quarta-feira, janeiro 10, 2007

ZUU


Como vocês sabem, eu morei em Brasília por 2 anos, em 2004 e 2005.

Preciso dizer que antes de ir para lá achava a cidade UÓ, péssima, monótona, sem opções de diversão e tals, impressão que mudou absolutamente depois que me adaptei ao local. É verdade que ao clima eu realmente não consegui me adaptar, a secura me fazia muuuito mal, dores de cabeça e quase-desmaios constantes, mas no resto eu passei a achar a cidade excelente para morar, em especial porque, diferentemente de Recife, lá ainda não há tanta violência urbana e engarrafamentos, pelo menos não no Plano Piloto.
Uma das coisas que me fez gostar muito de BSB foram seus restaurantes - a ponto de voltarmos lá em julho de 2006 só para rever amigos e frequentar nossos locais preferidos de comer - uma verdadeira orgia gastronômica.
Aqui eu preciso falar de uma contradição: Recife é considerado o 3º pólo nacional de gastronomnia, perdendo apenas para RJ e SP, mas por incrível que pareça, eu não conheço muuuitos dos bons restaurantes de minha cidade. Primeiro, pq gostamos tanto de uns, que repetimos até cansar (mas nunca cansamos, então...), e em segundo lugar, pq em 2006 tivemos muitos programas caseiros, internos e casamentos, e durante a semana marido é professor universitário, de maneira que faltavam noites para todos os restaurantes que queremos conhecer. Essa é uma firme meta para 2007!!!
Então, mesmo Recife sendo mais robusta que BSB em termos gastronômicos, é lá que eu tenho meus restaurantes favoritésimos. E pensando nos nossos milhaaares de leitores (não custa sonhar) que moram ou passam por Brasília, resolvi dar aqui minha humilde indicação.
Trata-se do ZUU, um restaurante contemporâneo que fica na 210 Sul. A Chef de lá é super conhecida na cidade, Mara Alcamin, e é dona de outra maravilah, o Universal Dinner, que segue uma linha mais despojada e é tido como GLS - com uma comida tb deliciosa.
Mas o ZUU (sigla que até onde sei não significa nada) é especial. O ambiente é amplo, com pé direito alto, e fica-se vendo sempre a cozinha, que funciona a pleno vapor. A louça é boa, a adega é bem legal (pelo site há 150 rótulos), e os garçons - atenão especial - não são nem um pouco invasivos. Tudo parece ser feito exclusivamente para você, e chega no ponto certinho à mesa.
Como (quase) tudo o que é bom, o preço lá é bem salgadinho, mas para AQUELE jantar com certeza vale a pena. É o tipo de lugar que vira facinho seu restaurante preferido - foi assim comigo.
O ZUU é super novo, mas já recebeu uma estrela no guia 4 Rodas, e se você estiver em Brasília, vale a pena descobrir o porquê...
PS: se tivermos algum leitor de Brasília que quiser falar sobre ele ou outro restaurante, os comentários tão aqui pra isso!!!