sexta-feira, setembro 29, 2006

O Ceviche

O ceviche é um dos pratos de que mais gosto. Como vocês perceberão eu sou alucinada por peixes e frutos do mar. Além de ser facílimo de fazer e de cair como uma luva para o nosso clima ele me traz recordações muito boas da infância e adolescência.
Estudei com um casal de irmãos a vida toda que são descendentes de peruanos, o que implicava em jantares com muito ceviche e aji de galina (yummy)e eram jantares sempre recheados de risadas e muito mais muito jazz. E eu sempre olhava para aquele prato e me perguntava será que um dia eu farei tão bem? Um belo dia a mãe dos meus amigos, que já tinha me contado quais eram os ingredientes, resolveu me chamar e fazer o prato na minha frente. A partir daí ele virou campeão de audiência em casa. O que ela fazia era com peixe branco, preferencialmente o linguado. O que fiz hoje é de salmão. A receita do ceviche com peixe branco eu darei outro dia pois os ingredientes são diferentes.

Eu realmente não me lembro das quantidades exatas porque faço na base do olhômetro mesmo, mas acho que foi mais ou menos isso:

250g de salmão cortado em lascas
suco de 1/2 limão ou um pouco mais
a mesma quantidade de azeite extravirgem
flor de sal (mas serve o velho e bom sal mesmo)
pimenta branca moída na hora
Dill
1/2 cebola roxa pequena cortada em finas fatias (eu deixei de molho na água morna pra quebrar um pouco o ardor)
Pimenta rosa quebrada com a faca.

Agora é só misturar tudo numa vasilha e deixar marinando por pelo menos 2 horas.
Image Hosted by ImageShack.us