sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Pão de ervas



Depois de ver tanta gente elogiando a receita, não consegui me segurar e resolvi fazer o Pão de Ervas da Andréa Espíndola.

A melhor parte dele, sem dúvidas, é a praticidade, visto que o modo de fazer consiste unicamente em colocar os ingredientes no liquidificador e misturar a farinha de trigo, o que, vamos combinar, é uma mão na roda para dias de preguiça...
Fiz apenas meia receita, pois os comentários davam conta de que uma inteira fazia bolo até dizer chega, e como estávamos apenas em quatro pessoas, pensei que um seria suficiente. Usei fermento em pó em vez do químico, guiando-me pela tabela de equivalência que já postei aqui para saber a quantidade correta que deveria ser empregada.
UPDATE: Como a Dadi e a Eliana muito bem me advertiram, eu NÃO usei fermento químico em pó, mas sim o FERMENTO BIOLÓGICO SECO, aquele que vem em saquinhos e nós usamos para fazer pães e pizzas, e não bolinhos.
Outra coisa que mudei, pois como vocês sabem eu adoro deixar as receitas que chegam até mim meio transgênicas com as mudanças que faço, foi acrescentar um pouquinho de alecrim fresco, pra incrementar o lado "ervas" do pão. Afinal, se é de ervas, desde que haja harmonia, podem ser as ervas que a gente quiser, né não?
Vale ressaltar que o cheiro realmente é tudo de bom, a casa fica toda perfumada, e que o sabor é mesmo uma delícia. O meu não ficou muito forte, e comido quentinho com manteiga ou requeijão é sucesso na certa!
Pra quem não conhece a receita, vou colar aqui, lembrando que o original está lá no Rainhas, e pedindo permissão à autora, Andréa Espíndola, por estar divulgando sua receita e suas palavras por aqui:
"Bater no liquidificador 3 ovos inteiros, 2 xícaras de água, 200 ml de óleo, 4 tabletes de fermento biológico (tenho amigas q fizeram com menos e deu certo, mas como eu sou obediente sempre uso 4), 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 4 galhos de salsinha com talo, 4 galhos de cebolinha, manjericão (a gosto, ou seja MUITO, ainda mais pq é erva do amor!!!), orégano (a vontade), 1 dente de alho e 1 cebola pequena. Num recipiente separado colocar 5 xícaras de farinha de trigo e ir jogando a mistura batida no liquidificador aos poucos (no velho estilo buraco no meio e rodando a colher de pau aos poucos). Deixar crescer por 1 hora (cresce muitoooo, pudera com 4 tabletes de fermento!). Depois colocar em forma untada e enfarinhada (forma de pão de forma {ops!} só que menor, não sei como se chama). Dependendo do tamanho da sua forma, a receita rende 2 ou 3 formas (muito informativo! rsrs...). O tempo pra assar eu não lembro, mas demora um pouco e perfuma a casa toda."