terça-feira, abril 29, 2008

Almoço em família - o anúncio

Ei, eu tô grávida, não gordinha, hein? :)




Eu sou uma pessoa que, à primeira vista, parece ser muuuito chata, metida e arrogante. Sério, infelizmente essa é a imagem que muitos têm de mim inicialmente, mas eu desconheço o porquê (ou o por quê???). Mas, depois que me conhecem, as pessoas vêem que, na verdade, eu sou é mais chata ainda!!! kkkkkkkkkk Mas também sou legal e, acima de tudo, acho que sou muito engraçada, palhaça e até sarcástica, eu poderia dizer... Creio que Mãe e Marido diriam que eu também sou irônica, e que eles odeeeiam isso, mas vamos pular essa parte, já que quem escreve aqui sou eu, e não eles, né? :)


Pois bem, todo esse intróito foi para contar que o almoço em família que fizemos aqui em casa no último sábado não foi simplesmente para a gente se reunir. Na verdade, como eu e Marido concorremos para saber quem é o mais curioso, não conseguimos nos segurar e resolvemos antecipar a descoberta sobre o bebê que estamos esperando: se era o Gui ou a Clarinha. Assim, resolvemos fazer o teste chamado sexagem fetal, um exame super moderno e que proporciona mais de 99% de certeza em relação ao sexo do bebê.


Assim, fizemos o teste sem contar a ninguém, recebemos o resultado na terça-feira, continuamos em absoluto sigilo e resolvemos que contaríamos aos nossos pais em conjunto, sendo que para isso eles precisariam estar juntos, e foi assim que inventei o tal almoço. Ufa!


Aqui entra meu lado palhacento!!! É que, para anunciar, eu e Marido criamos todo um teatrinho, pois antes da comilança a gente colocou o vídeo da última ultra para todos assistirem. Obviamente, como ele foi feito com apenas 10 semanas, ainda não dá para saber o sexo pelas imagens! Mas a gente começou a dizer que dava para ver "os documentos" do bebê e tals, e o povo danado porque não via, e porque se fosse Maria Clara ela ficaria "traumatizada" porque a gente tava vendo um menino... enfim!!!


No fim das contas, o povo demorou a entender que, sim!!!, ESTAMOS ESPERANDO UM MENINO!!! Quem vem aí é o José Guilherme, ou Gui, como ele já está acostumado a ser chamado!!


Foi uma comédia ver o povo sem entender, e foi também um momento de muita emoção, com muitos chorando, etc, etc... Estamos muito felizes, e agora é correr atrás de coisas "de menino" - parêntesis: vocês já notaram que nas lojas de bebê, é 70% de coisas para meninas e 20% coisas para meninos? E os 10% que eles dizem que são neutros, normalmente são meio menininha, também...


Eu, desde umas 6 semanas, já achava que era menino, mesmo. Aí, Mainha fez uma simpatia com coração de galinha cozido, e também deu menino. Meu sogro fez outra com um pêndulo de beliro, e menino de novo. Guilherme não quer mesmo deixar dúvidas sobre sua masculinidade!!!


E uma coisa interessante, que me fazia também acreditar mais em meninos, é que meu avô só teve filhAs (03), só teve netAs (05), mas só teve bisnetOs (eram 3, mas agora são 4, com o Gui). Eu achava que não iria quebrar a tradição, e não vou mesmo!!! O véinho tinha o santo forte, viu???? Além do que, eu e ele éramos grudadíssimos, então zero chance de algo em mim ser dissonante... Aliás, o lado palhaçal é dele todinho!!! às vezes faço macacadas e Mainha diz que parece que está vendo ele - o que só pode ser, infelizmente, pelo triste nariz que o pobre tinha e, infelizmente, veio diretinho para mim!!!!


Pois bem, contada a graaande novidade de semana, passemos por favor às comidas, que esse blog não é sobre maternidade, é sobre comilança, mesmo! Mas antes, fotos, que eu sei que muitos gostam de ver, e que meu lado exibicionista às vezes também dá as caras...




