, né? E fica bem gostosinho, pode provar.
O arroz com castanhas era arroz lavado, mesmo, e eu joguei umas castanha levemente picadas (coloquei num saquinho bem limpo, e meti-lhes o batedor de carne - com suavidade e em poucas vezes, viu??).
A tábua de frios foi comprada pronta, e tinha também um rotoloni de queijo com presunto, e um nhoque com molho branco e espinafre, mas essas receitas eu não tenho, pois os pratos foram encomendados numa Rotisserie óóótima aqui de Recife. Chama-se stupenda.
Depois de tanto falar, eu só digo mais uma coisa: façam esse bacalhau - é divino!!!

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Fotos de um Natal muito legal

Well, aqui estão algumas fotos de nosso Natal.
As receitas vêm depois, tá? E perdoem as fotos mal tiradas...
Visão geral da mesa - essa frescurinha do festão com bolas fui eu que inventei de fazer, às 16h do dia 24/12... hohoho
Quando eu disser que mainha é muito mais talentosa do que eu, acreditem: é a mais pura verdade!!! Olhem só quanto luxo e glamour nessa topiaria que ela fez, com folhas de canela, uvas e cerejas naturais. Não está um arraaaaso??? Tava lindíssimo mesmo, podem babar!!!
Mesa na hora do JPD - Jantar Propriamente Dito. O bacalhau tava bommmm, e logo, logo eu posto a receitinha fácil - exceto tirar a pinóia da pele e espinhas...
Agora, preparem-se pro momento de fraqueza. Sim, eu fiz uma comida que atenta contra o princípio segundo o qual "comemos primeiro com os olhos". Sim, estava muito tosco. Mas sim, há salvação, e apesar de feio, tava muito gostoso!!! Vem aí, o salpicão de frango defumado. êêê... Palmas para ele... Pufff... não ouvi os aplausos. Tudo bem, tava toooosco mesmo!!!!
Mas vou explicar: é que eu o fiz à tardinha, para comer à noite. Aí, quando colquei na geladeira - e eu garanto que ele estava bem bonito, soltinho, e com os macarrones especiais à mostra - esqueci completamente de vedar com plástico, e aí... já viu!
Quando fui pegar, na hora de levar pro local do jantar, tava ressecando em cima. Aí, para não piorar, passei uma leve (leve mesmo) cama de maionese em cima, o que veio a esconder meus macarrones... buááá... Mas eles tavam lá, viu? Quem comeu sabe!!! Aí, para não ficar aquela coisa assim, espichada, resolvi colocar um Feliz Natal, suuuper criativo (muuuita ironia nessa hora...).
Como esqueci onde estava o corante (óbvio que já o achei ontem, quando não me servia para nada), fiz só com maionese, mesmo. Aí, foi isso.
Amanhã coloco a ficha técnica completa do evento por aqui.

eu o

Receita do Amigo Secreto de Blogs


Depois de tantas promessas, finalmente revelarei o grande mistério: meu presente e receita recebidos no Amigo Secreto de Blogs de comida.

Como eu disse, agora a D. Dadivosa não mais me fará inveja, pois eu mesma já possuo meu próprio FOUET DE OVINHO!!! E ele é tão metido a chique, que já aparece sendo usado, viu???

Êêêêêêêêê!!!!!! Tão cute-cute!!!! Morria de vontade de ter, desde as primeiras visitas ao Flickr da Dadi, mas nunca achava por aqui.

Aí, olha só que sintonia, minha amiga secreta me mandou um. Querida, amei muuuuito o presente!!!!
A receita que ela mandou, como vocÊs já devem imaginar, também foi deliciosa. Uma cheesecake marmozirada com chocolate - super diferente.
Fiz na ceia natalina, e foi aprovadíssima aqui em casa, principalmente porque não é muito enjoativa, já que não vai geléia em cima, mas mesmo assim agrada aos formiguinhas como eu, por causa do chocolate. Muito gostosa.com.br!!!
A minha só ficou um pouco mais douradinha porque, como sou meio burrinha, toda vez que colocava o palito para ver se estava no ponto, ele saía molhado, e eu deixava mais um pouquinho. Até o momento em que a ANta aqui notou que o que tava melando o palito era o chocolate, e ia ser assim sempre, já que ele estava no forno quente, logo, derretido!!! Burra até!!!!
Enfim, mas mesmo douradinho ele fica muuuito gostoso, podem fazer sem medo.
A receita é a seguinte:
Massa:
Triturar um pacote de biscoito maizena (200 grs.), e misturar a 4 colheres de sopa de manteiga, para virar uma farofa. Forrar uma forma de aro removível, e levar ao forno já aquecido para pré-assar, por mais ou menos 10 minutos.
Recheio:
Bater no liquidificador 4 ovos, 2 copos de requeijão, 1 xícara de chá de açúcar, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de essÊncia de baunilha. Abre parênteses: eu acrescentei umas raspinhas de limão, para dar um tchan... - fecha parênteses.
Depois de tudo batidinho, despeje sobre a massa e, por cima, coloque 5 colheres de sopa de chocolate derretido (também meti o dedo aqui: botei um bocadinho a mais de chocolate...).
Aí, pegue o seu fouet, que espero que seja chique e fino como o meu, e delicadamente marmorize o chocolate no recheio, com movimentos circulares.
Pronto!
É só botar no forno, e esperar aprox. 40 minutos, fazendo o teste do palito sempre.
Depois de esfriado, leve à geladeira por 3 horas, e pode servir. Hummmm........

