quinta-feira, janeiro 04, 2007

Trans

O grande assunto da moda hoje em dia são as gorduras trans.
É um tal de tudo quanto é anúncio na TV informar que tal ou qual produto é livre de gordura trans, que é uma festa!!!
Mas aí, eu me perguntei: que bexiga são essas tais trans???? Para que (não) servem? Que mal causam???
Como essa também pode ser a sua dúvida, caríssima(o) - pq o marido sempre passa por aqui, mesmo sem comentar - resolvi dar uma googlada, para descobrir.
Há milhares de lugares que informam tudo sobre o tema, mas um dos mais fáceis de entender e completinhos que achei foi o que vou copiar abaixo, que está na wikipedia.
"Gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados. São considerados especiais devido à sua conformação estrutural. Nos ácidos graxos cis, que é como geralmente são encontrados os ácidos graxos na natureza, os átomos de menor peso molecular encontram-se paralelos, e nos ácidos graxos trans, os átomos de menor peso molecular estão dispostos na forma diagonal. O ângulo das duplas ligações na posição trans é menor que em seu isômero cis e sua cadeia de carboidratos é mais linear, resultando em uma molécula mais rígida, com propriedades físicas diferentes, inclusive no que se refere à sua estabilidade termodinâmica. Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano, sendo que são resultantes de um processo chamado de hidrogenação. O objetivo desse processo é adicionar átomos de hidrogênio nos locais das duplas ligações, eliminando-as. Mas a hidrogenação é geralmente parcial, ou seja, há a conservação de algumas duplas ligações da molécula original e estas podem formar isômeros, mudando da configuração cis para trans. Existem dois tipos de hidrogenação: A biohidrogenação, que ocorre quando os ácidos graxos ingeridos por ruminantes são parcialmente hidrogenados por sistemas enzimáticos da flora microbiana intestinal destes animais; E a hidrogenação industrial. Nesse processo são misturados hidrogênio gasoso, óleos vegetais poliinsaturados, um catalisador que geralmente é o Ni, sob pressão e temperatura apropriadas. Esse processo vai resultar em ácidos graxos com ponto de fusão mais alto, devido a orientação linear nas moléculas trans e ao aumento no índice de saturação, e maior estabilidade ao processo de oxidação lipídica.

Fontes
Estão presentes em muitos alimentos industrializados, como biscoitos, bolos confeitados e salgadinhos. A gordura trans é muito utilizada nestes produtos por aumentar sua validade e dar mais crocância, mas é extremamente nociva para o organismo. Embora alguma gordura trans seja encontrada na natureza (no leite e gordura de ruminantes como vaca e carneiro), a maioria é formada durante a manufactura de alimentos processados. Em muitas áreas a gordura trans dos óleos vegetais parcialmente hidrogenados substituiu a gordura sólida e óleos líquidos naturais. Os alimentos que mais provavelmente contêm gordura trans são frituras, molhos de salada, margarinas entre outros alimentos processados.

Prejuízos
Gordura trans age como a saturada ao elevar o nível da lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL ou "colesterol ruim"),isso faz com que os níveis de absorção da lipoproteína de alta densidade ( HDL, o colesterol bom)sejam prejudicados, sendo que esta é responsável pela remoção de LDL do sangue. Isso aumenta as chances do aparecimento de um arterioescleroma, isto é, a placa de gordura em veias e artérias. Está associada também a obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos.Sabe-se pouco sobre como a gordura trans é incorporada no tecido cerebral do feto e membranas celulares.

Rotulagem e Legislação
Com um maior controle sobre a alimentação humana, as autoridades em saúde determinaram que, em rótulos , venha determinada a quantidade de gordura trans contida por porção. O Valor Calórico Diário antes considerado 2.500 calorias, decaiu em valor devido à grande quantidade de gorduras trans utilizadas, diminuindo para 2.000 calorias.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans"