domingo, dezembro 10, 2006

Tender


Para mim, indispensável nas festas de fim de ano não é o peru, mas sim o tender. Não é uma tradição de aaaanos a fio em minha família, vem de uns 10 ou 15 anos para cá apenas, mas é sem sombra de dúvidas o meu prato preferido no Natal e, se possível, no Ano Novo também!!!

Este ano farei apenas no Natal, pois no Reveillon prepararei Bacalhau a Zé do Pipo, esta sim uma receita tradicionalíssima de mainha, extremamente fácil de fazer e maravilhooosa de comer!!! Para se ter uma idéia, durante muitos anos essa foi a única receita com bacalhau que eu comia, pois detestava o tal peixe, exceto preparado desta forma. A receita dele eu posto em breve...

Já o tender, esse é mais fácil de preparar do que roubar pirulito de criança. Basta fazer aquelas clássicas cruzinhas em cima dele, com a ponta da faca, que é para não ferir o tadinho. Espetar cravos da índia nas junções dos cortes, banhá-lo com suco de abacaxi natural bem forte e concentrado, mel e muuuita manteiga.

Después, é só cobrir o bichinho com papel alumínio, colocá-lo no forno e, de tempo em tempo, regá-lo com a caldinha que se forma. Desde já aviso a quem nunca o preparou: demora um bocadinho, sim. Quando ele estiver cozido, é só tirar o papel, para que ele possa pegar aquele tom dourado magnífico.

Na hora de servir, deito minha bolinha sobre uma cama de alface crespa, e ao seu redor aparecem pêssegos em conserva com cerejas e/ou ameixas.

O molho que sobrou na assadeira tem lugar de honra na molheira chique e elegante, of course. Mas não sem antes ter passado uns minutinhos no fogo, sendo reduzido, até ficar beeem cremoso e ainda mais fantástico.

Ai, ai, não vejo a hora de chegar logo o dia 24...