quinta-feira, janeiro 25, 2007

Fatia parida

Tá bom, eu já sei que o nome disso aqui é rabanada para (quase) todo mundo.

Mas aqui em Recife NÃO É! Aqui isso aí se chama Fatia Parida, e segundo reza a lenda, tem esse nome porque em Portugal as mulheres que acabavam de parir comiam este pão, pois era considerao "forte" em razão de conter leite, ovos e, claro, pão.
Na verdade, isso não vem ao caso, porque independente de como se chame, rabanada é sempre muuuito bom!!!
Essas eu fiz no sábado (notaram que sábado comemos mais do que leões lá em casa???), e na falta de pão francês dormido e duro, usei uns pães que chamamos de bolachão, que tavam dando sopa.
Não sei se esse pão bolachão existe no resto do país, mas aqui é muito tradicional, e o de lá da praia é especialmente gostoso, super fofinho.
A receita eu nem vou postar, porque todo mundo ou sabe fazer fatia parida, ou já viu alguém fazendo, né? Mas se alguém quiser, mande um e-mail por meu pessoal que eu detalho o passo-a-passo.
A única coisa que eu faço diferente, hoje em dia, é que antes eu molhava o pão só no leite, e hoje é leite + leite condensado (muito!!!) Afff, é até um pecado essa iguaria, de tão gostosa!!!!