sexta-feira, janeiro 26, 2007

Ah, as esponjas.

Pois é, como todas sabemos a cozinha é uma fonte inesgotável de bactérias e uma das grandes responsáveis por elas é a tão necessária esponja. Ontem no caderno equilíbrio da Folha havia uma matéria dizendo que o forno de microondas é capaz de acabar com 99% das bactérias das esponjas de cozinha. Reproduzirei a matéria aqui, pois é exclusiva para assinantes.

Forno de microondas esteriliza esponja
Dois minutos no forno de microondas são suficientes para esterilizar a maioria das esponjas de uso doméstico. A descoberta foi anunciada nesta semana por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade da Flórida.
Os especialistas constataram que, depois de dois minutos de ação, as microondas eliminaram 99% das bactérias, dos vírus e dos parasitas encontrados nas esponjas de cozinha.
"Normalmente as pessoas colocam esponjas e escovas de cozinha na lava-louças, mas, se realmente quiserem descontaminá-las em vez de simplesmente limpá-las, devem recorrer ao microondas", diz o professor de engenharia ambiental Gabriel Bitton, um dos responsáveis pelo estudo.
A descoberta foi publicada na segunda-feira passada pelo "Journal of Environmental Health", dos Estados Unidos.
Em sua pesquisa, Bitton e seus colegas analisaram esponjas contaminadas por bactérias fecais como a E.coli, por vírus e por protozoários parasitas.
Eles usaram um forno de microondas comum para aquecer as esponjas em intervalos de um a dez minutos. Em dois minutos, já obtiveram excelentes resultados de descontaminação.
Segundo dados dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (centros norte-americanos para controle de doenças), pelo menos 76 milhões adoecem anualmente no país por causa de micróbios dos restos de comida. Esponjas de cozinha são uma das fontes de contaminação.