sábado, dezembro 30, 2006

Mais Natal

Como eu já havia comentado, nesta quinta-feira eu recebi alguns amigos aqui em casa, a pretexto de assistirmos ao vídeo do casamento de um deles - animadíssimo, por sinal. Festão total.
No velho esquema cada-um-leva-uma-coisa, eu ofereci um Bacalhau a Zé do pipo (receita abaixo), arroz e uma receita que inventei no dia: Quiche de Frango Defumado (receita no final do post).
Um casal ficou de trazer a sobremesa, outro de trazer algo salgado, mas que não especificamos, e um terceiro casal traria uma tábua de frios. Sendo assim, desencanei dos petiscos. Mas....
...mas Murphy sempre está ao nosso lado, e 20 minutos antes da hora marcada, o casal que traria a tábua de frios me ligou, dizendo que não poderiam vir. Medo-pânico-estresse!!!! O que eu faria àquela hora???
Mas ele não contava com a minha astúcia... uma prevenida vale por duas, e aí eu fiz um patê de tomate seco (divino - ricota, tomates secos e creme de leite processados), peguei as castanhas que seriam do arroz e as usei como petiscos, e aqueles damascos secos, para os quais eu havia pedido sugestões de uso, por sorte não haviam sido usados antes, visto que não tive tempo de preparar mais nada antes do eventinho. Aí, peguei-os e piquei beeem picadinhos. Misturei com cream cheese e requeijão, e tchãn-rãn!!! Que patê fantástico acabara de ser inventado!!! Quer dizer, para mim foi inventado, pois eu nunca havia comido em lugar nenhum...
Questão resolvida, fomos aproveitar a noite, que ainda contou com outros patês e um carpaccio delícia que o outro casal trouxe, e teve como grand finale - grand mesmo - essa cheese cake aí da foto, que é a sobremesa mais leve que já comi na vida!!! Delícia demais da conta!!!! Ainda bem que é de uma doçaria aqui perto, dá para encomendar facinho - e isso será feito, espero, pq o trem é mesmo bom!!!
O momento foi ótimo, com amigos queridos e super divertidos. E o jantar, modéstia à parte, tava muito gostoso. O bacalhau apurou bem o azeite, e foi um sucesso total - ainda bem. E a quiche que eu inventei, bem, perto do tanto que o bacalhau tava bom, ficou meio ofuscada. Mas tb é uma gostosura, que espero repetir mais vezes por aqui.
Para fazer a quiche, eu usei a massa básica de quiches da Partner: 100 grs. de manteiga, 200 grs. de farinha e 1 ovo. Enquanto pré-assava a massa, fiz o recheio. Coloquei umas 4 fatias de bacon no microondas para ficarem crocantes.
Levei ao fogo um fio generoso de azeite, e lá refogeui uma cebola picadíssima. Quando ela estava transparente, joguei o frango defumado desfiadinho (era um frango inteiro, mas não sei o peso). Dei aquela refogada, e quando já estava mais apurado, misturei à parte uma xícara de leite com duas colheres de sopa de farinha de trigo, e joguei no frango. Mexi e remexi, e depois acrescentei uma caixinha de creme de leite e o bacon - que a essa altura já estava cortado em quadradinhos.
Finito. Foi só rechear a massa, colocar queijo mussarela ralado e levar mais ao forno, para dar aquela douradinha básica. Ótima alternativa para se usar o frango defumado, que tem um gosto super marcante e não dá para usar em qualquer receita.
Como a mesa de centro fica mais perto dos lugares de sentar, as coisas aos poucos foram sendo levadas para lá. Vejam a zona...
Minha invencionisse da vez: patê de cream cheese com damascos secos
PatÊ de tomates secos que eu faço: para mim, é o melhor que tem. E não, eu não sou modesta quanto a isso!!!
Para finalizar uma noite agradável, uma sobremesa à altura: agradabilíssima.