Damascos


Antes de tudo, quero pedir desculpas à nossa amiga Fer, do Chucrute com Salsicha, por usar uma foto dela aqui.
Mas é que, procurando pelo google uma foto de damascos, deparei-me com esta, de autoria de nossa querida chucruteira, e então resolvi homenageá-la, publicando a foto. Mas tá registrada a fonte, hein, galera? Olha o crime aí!!!
Mas, falando do propósito deste post, a questão é a seguinte: eu comprei uns damascos secos, mas não os utilizei, e gostaria de preparar algo com eles amanhã.
Porém, queria que fosse algo mais para doce, quem sabe até um sobremesa, e há um detalhe a se considerar: como eu disse, els não são frescos, mas sim secos.
Pergunto: vocês sabem alguma receita adocicada que leve essa frutinha, em sua forma seca? ou, caso possua uma receita em que ele seja usado fresco, há alguma maneira eficaz de hidratá-lo????
Dicas e receitas serão muito bem vindas!!!

terça-feira, dezembro 26, 2006

Pós-Natal


É, pessoas, fazer festa em casa é muito bom, mas cansa que é uma beleza....
Um dia só de feriado pós-Natal é pouco, para mim hoje também deveria ser dia de folga.
Mas, como não é, estou aqui no trabalho, ainda um pouco cansada, mesmo tendo passado o dia ontem sem fazer nadinha...
Abre parênteses: meu fazer nada ontem incluiu ver filmes em casa, e eu vi um tão lindjo!!! Vocês já assistiram "A Casa do Lago"? Não? Poxa, é tão bonzinho... Não vou negar que é beeeem meloso, água com açúcar mesmo, mas vale a pena. Eu até prefiro filmes mais hard, um suspensezinho, algo com mistérios, crimes a serem desvendados e tals, mas esse é realmente bacaninha. Fecha parênteses.
Voltando ao Natal, informo que tentarei colocar as minhas fotos à noite, quando estiver em casa - e isso inclui a do amigo secreto de blogs, hein?!?!
Mas já quero deixar algumas impressões:
- O bacalhau que fiz conseguiu ficar tão gostoso quanto o de mainha. Quer dizer, quase, pq amor de mãe é sempre um temperinho extra, né não? ;)
- Aliás, o que é ter que tirar a P%$#¨&* da pele do bacalhau, hein? Ô trabalhinho de corno!!!
- Como algumas pessoas da família, por restrições alimentares médicas, só comem arroz branco, fiz todo o arroz lavado. Porém, em uma porção maior eu acrescentei castanhas levemente quebradas, o que garantiu uma certa crocância, como algumas amigas nossas falam... Bom pra dedéu!
- Fiz o chutney de abacaxi da Faby, e realmente fica muito bom. O problema, aqui em casa, foi a falta de costume com o gengibre, e aí mesmo colocando apenas um terço da colherzinha q a receita mandou, ele ainda ficou beeem picante. Sugro colocar apenas um pitadica de nada, ou até mesmo retirá-lo. A Faby vai me matar, mas para mim ele não fez a mínima falta... hehehehehehe
- Fiz também, é claro, a receita de minha amiga secreta, devidamente munida do utensílio que ganhei. Mas sobre isso eu só falo quando colocar as fotos...
Enfim, depois de tudo isso, eu ainda inventei de fazer um babadinho com amigos lá em casa nesta quinta, dia 28. E olha que tô reclamando de cansaço... aiai...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Post 100!


Pessoas todas que frequentam este blog: é com muito orgulho que informo que chegamos ao post nº 100!!!!
Êêêêêêêê!!!!!!
Pra quem começou assim, meio sem saber se tinha "conteúdo" suficiente para um blog de culinária, até que a gente tá indo bem longe, né, Partner???

Que venham mais muitos e muitos posts por aí, e que vocês demorem muuuuito para enjoar de nós!!!!

E, no embalo do momento celebration, quero aproveitar para desejar a todos vocês que este seja O MELHOR NATAL DE SUAS VIDAS!!!!!