O pai babão de Gui

Os avós maternos de Gui

Nossa afilhada, que já disse que vem dormir aqui em casa, para me ajudar a cuidar do bebê - socorro!!! :)

Marcadores:

sexta-feira, abril 25, 2008

Dica sobre queijos

Aos de Recife, não posso deixar de passar uma dica que, para mim, funcionou super bem: a empresa de laticínios Produtos da Fazenda.
Trata-se de uma linha de produção de queijos do interior do estado, que tem vários tipos de queijos e derivados (incluindo creme de leite fresco, mascarpone e creme fraiche) e entrega em domicílio.
Eu fiz meu primeiro pedido hoje e, sinceramente, não me arrependi. Comparei os preços com os lugares em que eu compro os queijos mais ajeitadinhos (ou seja, que não são o coalho e mussarela de sempre, por exemplo!), e vi que compensa fazer o pedido à referida empresa, mesmo com a taxinha que eles cobram - até porque, vamo combinar que receber tudo fresco em casa é o máximo, hein?
Assim, o queijo de cabra e o cottage que usarei no almoço de amanhã foram produzidos ontem e entregues a mim hoje - ou seja, fresquíssimos! Só provei o cottage agora à noite, e achei ótimo, super leve, perfeito para meus patês saudáveis (sem maionese)!!!
Para quem se interessar, clique aqui !
PS: não estou recebendo nada pela propaganda, hein? É só para divulgar algo de que gostei.

Almoço em família

Mais uma vez eu prometi que não ia sumir de vez, e praticamente fiz isso... nem vou mais pedir desculpas, porque para isso eu teria que justificar a ausência e o motivo, obviamente, todos que passam por aqui já sabem... :)
Bem, como na próxima semana eu completo 12 semanas - ou os famossos 3 meses, a partir de então já poderei me considerar uma pessoa normal de novo, com riscos consideravelmente mais baixos para a gravidez. É que nesse comecinho os riscos são grandes, e por isso repouso e tranqüilidade são fundamentais.
Como eu não sou besta nem nada, marquei um almocinho em família aqui em casa amanhã. Nada de luxo e glamour, que eu ainda estou me resguardando. Só umas coisinhas simples, que já preparei hoje mesmo, e servirei amanhã. Tudo rápido e prático, que eu não posso passar muito tempo na beira do fogão!!!
O cardápio consistirá em:
Entradas - queijo brie com mel e torradinhas; patê de tomate seco (feito em casa, com os tomates desidratados que Marido trouxe de SP) também com torradinhas (dãããã).
Prato Principal - uma massa do livro Jamie na Itália, super fácil, que eu obviamente dei uma leve adaptada (quando eu colocar aqui, dou a receita e minhas alterações), acompanhando um filé no forno (algo como um rosbife) com um molho que pensei hoje e acho que vai funcionar bem. Vai ter também uma slaadinha de folhas com tomate seco e queijo de cabra (tentarei seguir a dica da Fer para o Edu, e assar o queijo de cabra. Porém, se a preguiça ou o cansaço foram grandes, vai in natura, mesmo).
Sobremesas - Pudim de leite coondensado e uma cheesecake "à minha moda", que eu fiz de acordo com a minha própria lógica (ui!).
São pratos simples, rápidos e que já deixei prontos de hoje. Apenas a carne e a montagem da salada serão feitos amanhã de manhã.
Volto já, trazendo as fotos e as receitas...

sexta-feira, abril 18, 2008

Indulging myself

Ontem à tardinha fui tomada por uma vontade de fazer um jantar especial, sem motivo algum, só para mim. Tinha um pequeno pedaço de posta de bacalhau já dessalgado na geladeira e, para aplacar meu desejo só tive que parar na peixaria do sacolão ao lado de casa e comprar os camarões e a pupunha. Ao chegar em casa minha filha e eu lemos um pouco e fui preparar o jantar dela que queria algo bem simples: salada e um talharim aos quatro queijos (o molho já estava pronto), dever cumprido dediquei-me ao meu jantar. De entrada fiz uma punheta de bacalhau, que comi pela primeira vez com a Larissa num bar delicioso e reproduzi em casa. O prato principal foram camarões puxados na manteiga e pupunha com amêndoas torradas. A vida é boa!

