terça-feira, setembro 26, 2006

Carême

Adoro livros da história da culinária e recomendo o escrito por Ian Kelly sobre a vida de Antonin Carême, o grande chef. Nasceu no século XVIII e revolucionou a gastronomia aperfeiçoando receitas e criando clássicos como o molho bechamel, o veloute, o vol-au-vents. A ele é também atribuído o uso da toque - aquele chapéu que os chefs usam.
Os banquetes intermináveis e as receitas me chamam atenção pelo grau de dificuldade e número de ingredientes. Uma particularmente é um exercício de paciência além de ser praticamente inexequível nos dias de hoje, pois o custo seria altíssimo. Ela me divertiu um bocado só de pensar na execução.
"Salmão À La Rothschild (19 rue Laffite,Paris,1835)
Esta receita exige quatro garrafas de champagne, quantidade suficiente de fatias de trufa para cobrir um salmão grande, além de mexilhões, trilhas, rabos de lagostim e paciência para cobrir um peixe com uma massa feita de outro peixe.
1 enorme salmão, 4 garrafas de champagne, 450g de trufas, aparadas e fatiadas, 20 lagostins pequenos, 1/2 kg de mexilhões cozidos no vapor, 5 solhas pequenas, 24 trilhas, 4 merluzas, 1 bisnaga de pão dormido, aprox. 2l de caldo de peixe, 170g de manteiga, 1 colher de sopa de molho béchamel grosso, 3 gemas, 1 clara, 170 g do melhor mirepoix, cerefólio, salsa, estragão, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, vinagre de estragão".

Alguém se habilita?