Com muita alegria, fartura, a companhia da família e de amigos queridos, muita saúde e uma profusão de bons, ótimos, excelentes pensamentos e sentimentos!!!

Que Papai Noel, ou quem estiver no lugar dele para você, possa lhe dar todos os presentes que você mais deseja, sejam físicos ou não, financeiros ou não, sentimentais ou não. Mas com saúde, sempre.

A todos que, de alguma forma, nos incentivaram a escrever aqui, e a todos os amigos virtuais/reais blogueiros que fizemos durante este ano, meu muito obrigada pelo apoio, sugestões, visitas por aqui e, em especial, pelo carinho que me dispensam sempre, toda vez que aparecem. Vocês são todas pessoas de ouro, cujas amizades espero cultivar e estreitar no ano novo.

E vamos em frente, que 2007 já quase aí!!!

U-huuuuuuu!!!!!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

CHEGOU!!!

ÊÊÊÊ!!!!

Meu lindo presentinho já chegou!!!!
E como é lindo, pessoas. Vocês nem imaginam!!! Fotinhas em muito breve, mas só para dar um gostinho de nada, quero dizer que agora a Dona Dadivosa não vai mais me fazer inveja.... hohohohoho eu sou uma pessoa máááá...
Quanto à minha amiga secreta-agora-quase-revelada, é o seguinte: seu blog eu descobri há pouquíssimo tempo, mas desde então não deixo de visitá-la diariamente.
Adorei que ela tenha me tirado, pois temos muuuitas semelhanças, vejam só:
- ambas somos nordestinas;
- somos chegadas num docinho (basta ver as últimas receitas dela, mas eu sou mais formiga, mesmo...);
- gostamos de um pão tipo rocambole recheado salgado;
- bolinho de fubá é com a gente messs;
- namoramos três milhões e meio de anos com o mesmo gatinho antes de casarmos - e tivemos a certeza de que fizemos a escolha certa!!!
Assim ficou fácil, né?
Lu, muuuito obrigada!!!!
Adorei o meu presente, realmente é a minha cara, e sua cartinha também estava muito meiga!!!
Se meus planos derem certo, sua receita será testada neste domingo, na ceia de Natal!!!! Muuuuito luxo e glamour, minha filha!!!
Um Natal de muita luz, e um Ano Novo de muitas realizações para você e "os seus" - e que entre elas esteja um encontro nordestino das blogueiras de cozinha - que tals?

Amigo secreto

Eba, mais um amigo secreto acaba de ser revelado: diretamente da cúpula da magia, como a sorteada adoura falar, a Aninha teve a honra de sortear nossa querida Rainha das Dadivosices, que recebeu utensílios meigos e fofos e, de quebra, uma linda toalhinha.

Ai, ai, esse amigo secreto tá tão bom demais da conta.

São tantas emoções.....

terça-feira, dezembro 19, 2006

Marcadores de taças

Seguindo a dica da Faby e da Katita, entrei na onda e fiz eu mesma os marcadores de taças que usaremos no Natal aqui de casa.

São simples, apenas argolas coloridas de miçangas que estarão em volta de cada haste das tacinhas que usaremos. Como eu já tinha o arame maleável e as miçangas em casa, saiu tudo bastante baratex.

Preocupei-me em fazer a mesma quantidade de marcadores e pessoas, todos de cores diferentes, assim a única coisa a fazer será decorar sua própria cor (vamos ver se vão conseguir...).


Pão de queijo é bom...


...mesmo quando é de pacotinho congelado, da Forno de Minas;

...pra quando a gente está cansada, e quer comer algo leve e bem quentinho;

...com manteiguinha derretida;

...com Polenguinho tradicional;

...com requeijão e bacon crocante recheando a bolinha....

Tá chegando...


Recebi um e-mail de meu querido Amigo Secreto, informando que amanhã ou depois meu presentinho deve chegar lá por casa.

Estou tããããõooo ansiosa!!!!!!

Acho que até agora só a Eliana recebeu, né? Ai, que tensão!!!!

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Frigideira de Siri

Domingo final de tarde me deu aquela vontade de cozinhar, provavelmente reflexo do dia feliz que tive no sábado com essas meninas sensacionais, bacanas e criativas por demais.
Isto posto, decidi fazer uma comidinha gostosa, diferente e facílima de fazer e a escolha recaiu sobre a frigideira de siri. A receita que colocarei é da Morena Leite e segundo ela rende 4 porções, tenho que confessar que fiz a metade e comemos meu marido e eu e ainda sobrou uma porção. Ah, o acompanhamento foi uma salada de folhas bem frescas.