Punheta de bacalhau


Fiz no olhômetro: bacalhau dessalgado e desfiado, cebola roxa cortada em fatias finas, azeite extra-virgem da melhor qualidade, cheiro verde, sal e pimenta "do moinho". Misture tudo, leve à geladeira e sirva com salada verde ou com torradas. Teria ficado beeem melhor se eu tivesse feito no dia anterior.

Camarão com pupunha

Usei camarões pistola com casca e limpos, alho picado, manteiga, tomilho limão, sal e pimenta-do-reino, pupunha, amêndoas em lascas torradas na manteiga, cheiro verde.

Temperei os camarões com sal e pimenta, embrulhei a pupunha no papel de alumínio e levei ao forno até ficar macia, depois foi derreter a manteiga numa frigideira, juntar o alho, os camarões, o tomilho limão e só.



Marcadores: , , ,

quarta-feira, abril 16, 2008

Almoço no escritório

A maior dificuldade de quem trabalha fora e não consegue voltar para casa na hora do almoço é geralmente equacionar uma boa refeição com o bolso. Tal equação é um trabalho hercúleo quando se trata de São Paulo e quando se trabalha num local cercado apenas por bons restaurantes e a praça de alimentação do Iguatemi (detesto praça de alimentação por causa do barulho).
A verdade é que no escritório temos o hábito de almoçar por aqui e, vez por outra saímos para os restaurantes da região.
Some-se a resolução de entrar na dieta e passei a levar comida feita em casa. Meu sócio também aderiu e estamos ambos no mesmo barco.
Isto posto, meu almoço de segunda foi salada verde, com tomates, cebola roxa e pepinos, arroz integral com cenoura e castanha de caju e frango aos três cogumelos. Dá um certo trabalho, pois levo minha filha para escola às 7hs e na volta cozinho, me arrumo e saio voando, mas vale a pena.

Arroz integral com cenouras e castanhas

Foi a primeira vez que fiquei satisfeita com o meu arroz, saiu perfeito, nem empapado e nem mal cozido.
1 xícara de arroz integral (dei uma lavada antes), 1 punhado de arroz selvagem, 1 cenoura média ralada, um punhado de castanhas de caju quebradas, 3 xícaras de água quente (usei caldo de legumes caseiro), sal a gosto, óleo de canola.
Fritei um pouco o arroz, depois juntei a cenoura e as castanhas e em seguida coloquei o caldo de legumes. Usei a panela de pressão e deixei o arroz cozinhar por 20' em fogo baixo após pegar pressão, abri a panela e deixei por mais 5 minutos, sem a água secar totalmente desliguei o fogo, tampei a panela e esperei secar. Ficou delicioso.

Frango aos 3 cogumelos

Não me lembro das medidas, acho que foi 1/2 peito de frango com osso, 1 punhado de funghi porcini seco, 1 bandeja de shimeji e 1/2 bandeja de champignons frescos em lascas, 1/2 cebola em cubinhos, cheiro verde, vinho branco, pimenta do reino branca.
Hidratei o funghi em água quente. Cortei o peito de frango em cubos médios, temperei com sal, alho e limão. Cortei os cabos do shimeji. Numa frigideira de fundo grosso, coloquei manteiga e um pouco de azeite, juntei a cebola e após ficarem transparentes o frango. Deixei que fritassem um pouco, mas sem ressecá-los, adicionei todos os cogumelos, o vinho branco e cozinhei por alguns minutos. Assim que soltaram toda a água coloquei umas colheres da água do funghi. Experimentei, corrigi o sa, adicionei pimenta branca moída e ao final de tudo o cheiro verde.
Este é um prato deliciosamente nutritivo e que comporta inúmeras variações, já fiz com saquê no lugar do vinho, com shoyo, com pimenta dedo-de-moça.

