sexta-feira, novembro 23, 2007

Camarão sintético

Bem, antes de tudo tenho que pedir desculpas à leitora que me pediu essa receita, visto que já faz taaanto tempo, que nem o post em que se encontra o pedido eu consegui mais localizar. Desculpe meeesmo!!!


Mas bora lá, chega de chorar as pitangas e vamos publicar a receita do tal Camarão Sintético, que para mim é receita de minha mãe, mesmo, pois tá no livrinho de receitas dela sem fonte, então pra mim a fonte é ela!!!

Trata-se de um creme perfeito para rechear empadinhas, canudinhos e pastelões (que coisa 80´s!!!), que embora tenha um sabor que lembra o camarão, na realidade não leva nenhum tipo de crustáceo, carne ou coisa que o valha! É só verdura, azeite e leite de coco. Facinho, e delicioooso!!!

Ah, o "sintético" do nome é porque é falsiê, né galera? Num tem bolsa de couro sintético, então, é por aí... (acho que não precisava ter explicado isso, ams sei lá, vai que alguém não tinha entendido...). Aí vai, finalmente:
CAMARÃO SINTÉTICO DE DONA RITA

* 4 tomates maduros

*1 cebola grande

* 1 pimentão verde

* 2 ovos

* azeite de oliva a gosto (um bocadinho!!!)

* 1 colher de sopa de manteiga (e não margarina, que mainha odeia!)

* 1 xícara de leite de coco (e talvez um chorinho a mais, para dissolver a maizena)

* 1 colher de sopa de amido de milho (maizena - aliás, você sabia que maisena é com S, e que a com Z é apenas a marca? Pois é, minha professora da 3ª ou 4ª série me explicou isso num ditado. Mas quem disse que eu consigo escrever com o S? Pffff...)

1. Para fazer, é simples. Primeiro, é necessário despelar os tomates, ou seja, tirar-lhes a pele e as sementes. Para isso, é só fazer um "x" em seus fundinhos (dos tomates, hein, people!!!), e colocar na água fervente por uns segundinhos, que depois a pele sai bem facinho. Se você não entendeu, veja o passo a passo que a Faby publicou há um tempo.

2. Em seguida, corte os tomates, as cebolas e os pimentões em pedaços médios, e leve ao fogo para refogar com a manteiga. Acrescente uma pitada de sal. Deixe refogar bastante, até os legumes ficarem cozidos.

3. Depois disso, coloque esse refogado no copo do liquidificador e bata, para dissolver bem todos os pedacinhos que porventura possam existir. Em seguida, coloque o leite de coco e os ovos, e bata muito bem novamente.

4. O próximo passo é voltar esse rico creme para a panela e, em fogo muito baixo, mexer bem. Acrescente então a maizena diluída no tantinho extra de leite de coco (um dedinho que seja), e novamente mexa bastante.

5. Por fim, vá acrescentando o azeite de oliva aos poucos, até chegar no ponto que você achar que o sabor está bom. Lá em casa usamos um tantinho bom, mas mainha não consegue precisar quanto exatamente. Imagino que um toque levíssimo de azeite de dendê, algo como 1 colherzinha, também deve deixar o sabor muito rico, mas nunca testamos isso, é só uma achação de minha sempre fértil cabecinha...

6. Pronto. coloque o creme já engrossado num pirex, espere amornar e empregue. Fica delicioso, eu garanto! Ah, e mainha também!!! :)

Ah, gente. Já começando a atualizar meu meme aí de baixo, além de briguenta, coloca aí como minha característica: irônica. hehehehehehe Marido e mãe conhecem beeem este meu lado - e obviamente odeiam!!!

quarta-feira, novembro 21, 2007

About me

Como algumas notaram, semana passada estive meio ausente da blogosfera. Probleminhas de saúde ocasionaram o sumiço, mas felizmente fui uma boa menina, muito comportada, que repousou e já está se restabelecendo devidamente.
Como desde a semana anterior eu já estava meio molenga, estou há uns dias sem preparar nada na minha cozinha, o que já está me deixando em cóóólicas...
Mas enquanto eu não tenho receitinhas para postar, não pensem que deixarei vocês livres de mim. Nãããooo!!! Meu ego não permite que vocês me esqueçam!!! E, para que lembrem bem de mim, resolvi fazer o meme que a Akemi postou, e trazer para que conheçam mais um pouco sobre mim. O que você ganha com isso? Nada! Apenas vai saber um pouco mais sobre o que eu acho, o que sinceramente não vai mudar em nada a sua vida!!! kkkkkkkkkk A não ser, claro, que você tenha um lado Big brother bem pronunciado, super curioso... Lá vai:

01- Que horas são? 21:09
02- Nome: Márcia Maria (eu gosto de usar os dois, viu?)
03 - Quantidade de velas no teu último aniversário? 26
04 - Tatuagens? tenho nada. Já pensei em fazer um dia, mas fui convencida a não fazer. Achei até melhor.
06 - Piercings? Não também, mas estes eu nunca desejei. O único que acho "visualmente aceitável" é o de barriga, e a minha definitivamente nunca esteve em forma para receber um!
07 - Já foi à África? Não.
08 - Já ficou bêbado? Ou, iés. A primeira vez aos 23 anos, já casada, em Brasília, com amigos muuuito queridos. Inesquecível!
09- Já chorou por alguém? Por causa de romances, não. De saudades, sim.
10 - Já esteve envolvido em algum acidente de carro? Já, uma demente bateu na minha porta lateral, logo que eu aprendi a dirigir.
11- Peixe ,carne ou frango? Depende do dia...
12 - Música preferida? Amor Perfeito (uia, meu lado brega se manifestou!)
13- Cerveja ou Champanhe? Champanhe, champanhe, champanhe. Odeeeio cerveja!
14 - Metade cheio ou Metade vazio? Normalmente, metade cheio.
15 - Lençóis de cama lisos ou estampados? Tanto faz.
16 - Filme preferido? Não conseguiria escolher apenas um...
17 - Flor(es)? Lírios, sempre. Mas as gérberas vêm em segundo lugar, coladinhas.
18 - Coca-Cola simples ou com gelo? Sem gelo, sem limão e bem gelada.
19 - De que pessoa recebeu esse e-mail? Não recebi, mas vi no blog da Akemi.
20 - Quem dos teus amigos vive mais longe? Acho que Mariana, em Brasília. E Paulinha já já tá indo pras Ôropa.
21 - O melhor amigo? Homem? Meu Marido.
22 - Quem você acha que vai responder a esse e-mail mais rápido? Ninguém, eu não vou repassar. Se alguém quiser, copia e tá valendo!
23- Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? Zero vez. Detesto o triimmm tocando... Sempre corro para atender, e Marido briga comigo por causa da minha correria...
24 - Qual a figura do seu mouse-pad? Ele é cinza, todo liso, sem nada. No outro computador de casa, tecnocoop (pooobre!)
25 - CD preferido? Eu tenho dificuldades em escolher essas coisas... Mas ultimamente o que tem tocado é o do aniversário da Faby.
26 - Mulher bonita? Minha mãe, que tem 51 e tá conservadíssima.
27- Homem bonito? Meu marido. Gatíssimo, mas nem olhem muito, que sou ciumenta!!!
28 - Pior sentimento do mundo? Ingratidão, lado a lado com a inveja.
29 - Melhor sentimento do mundo? Amor, em todas as suas formas.
30 - O que uma pessoa não pode ter para ficar com você? Comodismo. Pessimismo. Se-achismo.
31 - Qual o primeiro pensamento ao acordar? Já tá na hora? Aí, falo logo: Marido, me chama daqui a 10 minutinhos? Só mais 10, por favorrr!!!! Deixa, vai!!!
32 - Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Ninguém. Apesar dos meus pesares, gosto de como eu sou. Melhoraria uns defeitinhos, mas continuaria eu. Ah, peraí. Se pudesse, seria uma cantora bem famosa. Mas minha voz é UÓ!!! :)
33 - O que você nunca tira? Minhas alianças e o anel que voinho me deu nos meus 15 anos.
34 - O que é que você tem debaixo da cama? 4 gavetões, que guardam sapatos meus e de marido.
35 - Qual a pessoa que talvez não te responda? Vale a resposta do 22
36 - Aquele que com certeza vai te responder? De novo, vale a resposta do 22
37 - Quem gostaria que te respondesse? Ah, todos que eu só conheço virtualmente.
38 - Uma frase: Vou pensar melhor, e depois atualizo com essa resposta. São tantas que eu gosto, e mais ainda as que eu falo diariamente, que não consigo dizer só uma. Dá para esperar???
39 - Que dia é hoje? 21/11/2007.
40 - Qual livro vc está lendo? Folheando o Cozinhando para Amigos (excelente aquisição!) e lendo Manual de Direito Administrativo, de Celso Antônio, por conta do trabalho... :)
41 - Uma saudade: Tenho algumas, mas a constante é de meu avô, que morreu quando eu tinha 15 anos.
42 - Uma característica tua: briguenta. Quer dizer, determinada. :)

Affff... e aí, vcs ainda gostam de mim????

