sexta-feira, dezembro 29, 2006

Receitas do Natal muito legal

Conforme prometido, vou postar aqui as receitas que garantiram o bucho cheinho neste Natal de 2006, no nosso lar-doce-lar:
BACALHAU A ZÉ DI PIPO
1 kg de bacalhau já dessalgado e desfiado (eu cortei em lascas um pouco mais grossinhas, pra dar para sentir mais o gosto)
1 kg de batatas cozidas
1 kg de cebolas cortadas em rodelas fininhas (eu usei o processador, mesmo, e ficou ótimo)
1 latinha de azeite (usei muito mais, quase 500 ml, mas é que sou muuuito exagerada, mesmo!)
1 lata de creme de leite (achei pouco, usei 2 caixinhas)
3 colheres de sopa de manteiga
1 vidro grande de maionese
1 pacote de queijo ralado (daquele de pacotinho, mesmo)
Para começar, a receita manda você dar uma leve aferventada no bacalhau. Como eu dessalguei bem certinho, como manda o figurino (em 24h, na geladeira, com água sempre gelada, trocando a água a cada 5 horas), ele ficou meio molinho, e aí achei melhor não levar ao fogo com água. Adaptei a receita, e levei-o ao fogo com um tiquinho de azeite (que roubei das cebolas aí em baixo), só para ele perder a água e a molenguice, e ficar mais firmezinho.
Aí, você coloca muuuiito azeite numa panela grande, e joga lá as rodelas de cebola. Elas têm que ficar molinhas, cozidas no azeite, e não refogadas - isso garantirá um leve adocicado a elas. Eu usei muito azeite e tampei a panela, mexendo de vez em quando. Tirei apenas umas 2 colheres de sopa quando o azeite tava bem quente, para refogar o bacalhau - como eu expliquei acima.
Em outra panela, amasse a batata para purê, misture a manteiga (pode colocar mais se quiser), um pouco de sal, e leve ao fogo. Quando já estiver no ponto, acrescente o creme de leite e mexa mais um pouco. Finito.
Pronto, a base da receita está aqui. Se vc for fazer na hora de servir, já pode montar o prato. Se for usar apenas dias depois e quiser congelar, só faça a montagem quando ele estiver totalmente, completamente, absolutamente FRIO, senão ele azeda. Mesmo!!!
A montagem é assim: unte um pirex grande (a receita rende para chuchu!!!) com margarina, coloque o purê, jogue o bacalhau por cima, depois as cebolas deliciosamente cozidas em azeite, e por fim cubra com a maionese e polvilhe o queijo ralado.
Aí, é só levar ao forno pré-aquecido, até dourar o queijo de cima e ficar com um visual suuuper apetitoso!!!
SALPICÃO DE FRANGO DEFUMADO
Essa é uma receita super versátil, que a gente faz com o que tem em casa, mesmo.
Para este, eu usei um frango defumado desfiado, um pacote de macarrão tricolor, 300 gramas de queijo prato em cubinhos (pode ser qualquer um desses mais fraquinhos, como mussarela, estepe, para não brigar com o frango), 200 gramas de presunto picadinho, 1 lata de milho verde, 4 maçãs nacionais (aquelas vermelhinhas pequenas, mas pode tb ser da verde - só não aconselho aquela argentina, que é muito massuda), passas sem caroço.
O tcham dele é o molho, que leva cebola raladinha ebm pequenininha, maionese, creme de leite, um tico de catchup e molho inglês (não tanto q fique forte, mas um pouco mais do que aquela gotinhas que costumamos usar).
É isso. Fácil, né? E fica bem gostosinho, pode provar.
O arroz com castanhas era arroz lavado, mesmo, e eu joguei umas castanha levemente picadas (coloquei num saquinho bem limpo, e meti-lhes o batedor de carne - com suavidade e em poucas vezes, viu??).
A tábua de frios foi comprada pronta, e tinha também um rotoloni de queijo com presunto, e um nhoque com molho branco e espinafre, mas essas receitas eu não tenho, pois os pratos foram encomendados numa Rotisserie óóótima aqui de Recife. Chama-se stupenda.
Depois de tanto falar, eu só digo mais uma coisa: façam esse bacalhau - é divino!!!