segunda-feira, dezembro 18, 2006

Sobremesa

Vocês já devem ter percebido que a formiga do blog é a partner, mas de vez em quando assim como a Dadivosa tem vontade de "bater um bolinho" eu fico com vontade de comer um docinho. Um dos meus doces preferidos também é facílimo de fazer e aproveitando que ganhei um maçarico (porque tem gente doida nesse mundo de meu Deus!; e que tive ajudante pra usá-lo pois do jeito que sou estabanada eu certamente colocaria fogo na casa)acabei fazendo o Creme Brulée. O maçarico dá todo um charme, mas quem não tem pode caramelizar o açúcar esquentando uma escumadeira ou colher na boca do fogão e colocando em seguida no açúcar salpicado sobre o creme.

Ingredientes para 4 porções
6 gemas
75g de açúcar
1/2 fava de baunilha
500ml de creme de leite fresco
1/2 manga haden grande, cortada em cubos
2 colheres de sopa de açúcar cristal ou o suficiente para cobrir o creme

Modo de preparo

Misture as gemas com o açúcar usando um fouet, se estiver com preguiça use a batedeira mesmo. Corte a baunilha no meio no sentido do comprimento e passe as costas da faca retirando as sementes e coloque-as na mistura das gemas. Junte o creme de leite, mexa bem e reserve. Distribuas as mangas nas formas e despeje o creme. Deixe assar em banho-maria por cerca de 50 minutos em forno aquecido a 175º (o meu estava mais alto, pois meu fogão é do tempo do onça). Tire do forno e deixe esfriar. Se preferir coloque na geladeira. Na hora de servir salpique o açúcar e dá-lhe maçarico.

P.S. também faço uma variação com capim-santo que postarei assim que tiver uma foto pra vocês verem que beleza.