Ingredientes

100ml de azeite
30g de alho (3 dentes de alho beeem grandes) picadinho
300g de cebola (2 cebolas médias) picada
100g de pimentão vermelho em cubos
50g de pimentão verde em cubos
50g de pimentão amarelo em cubos
600g de carne de siri
500ml de leite de coco
3 ovos
sal e pimenta-do-reíno a gosto
salsa picada a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha (não tem na receita mas eu usei e ficou delícia)

Modo de preparo

Refogue o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça no azeite. Junte os pimentões e refogue por alguns minutos, acrescente a carne de siri e deixe cozinhar um pouco. Nessa hora tempere com o sal e a pimenta-do-reino, Acrescente o leite de coco, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uns 5 minutos. Enquanto isso bata as claras em neve e depois acrescente as gemas batendo mais um pouco. Despeje metade dessa mistura ao siri e a outra metade use para cobrir sem misturar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Sobremesa

Vocês já devem ter percebido que a formiga do blog é a partner, mas de vez em quando assim como a Dadivosa tem vontade de "bater um bolinho" eu fico com vontade de comer um docinho. Um dos meus doces preferidos também é facílimo de fazer e aproveitando que ganhei um maçarico (porque tem gente doida nesse mundo de meu Deus!; e que tive ajudante pra usá-lo pois do jeito que sou estabanada eu certamente colocaria fogo na casa)acabei fazendo o Creme Brulée. O maçarico dá todo um charme, mas quem não tem pode caramelizar o açúcar esquentando uma escumadeira ou colher na boca do fogão e colocando em seguida no açúcar salpicado sobre o creme.

Ingredientes para 4 porções
6 gemas
75g de açúcar
1/2 fava de baunilha
500ml de creme de leite fresco
1/2 manga haden grande, cortada em cubos
2 colheres de sopa de açúcar cristal ou o suficiente para cobrir o creme

Modo de preparo

Misture as gemas com o açúcar usando um fouet, se estiver com preguiça use a batedeira mesmo. Corte a baunilha no meio no sentido do comprimento e passe as costas da faca retirando as sementes e coloque-as na mistura das gemas. Junte o creme de leite, mexa bem e reserve. Distribuas as mangas nas formas e despeje o creme. Deixe assar em banho-maria por cerca de 50 minutos em forno aquecido a 175º (o meu estava mais alto, pois meu fogão é do tempo do onça). Tire do forno e deixe esfriar. Se preferir coloque na geladeira. Na hora de servir salpique o açúcar e dá-lhe maçarico.

P.S. também faço uma variação com capim-santo que postarei assim que tiver uma foto pra vocês verem que beleza.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Sedex

Quero informar que o Sedex está me boicotando!!!

Já mandei o presente do amigo secreto desde quarta, e até hoje meu amigo secreto não recebeu!!!

Amigo, se você recebeu, me avise por favor!!! mesmo que só vá fazer a receitinha depois....

Microondas

Amiga-irmã-caminhoneira,
se o seu micrrondas está com aquele cheiro forte impregnado, seja lá do que for, não se apavore.
Não sei se você sabe, mas é só colocar umas rodelas de limão na água, e levar em um depósito ao seu aparelhinho, ligando-o por aproximadamente 1 minutinho. Se não for suficiente, dê um intervalo e repita o procedimento.
Descobri o truque ano passado, e eliminou completamente o cheiro de algo que fiz e queimou lá por dentro...
Do nada eu me lembrei da dica, e resolvi compartilhar - vai que você não sabia desse truquinho, ham?

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Bolo doido

Como eu sou formiga e marido aaama chocolate e afins, enquanto o esperava resolvi fazer mais uma surpresa, e além do jantar oferecer uma sobremesinha.

Mas cadê paciência para fazer algo diferente?
Tomada por arroubo de irrsponsabilidade, e sem nenhuma hesitação, peguei uma colher de sopa de manteiga, misturei com uma colher de açúcar, bati um bocadinho na mão, mesmo, joguei um ovo inteiro, um tanto de farinha de trigo com fermento, leite, um bocado de chocolate em pó, um pouco do fermento, e pá!
Taquei nas minhas liiindas forminhas de muffins, e levei-os ao forno. Fui esperta, e como a farinha tinha fermento e eu ainda coloquei mais, enchi as bonitinhas apenas até a metade - eles cresceram que só vendo.
Aí, pronto. Minha sobremesa tava lá, delícia.Se eu não contasse que foi assim, ninguém acreditaria, pois o bolinho ficou fofíííssimo!!!
Na hora de servir, polvilhei açúcar impalpável (de confeiteiro), e coloquei geléia de frutas vermelhas em volta, amornada.
Eu ameeei tudo, e marido amou o bolinho, mas disse que dispensava a calda - ele só quer tudo com chocolate.
Só para constar: ontem eu fiz a calda de chocolate, para ele comer com os bolinhos restantes... Não me custa, né? E ele gosta tanto!!!

