sexta-feira, setembro 29, 2006

Salmão com Maracujá

Gente,
como essa foi a receita que vocês mais comentaram, inclusive a minha partner, vou contar aqui como eu faço.
Agora, são necessárias duas advertências básicas: primeiro, que ela é muuuito mais simples do que se possa imaginar, e segundo, que vou ficar devendo as fotos, porque o blogger é muito lento e o outro site que a Dani usa eu ainda não apendi a operar...
Assim, dentro das possibilidades, segue a receitinha.
Eu já tentei fazer ele cozido no suco de maracujá, mas fica muito ácido.
A melhor forma que achei, então, foi primeiro passando o salmão na grelha, ou frigideira com teflon.
É sempre bom lembrar que a gente passa o azeite no peixe, e não na frigideira, como ensina o Oliver, e que ela deve estar bem quentinha, quando colocarmos o peixinho lá...
Para o molho, para duas pessoas eu pego mais ou menos uns 3 maracujás grandes, coloco a polpa no liquidificador com um mínimo de água, e pulsar nele, só pra soltar as sementinhas.
Depois, a gente coa o suquinho suuuper concentrado, e joga na panela, junto com umas 2 colheres de sopa de mel, e uma pitadinha de sal - se você for chiquerérrima como a Dani, você joga lá suas pétalas de sal, que deve ficar ainda mais saboroso!!!
Aí, fica lá, dando aquela mexidinha gostosa - não me entendam mal, que esse é um blog de família, e eu sou quase uma criança!!! - até ele dar uma encorpada, o que deve levar, sei lá, uns 15 minutinhos??? Acho que é por aí, mas vocês sabem como é, né?
Por fim, eu coloco aproximadamente uma caixinha de creme de leite, mas se for pouco menos, você coloca menos, é só pra dar aquela cremosidade, mesmo.
Como opcional, sugiro uma pitadinha de pimenta, raladinha na hora.
E sempre, sempre, ficar provando, pra testar o sal e se não é necessário mais um melzinho, pra adoçar.
É isso.
Fala sério que todos esperavam mais, né???
Prometo que assim que eu fizer, posto as fotos por aqui.
Mas se alguém aí gostar e resolver testar antes, pode mandar a foto que eu peço pra Dani publicar, tá? Ou, se for uma de nossas comadres blogueiras, publica em sua própria casinha.
Abraços, e um ótimo fim de semana a todos.