Marcadores:

sábado, novembro 17, 2007

Petit Gateau de chocolate


Tudo bem que o melhor petit gateau que há nessa cidade é o da Gelateria Parmalat, mas ela fica lááá no Shopping Recife, que é em Boa Viagem e, portanto, beeem longe de minha casa.
Como, porém, é uma sobremesa de que gostamos bastante, especialmente o Marido, eu procurei um monte até achar uma receita que pudesse ser feita em casa e tivesse o mesmo efeito daquela dos bons restaurantes e gelaterias: a massa quentinha escorrendo quando partimos o tal bolinho.
Sim, porque para mim o bom petit gateau é aquele em que o cremezinho que escorre dele na realidade não é um cremezinho, mas sim a própria massa dele, ainda semi-crua. Não me sirva, por favor, aqueles bolinhos que se recheia com ganache chamando de petit gateau. Chame de bolinho de chocolate recheado, mas não de petit gateau, o legítimo!!!
Enfim, depois de muito buscar, achei essa receita no site do Terra, que me agradou por ser em pequena quantidade e por utilizar poucos ingredientes, mostrando-se super fácil de fazer e deliciosa para comer. O melhor: pode ser congelada!!! Não posse dizer por quanto tempo, visto que aqui em casa não duram mais que poucos dias...
Ah, antes que eu me esqueça: o pulo do gato em se tratando de petit gateau é o forno, que deve estar beeem quente! Assim, o ideal é se usar o forno super quente, por pouquíssimo tempo, algo como entre 5 e 7 minutinhos, apenas! Para saber o tempo exato, só testando! Já vi alguns meus virarem mini-bolinhos, sem o interior escorrendo, por ter deixado um mísero minuto a mais no forno... A prática é que nos leva à perfeição!
Aqui segue a receita, retirada daqui:
Ingredientes:
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
50 g de chocolate meio amargo derretido
Modo de Preparo: Bata o açúcar e a gema na batedeira por 2 minutos, ou até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a manteiga (reservando 1/2 colher de sopa) e bata por mais 1 minuto.
Acrescente a farinha peneirada, o chocolate e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Bata a clara com o sal na batedeira por 3 minutos, ou até formar picos firmes (claras em neve, galera...). Em seguida, incorpore à massa, misturando delicadamente.
Unte com a manteiga reservada 2 forminhas para empada, com capacidade para 90 ml (são forminhas grandinhas, people), e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno alto, (muuuito) preaquecido, por aproximadamente 5 minutos, ou até formar uma casquinha na superfície. Desenforme e sirva com sorvete de creme e calda de chocolate.
Observações:
1)Quando você tirar o bolinho do forno, ele parecerá meio cru, com a superfície mais firme e o centro meio mole, mas é assim mesmo!!!
2) Para congelar, você coloca a massa nas forminhas untadas e leva ao congelador. Na hora de assar, é só ir direto para o forno, sempre muuuito aquecido!
3) Essas forminhas que eles pedem é bem grandinha, eu não tenho delas então uso umas menores, que rendem um pouco mais e viram mini-petit-gateaus (redundantes nada, né?).

sexta-feira, novembro 09, 2007

Picanha com mostarda e couscous

Durante a semana eu costumo cozinhar para jantar com o Marido, e sempre fico inventando as gororobas que o coitado vai ter que engolir!!!




Mas dia desses eu estava "inspirada", e resolvi faezr picanha, que ele tanto gosta. Aliás, ele e Mainha juntos acho que dão conta de um quilo de picanha sozinhos!!! Vô-te! Eu como, mas para mim é uma carne realmente saborosa, mas que não se difere taaanto assim de outras, até porque eu tiro toda a gordura (herege, os carnívoros de plantão vão me dizer!!!). Para mim, carne boa é carne mole!!! Fresca nada!






Enfim, voltando ao tema central do post - vocês notam que de vez em quando eu me perco totalmente no assunto? Começo falando, falando, falando, e de repente não se junta lé com cré!!! kkkkkkkkkkkk






Mas falando da picanha, agora!!! Fatiei a bichinha em fatias grossas - porque bifinho de picanha não rola, né, colega???? Tem que ser grossa, e de preferência entre mal passada e ao ponto (não divulguem que a minha eu prefiro bem passada... hohohohoho).






Daí, temperei apenasmente com sal grosso, e levei até a chapa de ferro já beeem quente e com um pouco de manteiga, para dar aquela seladinha. Selei cada pedaço de uma vez, para eles não cozinharem com a água que sempre soltam.