Costelinha

Quando morávamos em Brasília, um casal de amigos nossos tinha verdadeira fixação por costelinha, o que os levava a vez por outra marcarem de nos receber em sua casa só para degustar a "famosa costelinha especial, comprada lá em seu fulano, a melhor que existe".
Era muito mais legal pela companhia dos amigos do que pelo prato em si, e no fim das contas eu criei um certo abuso da carne.
Porém, quando eu estava fazendo a feira, no domingo, vi um prato com costelinhas e aí... sabe como é... me deu uma vontaaaade.... Pois fui lá, peguei a bandejinha e trouxe para casa, lépida e faceira.
Na segunda à noite, resolvi preparar o trem. Infelizmente AINDA não tenho um grill, o que a fez não ficar tão bonita, mas pelo menos bem gostosinha ela ficou, sim.
Para temperar, usei o truque dos brochetes que a Dani fez, com a manteiga derretida e alho, e ficou tudo!
Para acompanhar, fiz um creme de alho poró, refogando um deles com azeite e meia cebola pequena, ambos em rodelas bem fininhas. Depois de clareados e já meio cozidinhos, acrescentei leite batido com um ovo, e mais um pouco de leite com farinha de trigo dissolvida. Depois, queijo parmesão ralado (de saquinho, mesmo), e depois de ele atingir um ponto entre um creme e um purê, desliguei o fogo e joguei um coentrinho picado - pode usar salsinha, também.
Não satisfeita, peguei dois tomates lindões e maduros que tavam dando sopa, abri-lhes a tampa, tirei as sementes, recheei com queijo e requeijão e polvilhei orégano.
Como o marido demorou um pouco mais a chegar em casa, eles acabaram passando acho que uma hora no forno bem quente e alto, e aí... ôu, Gód!, viraram quase tomates secos!!! A casca saía fácil, fácil. Delííícia!!!!
Enfim, este foi meu modesto jantar de segunda, que não tava lá muito bonito, mas tava gostoso até!!!!

Off line

Pessoas,

queria informar que no meu trabalho o "blogspot.com" é bloqueado, e por tal razão eu só poderei ver os comentários à noite em casa.

Os blogs que não são blogspot eu continuo bisbilhotando durante o dia, hein?

PS: meu amigo secreto é óóótimo, todos gostam dele e adorariam ter tirado tal pessoa!!!!

terça-feira, dezembro 12, 2006

Horta

Passei a infância e a adolescência morando em casa , por inúmeras razões hoje moro em apartamento. Uma das dificuldades pra quem mora em apartamento é justamente ter uma horta. A primeira vez que tentei só vigou o orégano que está lindão lá em casa. Já tentei de tudo até comprar aquelas mudas que vendem no supermercado, desastre total. Este domingo decidi tentar pela derradeira vez e lá fui eu pra loja de jardinagem. Munida de pacotinhos de sementes resolvi me aconselhar com o vendedor que me indicou a forma correta de se plantar e todos os apetrechos que teria que comprar. Ontem eu consegui começar a minha horta. A foto é da sementeira que comprei. Também adquiri sementes de cebolinha, ciboullete, sálvia, hortelã e afins que serão plantadas diretamente nas jardineiras após o preparo da terra que também comecei ontem. Que venha 2007 e com ele as minhas mudinhas.

domingo, dezembro 10, 2006

Macarrão Natalino


Tá, eu sei. É realmente o cúmulo da frescurite.

Mas dá para resistir a esse macarrão com símbolos de natal? Esterelas, árvores, tudo em macarrão?

Dá não, galera. Não dá meeesmo para resistir. E eu, fraca que sou, comprei logo meus 3 pacotinhos, que ficarão tuuudo naquele salpicão de frango defumado com parafuso de três cores - agora macarrão natalino de 3 cores...

Achei simplesmente um luxo!!!!

PS: desculpem a foto, mas não achei nenhuma que fosse só do macarrão, nem mesmo no site do fabricante. Mas dá pra ver os detalhes, né?

Tender


Para mim, indispensável nas festas de fim de ano não é o peru, mas sim o tender. Não é uma tradição de aaaanos a fio em minha família, vem de uns 10 ou 15 anos para cá apenas, mas é sem sombra de dúvidas o meu prato preferido no Natal e, se possível, no Ano Novo também!!!

Este ano farei apenas no Natal, pois no Reveillon prepararei Bacalhau a Zé do Pipo, esta sim uma receita tradicionalíssima de mainha, extremamente fácil de fazer e maravilhooosa de comer!!! Para se ter uma idéia, durante muitos anos essa foi a única receita com bacalhau que eu comia, pois detestava o tal peixe, exceto preparado desta forma. A receita dele eu posto em breve...

