segunda-feira, janeiro 15, 2007

O primeiro livro

O meu não foi bem um livro foi um caderno de receitas herdado da minha avó e das minhas tias, daqueles que de tão manuseados precisou de um trato especial, por fim acabei reescrevendo as receitas em outro apesar de ter guardado o original.
A filhota já está lendo e sempre gostou de me ajudar na cozinha. Desde pequenina ela me ajuda a preparar bolos, omeletes, kibe, amassar massas, fazer cookies, enfim tudo o que uma criança é capaz de fazer numa cozinha sem correr riscos.
Semana passada estavamos na Livraria Cultura quando a Sassá viu um livro de culinária infantil e pediu pra eu comprar. Chegamos em casa e ela resolveu que faria a "Torta Pic-Nic" e a "Poção Sanguinária do Felipe" o acompanhamento foi salada verde e um filé grelhado. Tudo simples e delicioso. Nem preciso dizer que a melhor parte foi ver a filhota cozinhando. Eu piquei os ingredientes, ajudei com a massa e o resto foi ela quem fez.


"Torta Pic-Nic"
1 xícara de brócolis cortados em pedaços bem pequenos (os meus estavam pré-cozidos e congelados)
1 colher de sopa de alho poró picado
sal, pimenta e noz-moscada
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manjericão picado
1 xícara de leite
3 ovos
1 xícara de queijo minas meia-cura ralado ou picado (não tinha e usei gruyere)
125 gramas de manteiga
250 gramas de farinha de trigo
parmesão para polvilhar (não tem na receita mas em casa todo mundo adora)

Primeiro fazemos a massa apenas misturando manteiga, sal e farinha. Depois é só amassar bem, fazer uma bola, cobrir com plástico e deixar descansar de 30 a 40 minutos. Após é só abrir e colocar numa forma de fundo falso.

Recheio

Refogue o alho-poró e o alho no azeite até dourar, coloque o brocólis e cozinhe por 5 minutos. Numa vasilha misture o leite com os ovos e com o queijo depois junte o brócolis refogado e o manjericão. Tempere com sal, pimenta e noz moscada, coloque cebolinha, sal, pimenta e a noz-moscada. Despeje a mistura na forma e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno até dourar.



Photobucket - Video and Image Hosting


Poção Sanguinária do Felipe

2 xícaras de melancia gelada em cubos
2 xícaras de morangos gelados bem vermelhos
2 xícaras de água de coco gelada
2 colheres de sopa de açúcar

Mais fácil impossível: bata tudo no liquidificador e beba!