Feito isso, na mesma panela eu coloquei umas colheradas de mostarda Dijon, creme de leite, mexi bem e pronto. A carne já era! Foi só colocar no forno e depois cobrir com o molhinho - na verdade, eu poderia ter colocado a carne de volta na panela e faezr uma picanha NO molho, mas preferi apenas deixá-la AO molho, para ficar mais suave - é que coloquei mostarda com vontade, para ficar com aquele gostinho marcante dela!






Para acompanhar, eu já estava meio farta de arroz. Macarrão nem pensar!!!! Lembrei-me, então, do elemento alternativo e super rápido: couscous marroquino. Yes! Perfeito!






Para fazê-lo, eu usei uma xícara da semolina, que foi misturada a duas xícaras de caldo de legumes bem quente. Abafei, e depois de uns minutos destampei e afofei bem com um garfo, para ficar soltinho.






A idéia inicial era uma saladinha, mas eu nem tava mais a fim de algo frio, e nem dava tempo de esfriar o couscous, de maneira que acebei usando um refogadinhpo para misturar com ele, e o resultado muito me agradou!






Peguei uma cebola e levei para refogar com um fiozinho de azeite, e depois acrescentei cubinhos de tomate e cenoura ralada no ralo grosso. Mexi, remexi, salguei, e quando a cebola estava macia, mas a cenoura continuava crocantinha, desliguei o fogo.






Daí, foi só misturar ao couscous e devorar o prato, que ficou muito saboroso e ganhou nota 10 pela praticidade.






* Vocês já notaram que eu adouuuro dar nota 10 às receitas que eu acho práticas, né? Pfff, estou ficando muito previsível!!!!!

Marcadores: , , , , ,

Restaurante Atlântico

Opa, ainda tem gente aqui, né? Fora a Karlinha, claro, que já me chamou lá nos comentários... :)
Bem, dando continuidade à série que eu mesma criei sobre os restaurantes de Recife, mostrando que aqui também tem restaurante que não me agrada tanto e mantendo a minha fama de chata, hoje vou falar de um lugar a que eu fui, mas não gostei. Aliás, tanto fui, quanto pedi em casa. E me arrependi de ambas as ações!!!
Trata-se do Restaurante e Pizzaria Atlântico, cuja unidade a que me referirei a partir de então fica no bairro das Graças. Foi ela que eu frequentei por 3 vezes - para vocês não dizerem que eu não dei chances!!!
Na realidade, é uma rede de restaurante/pizzaria que começou em Olinda, em foi passando por uma expansão, culminando com a inauguração da nova casa, exatamente esta de que falarei. Porém, o serviço não acompanhou a evolução da rede, e o que temos, na verdade, é uma casa razoavelmente luxuosa, num bairro tradicional da cidade, mas cujo serviço deixa muuuito a desejar!!!
A comida é razoável, nem boa que se saia elogiando, nem ruim que saiamos de lá falando mal. Levaria um 6,5. Mas o atendimento e as complicações são tão, mas tão ruins, que a nota final deles, na MINHA escala pessoal (é preciso grifar isso, vai que algum crítico ou o proprietário vem aqui, né?), fica em 4. E com muita boa vontade, hein?
Para justificar essa nota tão dissonante das outras que já atribuí por aqui, deixem-me contar as agruras que já passei em tal restaurante:
- garçom derramando refrigerante na mesa;
- mesa com 6 pessoas, um prato chegar mais de 15 minutos antes dos outros (claro q qdo a gente viu q só vinha um dos 6 pratos, pediu que eles esperassem para servir todos juntos, e daí calculamos que deu 15 minutos após o prato ser retirado);
- neste mesmo episódio, o garçom, 15 minutos depois, trazer o prato anterior literalmente requentado;
- garçom errando feeeeio os pedidos de bebidas;
- garçom esquecendo de trazer bebidas;
- demora de muuuito tempo para trazer as comidas;
- garçom trazendo frango quando se pediu filé - eu mostrei para ele que estava errado, mas disse que não ia pedir para trocar senão demoraria muito. E disse que esperava que o preço, na conta, viesse o de frango - como sou cismada com garçom, chamei o gerente e disse isso a ele;
- conta cobrando filé, mesmo depois de eu ter comido frango E alertado sobre o erro deles;
- garçom duvidando (e sutilemnte me mostrando que não tava acreditando em mim!) que eu realmente tinha comido frango e não filé - viu como foi bom ter o gerente para servir de testemunha?;
- por fim, pedir uma pizza domingo à noite, esperar mais de 3 HORAS!!! por ela, ligar umas 4 vezes dizendo que estava demorando e eles sempre confirmando e, depois das tais 3 horas, avisarem que seu pedido FOI CANCELADO!!! Sim, por eles mesmos! Que domoraria mais 30 minutos para chegar e que não, você não teria nenhum desconto como pedido de desculpas, ou sequer um "desculpe, senhora, pela nossa falha" ao menos!!!
Eu sei que o restaurante fica sempre cheio, e que talvez eu até esteja sendo um pouco exigente demais. Mas pelo luxo que eles tentam ostentar, e pelo preço da média (e não uma pechincha, pois só ser muuuito barato justificaria um serviço tão a desejar) que eles cobram, acho que poderiam, sim, ter um serviço mais preparado e, acima de tudo, mais cortês!
Como eu disse, essa é apenas uma opinião muito pessoal, se você vai lá e gosta, boa sorte! Mas não me convida, tá???
Nota: 4,0.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Pãozinho recheado com chocolate