Já o tender, esse é mais fácil de preparar do que roubar pirulito de criança. Basta fazer aquelas clássicas cruzinhas em cima dele, com a ponta da faca, que é para não ferir o tadinho. Espetar cravos da índia nas junções dos cortes, banhá-lo com suco de abacaxi natural bem forte e concentrado, mel e muuuita manteiga.

Después, é só cobrir o bichinho com papel alumínio, colocá-lo no forno e, de tempo em tempo, regá-lo com a caldinha que se forma. Desde já aviso a quem nunca o preparou: demora um bocadinho, sim. Quando ele estiver cozido, é só tirar o papel, para que ele possa pegar aquele tom dourado magnífico.

Na hora de servir, deito minha bolinha sobre uma cama de alface crespa, e ao seu redor aparecem pêssegos em conserva com cerejas e/ou ameixas.

O molho que sobrou na assadeira tem lugar de honra na molheira chique e elegante, of course. Mas não sem antes ter passado uns minutinhos no fogo, sendo reduzido, até ficar beeem cremoso e ainda mais fantástico.

Ai, ai, não vejo a hora de chegar logo o dia 24...

Amigo Secreto de Blogs

Creio que vocês já devem estar todos sabendo, mas, se ainda não estão, vai rolar um amigo secreto dos blogs de comida.

Em linhas muuuito gerais, é o seguinte: os inscritos terão de comprar um apetrecho culinário e mandá-lo para quem sortearem, junto com uma receita que deverá ser feita com/feita em/servida com/servida no tal apetrecho. Aí, a pessoa que receber o presente vai ter que preparar a receita e - olhem a tensão!!! - postá-la em seu blog.

Eu já me inscrevi, e não vejo a hora de saber quem será minha vítima, ops, felizarda!!!

Tá a fim de participar? Veja como no Mixirica!

Burger King

Esta semana foi inaugurada em Recife e primeira loja da Burger King, aquela tão famosa rede de sanduíches.

Marido ama de paixão desde que comeu nos EUA, há mais de 10 anos, e eu, que não me lembro de ter comido nos EUA - até pq, quando fui lá ainda não tinha Mc Bobald´s em Recife, e aí eu só comia Mc Cheddar all time - adoro desde o ano passado, quando comi em Buenos Aires.

O sanduba ainda não está no ponto certo; a minha carne veio mal passada e tava meio insossa, mas com o tempo certamente chegará lá. É preciso dar um desconto, pois a produção estava enooorme, para tentar dar conta da imensa fila que nunca diminuía, só aumentava e aumentava, a cada minuto...

Minha escolha foi o Whopper Duplo com Queijo, mas o troço é tããão grande, que comi pouco mais da metade, apenas. Julguei que minha fome era suficiente para dar conta dele, mas me enganei. Na próxima pedirei o simples, mesmo...

Agora, uma coisa que eu gosto bastante, mas que tenho certeza que não funcionará aqui é o esquema do refrigerante refil. Acho ótimo, em Brasília vários lugares fazem isso e dá certo, mas aqui em Recife, sinto dizer, isto não funciona. Meus conterrâneos não foram educados para isso, e ontem mesmo eu já vi gente pegando o refil e dividindo para várias pessoas, numa aplicação da Lei de Gérson na prática. Vamos ver até quando eles vão conseguir manter o esquema...

De qualquer maneira, é muito bom ter um BK aqui, pertinho de casa. Voltarei lá muitas vezes, certamente...

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Brochete do Tio Gui




Vi a receita no Rainhas e fiquei morrendo de vontade de fazer. A rainha Faby por sua vez viu a receita no Frango com Banana. Como a Faby eu usei o grill para fazer os brochetes. A receita é maravilhosa, facílima de fazer e o truque de derreter a manteiga para temperar a carne é delicioso. Fiz uma noite dessas em casa e como acompanhamento servi uma salada beem básica de alface, tomate, palmito e cenoura. Valeu Tio Gui, a receita foi mais do que aprovada em casa!

Encontro

Ontem foi o dia do encontro dos blogs de culinária promovido pela Fer.
O dia já começou maravilhosamente bem, pois tive como companheira de viagem a Dadivosa. Fomos para Campinas, local do encontro, mais precisamente no Restaurante Terraço Rosário no Shopping Galleria.
Chegar em Campinas é bico e mais rápido do que ir da Zona Sul para Zona Norte de São Paulo, agora chegar no tal do shopping é que são elas.
Acertamos o caminho e nada do shopping aparecer, ora estávamos do lado errado, ora perdíamos a entrada. A Dadi e eu estávamos que nem a Família Griswold: “olha o
Parlamento, olha o Big Ben”.
Na derradeira tentativa finalmente chegamos.
Lá estavam a Fer, a Camila, a Sonia, a Karen, a Luciana, a Cris, a Cinara, a Dadi e, de lambuja a família da Fer: Dona Odete, Leandra e Marianne.
O almoço foi delicioso cheio de histórias e boas risadas. É maravilhoso conhecer as pessoas que leio.
A Fer então nem se fala! Ela é uma das responáveis ela criação do fouet, de tanto ‘chucrutar’ acabei me empolgando. O almoço foi repleto de carinho de todos os lados, teve cookies da Cinara, teve pano de prato bordado feito pela mãe da Cris, teve chocolate delicioso trazido pela Fer.
O almoço foi tão bom que poderia ter se estendido por toda a tarde , mas eu e a Dona Dadivosa tinhamos reunião em São Paulo no final da tarde e também estávamos receosas com a possibilidade de cair aquele toró.
Precisamos nos encontrar mais vezes e eu que não sou boba nem nada já falei que quando estiver por aquelas bandas aproveitarei para visitar as meninas quituteiras. Sonia, to até agora babando naquele bolo com calda de maracujá que vi no chucrute.
Até o próximo encontro!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Macarrão com camarão


Ontem, voltando do supermercado em que eu ia fazer as compras mensais mas que, pelas filas enooormes, acabei desistindo, resolvi fazer um jantar rápido pra agradar o marido cansado.

Pensando em rapidez e praticidade, cheguei à conclusão de que macarrão era uma boa pedida, e que um molhinho de camarão talvez aísse bem.

Resolvido o menu, coloquei sal, pimenta e limão espemido nos camarones e, em seguida, taquei água para a massa fresca da Frescarini no fogo, para ferver.

Enquanto isso, na sala de justiça, uma cebola foi beeem picadinha, juntou-se a um alho em pedaços minúúúsculos, e foi ao fogo com azeite, para aquela refogadinha básica.

Em seguida, os camarones, sentindo-se solitários, invadiram a panela dos amigos, e ali soltaram sua aguinha. Quando estavam mais sequinhos, um tanto de vinho branco foi agregado àquela festa, e uma pitadinha de açafrão também caiu por lá, para dar o ar de sua graça.

Molho quase pronto, o creme de leite achou que seria bem recebido naquela trupe e, sendo assim, juntou-se aos seus pares, tornando o creme/festa um tanto quanto aveludado.

Aí, benzinho, foi só escorrer a massa, despejar o molhinho em cima dela, e voilà! Jantar pronto rapidinho, gostoso e elogiado pelo husband.

Belezura, né?

Comprinhas...

O Natal chegando cada vez mais rápido, e eu só no gasta-gasta... Afff, tô num consumismo que só Deus e minha conta-corrente sabem...

Mas vale a pena, porque tudo o que está sendo comprado atende a dois princípios elementares: ser baratex e ser utilizado muito em breve.

Um exemplo de gasto que fiz bem recentemente foi esse aí da foto. Coisa pra dedéu, e não gastei nem R$ 40,00 dá para acreditar??? Ressalte-se que esse valor cresceu tanto em razão da forminha de muffins, que por ser de silicone é mais carinha. Mas eu tava precisando taaanto de uma assim...

Olhem só o tanto de coisa que eu achei: uma estrela de ponteira para a árvore de Natal (3,00), conjunto com 6 copos para cerveja (9,00 - é pebalzinho, mas como a gente raramente consome cerveja aqui, é só para quebrar o galho, mesmo), prendedores de embalagens plásticas (1,99), conjunto com 4 potes para gelatinas (1,99), livrinhos massa de receitas (0,80 cada - dias depois voltei lá e comprei o resto da coleção...), velinhas vermelhas natalinas (1,50 cada), lacinhos vermelhos para a árvore (3,00 o pacote), um fouet de plástico, que não arranhará minhas panelas de teflon como o de arame faz (3,50), uma ceia larga de gesso dourado, pq eu achei que sempre vale a pena (1,99), forma azul de silicone para muffins (uns 15,00, pelo que me lemrbo).

Fala sério, é um monte de porqueira, mas é tããão bom!!!! E tudo já está sendo devidamente usado aqui em casa, inclusive as forminhas de muffins. Em breve fotos dos que fiz.

Pior é pensar que daqui por Natal ainda dá tempo de comprar coisa que só - e que minha cabeça não para de pensar em milhaaares de coisinhas para as festas!!!!





Bandeja

Como algumas pessoas me perguntaram sobre a minha bandeja "de colo", tô facilitando as coisas e colocando ela por aqui.
A minha é da Tok Stok, mas lembro que ammis pagou bem menos por ela... Pelo site tá indisponível para compra, ms creio que nas lojas pode-se achar uma sobrando...
Sem contar que, se você tiver um bom marceneiro, de repente pode até mandá-lo fazer uma personalizada, pois ela consiste apenas em um tampo de madeira colorido sobre uma almofada fofinha - que é bem fácil de fazer, né? Vamo combinar...
Segue o link pra vocês: Bandeja Tok Stok para TV.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Jantar


Sabe aqueles dias em que as lombrigas se manifestam de uma maneira tal, que a gente só tem vontade de comer porcaria, tranqueira?

