quarta-feira, janeiro 24, 2007

Bolinho de macaxeira


Macaxeeeiraaaa... cheiroooouu!!!
Macaxeeeiraaa... quem não come cheira!!!
Era assim que, nos idos de minha infância (que não faz muito tempo, devo confessar), os vendedores de macaxeira anunciavam seu produto, que ficava num carrinho de mão que ia sendo empurrado cidade acima, e cidade abaixo...
Cresci ouvindo isso, e mais ainda adoraaando a tal da macaxeira, em todas as suas formas: cozida e bem quentinha, com muuuita manteiga, frita, como purê, no escondidinho e o maravilhoso bolo de macaxeira que voinha fazia - ela ainda tá viva, mas diz que não tem mais paciência para ralar a macaxeira crua...
Mas uma das receitas de macaxeira que eu mais amo no mundo é mainha quem faz: bolinho de macaxeira!!!! Afff, pense num babado daqueles!!! É uma receita quese sem receita, que mainha faz com as sobras da macaxeira, e que me seduz deveras.
Para fazer é bem simples, basta passar a bichinha no espremedor, ou bater no liquidificador, acrescentar ovo, leite (pouco), farinha de trigo, sal e queijo parmesão (de saquinho, mesmo, pq é uma receita simples), e um coentrinho ou cebolinha ou salsinha beeem picadinhos (opcional). As quantidades a gente vai pegando na prática, mas a massa não fica de modelar, não. Ela deve ser jogada às colheradas no óleo quente.
Mainha fez na sexta, quando chegamos na praia, e eles acompanharam um churrasquinho básico, com muita picanha - que meus pais e marido adouram!!!!
Enfim, receitinha básica pro dia-a-dia, fácil, rápida e gostosíssima.