Este pão já apareceu aqui no Fouet, em novembro do ano passado. Só que, daquela vez, ele foi feito da maneira que considero tradicional por aqui, ou seja, enrolado como rocambole e com recheio salgado.
Dia desses, porém, resolvi recheá-lo com gotinhas de chocolate, como também já havia tentado com ouuutra massa, mas dessa vez o resultado acho que foi ainda melhor, visto que a minha massa básica é realmente foférrima!!!
Para dar vazão à tonelada de processos em que eu precisava me manifestar, esses pãezinhos foram a companhia perfeita!!!
A única diferença é que, em vez de fazer tipo rocamboles, eu os fiz abrindo a massa na mão, recheando com as gotinhas e fechando redondinhos. Não sei precisar a quantidade, porque fiz só alguns doces, o resto eu fiz normalmente, recheado com queijo e presunto. Mas a massa reeende que é uma festa!!!
Aí vai:
PÃO RECHEADO

1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
100 grs de margarina ou manteiga
1 copo de leite morno
1 tablete de fermento biológico (eu uso um saquinho do fermento seco)
1 colher de chá de sal
600 grs de trigo, aproximadamente (como aqui é bem úmido, normalmente eu coloco um pouco mais, mas o conselho é ir colocando aos poucos)

Bem, o modo de fazer é igual a todo pão: se você usar o fermento biológico em pedaços, faz aquela esponja com o açúcar. Se vc for usar o fermento de saquinho (eu uso fermix), pode fazer como eu: juntar tudo de vez, e ir acrescentando o trigo aos bocados...

Feito isso, a massa vai ficar bem elástica e fácil de trabalhar. Se vc quizer braços firmes e torneados, sove a massa. Se não fizer questão disso, pule para o próximo passo, consistente em colocar a mssa no forno desligado, coberto com um pano seco e limpo, para que a massa possa lhe mostrar o que vem a ser o milagre do crescimento...

Uma meia hora a 20 minutos depois, divida a massa ao meio (ou em porções pequenas, como eu fiz...), abra numa superfície lisa, limpa e enfarinhada, coloque o que desejar de recheio (neste caso, abri em círculos nas mãos e recheei com as gotinhas de chocolate), enrole como rocambole ou redondinhos (como eu com os pães doces) e coloque em forma untada e enfarinhada.
Por cima eu pincelei gema + azeite, e coloquei mais gotinhas de chocolate.
Para comer quentinho é uma perdição maravilhooosa!!!!

Marcadores: , , ,

domingo, novembro 04, 2007

Aulas em Recife

Passando rapidinho aqui, só para dar uma dica aos frequentadores recifenses do Fouet: neste mês de novembro a Oficina de Chefs, onde fiz aquela aula maravilhosa em setembro, está com várias aulas diferentes, sempre com a temática Natal.
Para quem tiver interesse, o link da Oficina é este aqui.
Eu já me inscrevi na aula do dia 26/11, com o Chef Hugo Prouvot. O menu é este: Sopa de peixe e camarão com manga, coco e curry; Pavê de tilápia com batatas e alho porro ao tomate concassé e raspas de limão;Camarões em crosta suave de gengibre ao molho tailandês com bananas grelhadas e arroz de shitaque.

E aí, people daqui, bora lá? Fafah, Caty, Dani, Eveline, Fabiana, Karlinha, etc... vamos??? Até agora só eu e Sandra confirmamos!!! Seria uma boa chance de eu conhecer os frequentadores daqui que não têm blog...

PS: estou ganhando zero real pela divulgação, hein, galera? É que gostei muito da primeira vez, e acho que mais gente poderia se interessar!

Marcadores: ,