Pois estou num desses, e vou te contar: só penso em pão, massa, bolacha, biscoito, tudo muito industrializado e gorduroso e engordativo...

Aí, passando na minha padaria preferida, vi um pacote de bolachas tipo soda tão convidativas... e um polenguinho... e uns tomates secos... Pronto!

Tava resolvido meu jantar! Acabei de comer 6 bolachas, com polenguinho, presunto, tomate se co e coca. Ah, e ainda tinha uma noivinha doce, lembrancinha de um casamento de amigos que fui no sábado...

Marido, coitado, vai ter que se contentar com pizza industrializada, mesmo. I´m so sorry....

Em tempo: essa bandeja da foto é nota 10: é de madeira em cima, e por baixo há um almofadão, que deixa ela bem acomodadinha em cima de nosso colo. Foi mainha que deu ao marido, que ama comer vendo tv, pouco antes de casarmos. Para quem se interessar, foi comprada na Tok Stok.

Magneto Rainhas do Lar



Acho que já comentei por aqui, não sei, mas o fato é que eu e a Dani nos conhecemos através do Rainhas do Lar, quando ela mencionou que tinha uma receita ótima de quiche, eu pedi, e ela me mandou.

Daí, nunca mais paramos de nos falar - até porque, ô bando de mulé pra falar, meu pai!!!! Não sei qual das duas é pior... :)

Então, como o Rainhas é muito importante para nós, vocês imaginem a minha alegria ao abrir a porta hoje e me deparar com o lindo magneto do Rainhas, com bilhete personalizado e tudo!!! Ameiiii!!!!

Como vocês podem ver, ele já está devidamente instalado na minha geladeira, ao lado de meu auto-retrato...



sexta-feira, dezembro 01, 2006

Quiche de tomate, camembert e ervas



Ontem estava decidida a fazer algo simples e rápido, mas deparei-me com uma receita deliciosa numa revista de culinária chamada Blue Cooking e não resisti. A receita é simples porém como toda quiche é demorada pois a massa precisa descansar. Servi com um filé de saint pierre ao forno bem levinho, temperado com sal, pimenta, raspas de limão siciliano, gengibre ralado e vinho branco.
Não usei a massa indicada na receita, há tempos quero usar a massa de nozes que vi na Valentina e não me arrependi. Exatamente como ela descreveu a massa é leve, deliciosa e bem versátil, tanto que quero testá-la em outras receitas.

Massa de nozes

250g de farinha de trigo (eu peneirei)
40g de iogurte natural
100g de nozes tostadas e moídas (usei o processador)
125g de manteiga sem sal gelada e picada
1 colher de chá de sal
água o quanto baste

Misture a farinha, o iogurte, o sal e a farinha de nozes. Acrescente a manteiga e trabalhe a massa até obter uma farofa para obter o ponto da massa acrescente água. Eu usei pouquíssima água, creio que não chegou a 1 colher de sopa, portanto vá devagar! Depois que estiver pronta coloque num plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Após, abra a massa com cuidado e coloque numa forma de fundo falso. A valentina informou que rendem 6 formas pequenas, no meu caso deu para forrar uma forma de 20 cm. Leve novamente à geladeira por 30 minutos. Coloque um papel manteiga e feijões sobre o fundo e leve para pré-assar em forno baixo (160º) por 15 minutos. Retire do forno, remova os feijões e o papel manteiga e pincele uma gema de ovo no fundo e leve novamente ao forno por mais 5 minutos (segundo explicação isso impermeabiliza a massa).

Recheio

125 ml de azeite extravirgem/ 2 colheres de chá de tomilho/2 colheres de chá de salsa picada/1 dente de alho esmagado
sal marinho o quanto baste
100g de gruyere ralado
Pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de sopa de mostarda Dijon
4 tomates fatiados
1 queijo camembert fatiado

Numa tigela misture o azeite, o tomilho, a salsa, o alho , 1 folha de louro esmigalhada, o sal e a pimenta. Reserve para tomar gosto.

Aqueça o forno a 190º

Pincele a mostarda no fundo da torta e polvilhe o queijo gruyere. Cubra alternadamente com fatias de tomate e de camembert (usei 4 tomates. mas dependerá do tamanho, já o camembert usei 1queijo e meio) em forma de círculo.

Pincele a mistura do azeite e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até ficar dourada e borbulhar.

Retire e pincele com o resto do azeite e deixe descansar por uns 10 minutos antes de servir.

A torta ficou maravilhosa e um excelente prato principal para se comer com uma salada de folhas.