P.S. as fotos estão toscas, pois só lembrei de tirar quando a frango já estava no tupper ware e o arroz ainda estava na panela.

Marcadores: , , ,

segunda-feira, abril 14, 2008

Desvendando segredos

O chef americano Todd Wilbur há 15 anos se dedica a desvendar o segredo das receitas mais famosas das redes de fast food americanas. Quem nunca quis saber como é feito o sanduíche do Arby's, ou a cebola do Outback ou as maple sweet potatoes do Tony Roma's? Está tudo lá no site Top Secret Recipes. Em entrevista ao portal G1 ele disse ter desvendado a fórmula da Coca-Cola e, que atualmente ele escolhe as receitas através dos e-mails que recede dos leitores.
Bóra lá testar algumas receitas pra ver se é tudo isso mesmo?

Marcadores:

quinta-feira, abril 10, 2008

Ah, o Pandoro!

Bom, após um período mais que sabático, resolvi dar às caras neste blog tão querido. Às vezes realmente precisamos nos afastar de lugares dos quais gostamos. São as peças que a vida nos prega.
Neste longo período continuei a encontrar com as amigas que conheci aqui, apesar de não ser com a intensidade merecida. Também não deixei de ler os outros blogs e, muito menos deixei de cozinhar.
É bom voltar num momento tão especial: a gravidez da partner!
Depois, não tinha mais cabimento ficar tão distante quando , simultaneamente, uma das bandas que mais gosto : o Portishead – que há 10 anos não lançava um disco – resolveu alegrar os fãs e o meu bar favorito no mundo todo: o Pandoro reabriu após um longo hiato.
Receber um telefonema me avisando da reabertura me encheu de felicidade.
Freqüento o Pandoro desde criança; meu avô sempre me levava para comer pastel ou tomar “sorvete quente”. Ele gostava da mesa redonda perto do balcão do genial Guilhermino, pedia umas Cerpas bem geladas, um balde de gelo para colocá-las e uma porção mista de pastéis de carne, palmito e queijo.
Ficávamos conversando da vida, e como eu era feliz por compartilhar este momento com ele. Eu o acompanhava tomando um “caju amigo fake”, ou seja, sem álcool.
Durante muitos anos fizemos isso.
Lá vivi momentos memoráveis. Lembro do Luís, do Salles (que virou maitre do finado Esplanada Grill), do Santana.
Lembro de uma vez, já adolescente, quando uma amiga e eu fomos a uma festa que era um mico total e decidimos ir embora, detalhe estávamos sem dinheiro. Andamos até o Pandoro e lá o Luís nos colocou num taxi e mandou que não nos preocupássemos. Lembro de levar meu convite de casamento para o mesmo Luís e ele se emocionar, pois me conheceu pequena. Lembro de chorar minha separação por lá também.
Minha família toda é freqüentadora de lá e eu iniciei minha filha quando precisei fazer fisioterapia na clínica que fica ao lado.
Ela é louca pelo pastel de queijo, já eu prefiro o de palmito e o meu pai o de carne. Lá, o Santana a pega pela mão e vai até a banca de jornal em frente comprar revistas para ela. Lá, eles me trazem pepinos e salsão aperitivos. Lá, nunca falta o salsão no Bloody Mary (creiam-me vários bares de São Paulo servem Bloody Mary sem salsão). Lá, eles já sabem que a Sabrina, heresia das brabas, gosta de comer o pastel com catchup.
Lá, você pode chegar vestindo Black Tie ou recém saído do clube. Lá, você sempre vai encontrar algum amigo/a.
Lá, ninguém vai lhe importunar se ficar horas tomando uma água e lendo o jornal. Aliás, lá quando uma revista se esgota na banca sempre tem um freqüentador disposto a lhe emprestar a dele.
Lá, os garçons sabem do jeito que eu gosto do meu whisky e fica exatamente igual ao que preparo em casa.
Lá, todos os sábados um freqüentador chegava com seu charuto e sentava bem perto do janelão, pedia um vinho e ficava horas até o charuto terminar.
Lá, você pode comer um incrível sanduíche de bife à milanesa.
E é para lá que eu irei na semana que vem com minha filha, e juntas tomaremos um suco e comeremos, eu um pastel de palmito e ela um de queijo. Então ela me contará o que aprendeu na escola e eu viverei um daqueles momentos de felicidade plena.
*Algumas partes deste texto teriam que ser escritas no tempo pretérito. Não o fiz, pois estou esperançosa de que apesar da mudança de dono e da nova decoração o espírito do Pandoro continue o mesmo.

Marcadores: ,

quarta-feira, abril 09, 2008

Fotos e volta leeeenta à cozinha

Como vocês devem ter notado, eu estou mesmo numa rotação beeeem lenta neste período... :)


Mas, conforme prometi, vou mostrar a vocês fotos da minha barriguinha, que confortavelmente abriga José Guilherme ou Maria Clara, e que a cada dia mostra todo o seu poder de expansão! Aliás, não só a barriga...


Mas não esperem uma barriga enoooorme, pois estamos apenas com 9 semanas (ou 2 meses e uma semana, para quem só consegue contar por meses), então é só um buchinho, mesmo... Ainda dá para confundir com sobrepeso... hehehehehe Enfim, ansiosos por fotos, rolem a página para baixo!


Mas, como a temática aqui continua sendo cozinha, estou tentando voltar aos poucos. Ainda não posso passar muito tempo em pé, e estou sendo obrigada, coagida a comer muuuitas frutas, verduras e laticínios, o que me deixa um pouco sem inspiração, já que a dieta é meio limitada, e sem muita paciência para invencionices. Claro que às vezes eu dou uma fugida básica, mas bem de leve, e preparo coisas que embora não sejam lá muuuito saudáveis, pelo menos não são fritas e tals.


Como semana passada, em que me deu vontade de comer o já consagrado pastel assado, que rodou a blogosfera, mas bombou mesmo foi no Rainhas do Lar.

Para ser minimamente saudável, recheios de queijo e presunto magro de peru, e no outro frango com requeijão e orégano. Delícia, sempre!!! Não é lá algo bonito, nutritivo e tals, mas quebra um galhão na hora de comer uma besterinha rápida, na moral!
Por fim, depois deste post looongo, como algumas pessoas me perguntaram sobre o que eu estou sentindo com a gravidez, aqui vai:
- fome, muuuuita fome! Mas é preciso se controlar, para comer certinho e de maneira equilibrada. Ingerir muitas frutas, muuuitos derivados de leite (o bebê suga muuuito cálcio), aliemntos ricos em ferro e água, muita água.
- não tive muitos desejos, só na 6ª ou 7ª semana, em que toda noite eu queria comer pizza. Qualquer pizza, mas tinha que ser pão com molho e queijo derretido!!!
- às vezes rola um enjôozinho de leve, mas só fico nisso, ainda não vomitei nenhuma vez. E quando sinto que estou começando a enjoar, tenho um estoque de picolés de fruta, especialmente limão, no congelador, que me salvam rapidinho!!!
- tenho tido muito sono, mas às vezes, quando acordo de madrugada para lanchar (mesmo tendo comido bem antes de dormir, às vezes bate uma fome looouca de madrugada, e aí, tome iogurte!) e demoro um bocadinho para dormir.
Bem, acho que é isso... Ainda não temos idéia do sexo, e só começarei a comprar coisas e ver quartos depois da 12ª semana, quando terei "alta" de meu repouso. Até lá, vocês vão ter que me aguentar assim, nessas três rotações: parada, quase parada, e paraaando...

Essa foto tiramos aqui em casa, na quinta-feira, dia 03/04/2008. Já estávamos com 8 semanas completas. Não reparem na minha falta de arrumação, nem na cara de sono eterna...



Aqui foi no dia 05/04/2008, o primeiro evento social a que levamos o bebê. O casamento de um amigo de Marco Aurélio, no qual passamos pouquíssimo tempo, pois eu ainda não posso me descuidar. repouso sempre, até 30 de abril!!!

terça-feira, abril 01, 2008

ESCLARECIMENTOS e GRAVIDEZ

Olá, meus caros amigos do Fouet!!!
Em primeiro lugar, sinceras desculpas pela ausência total. Muitos me mandaram e-mails perguntando se eu ainda estava viva - sim, estou! - e quero agradecer pelo carinho de sempre e pela preocupação.
Em segundo, mas não menos importante, quero AGRADECER pelos parabéns pelo meu aniversário! Muuuito obrigada! Estejam todos certos de que recebi, sim, as melhores vibrações no dia 19, e de que desejo sinceramente tudo de bom em dobro para cada um de vocês!
Em relação à "polêmica" que eu vi que rolou nos comentários, acerca de quem é quem aqui no Fouet, vamos aos esclarecimentos: Eu e a Dani nos conhecemos a partir de comentários deixados no Rainhas do Lar e, depois de muitas conversas no msn, ela me disse que estava com vontade de criar um blog de comida, e me convidou para, com ela, escrever o Fouet. Daí, ela mesma contratou os serviços de um webdesigner profissional (por isso o layout é tão lindo e fofo), resolveu tudo e, quando o blog tava prontinho, já no ar, eu me juntei a ela na empreitada de levá-lo adiante.
Ocorre que, com o passar do tempo, se por um lado a vida da Dani se movimentou mais, e ela foi ficando com menos tempo de postar as delícias dela aqui no Fouet, de outro lado a minha vida deu uma acalmada boa, e eu felizmente passei a ter mais tempo disponível para cozinhar e postar, fatos estes que, aliados à minha já conhecida verborragia, fizeram com que eu passasse a escrever muito mais no Fouet, o que levou inclusive algumas pessoas que só chegaram aqui exatamente nessa época a achar que eu era a dona do Fouet, o que, como já dito, não é verdade. Eu sou caroneira!!! kkkkkkk
Então, aqui está explicada a origem da segunda "postante", no caso, a Dani. Já a terceira "postante", a Liana, ela é amiga da Dani, e também não postou tantas coisas, por isso alguns de vocês não a conhecem. Aliás, também eu não a conheço (oi, Liana!), mas segundo a Dani, é uma pessoa ótima.
Por fim, como vocês já devem ter entendido, a Liana é que foi ao lançamento do filme Estômago, e não eu, até porque o evento ocorreu em SP, e eu estou na província (Recife/PE). Mas em breve pretendo assistir ao longa no cinema. Tanta gente falando tão bem, que não deve ter erro, né???
Espero, enfim, ter esclarecido as coisas aqui: escrevem no Fouet e Dani, a Liana e a Márcia (eu), e para saber de quem é o post, basta olhar ao fim dele, perto dos comentários, que lá haverá a autoria: "Por Fulana".
Finalizando (juro que estou no fim!), queria explicar o porquê de meu sumiço - não que eu precise, mas como sei que quem vem aqui mesmo com tanto tempo sem posts é porque gosta meeesmo da gente, gostaria de informar que teremos um Baby-Fouet em breve!!! Sim, caros amigos e amigas Fouet-zeiros: estou gravidíssima!!!! Ainda no comecinho, e ainda de repouso, pois os primeiros meses inspiram cuidados, mas estamos (eu, Marido, a família toda e os amigos tb!) muuuuito felizes!
Por isso eu estava tão ausente - necessidade de repouso + sono, muuuito sono + falta de disposição para ficar sentada no computador + proibiçaõ de ficar muito tempo em pé, o que normalmente se faz quando cozinhamos = ausência do Fouet e dos blogs amigos.
Volto em breve (pelo menos espero) com receitas que puder fazer sem esforço, e com as primeiras fotos da já proeminente barriguinha!