domingo, junho 03, 2007

Pesqueira

Este fim de semana toda a família trapo viajou. Isso inclui eu, Marido, mainha, meu pai, meus sogros, a cunhada (irmã de marido) e o Marido dela. Enfim, os núcleos da minha família e da de meu maridex.
Hoje é aniversário de minha sogra, e dia 20 de meu pai, então resolvemos todos fazer uma comemoração conjunta, e levando-se em conta que todos são católicos e minha sogra é bastante atuante neste sentido, decidimos viajar a vila de Cimbres, que fica na cidade de Pesqueira, aqui em Pernambuco.

Para quem não sabe - e nós não sabíamos, só há 5 aparições de Nossa Senhora reconhecidas pelo Vaticano, e uma delas é exatamente a de Cimbres.

Para chegar lá é preciso um pouco de preparo físico, pois é necssário subir e descer vários lances de escada, muitos deles absolutamente enlodoados - fica num lugar bem alto, descampado - e não há corrimão em todos. Mas para quem tem fé, o pequeno sacrifício vale a pena. Tem-se realmente a sensação de estar num lugar santo, e a vista é absolutamente maravilhosa - nem parece que estamos no meio do interior de Pernambuco, tudo é verdinho e a serração fica literalmente ao alcance de nossas mãos...
Como não podia deixar de ser, comemos até nos fartar!!! Trouxe para vocês algumas fotos, e pra começar seguem duas de um típico café da manhã no Nordeste: muitas comidas pesadas, muita fartura e variedade.

Embora eu achasse impossível, realmente o hotel que reservamos é um 4 estrelas, e inacreditavelmente o serviço foi excelente, muito bom memso, e a etsrutura não deixa nada a dever aos hotéis das grandes cidades. Camas confortáveis, piscina bonita e limpa, restaurante com comidas típicas e "modernas" vivendo em perfeita harmonia, e muita fartura. Muuuuita fartura!!! Se passarem pelo interior de Pernambuco, não deixem de conhecer o hotel. O site é este.



Pra começar o dia com muita disposição, ovos fritos com carne de sol. Sim, aqui a gente come carne de sol no café da manhã, com ovos, inhame ou macaxeira. Claro que isos não acontece em casa, todos os dias, mas em hotel é item obrigatório - e todo mundo gosta!!!


Junho chegou, e com ele as comidas "de São João". Tudo o que é feito com milho, mais bolo pé-de-moleque e queijinho coalho na brasa. na foto, nosso munguzá, que no sul/sudeste é chamado de canjica, mas é diferente dela porque é feito com milho amarelinho (o da canjica sulista é milho branco). Delííícia!!!!



Nossa Senhora das Graças, no local em que houve as aparições. No local em que ela aparecia há um clarão - é num morro de pedra, e em volta é tudo lodo (por causa da chuva), mas no local a pedra não fica enlodoada.
Um pouco da história de lá: O Santuário de Nossa Senhora das Graças, no município de Perqueira, distante 215 km do Recife, é o mais famoso de Pernambuco e um dos mais freqüentados do Nordeste. Fica no Sítio Guarda, a 25 do centro da cidade, e foi erguido no local onde, em 1936, Nossa Senhora teria aparecido para duas meninas. Dotado de escadaria que leva até o monte, onde foi colocada uma imagem da santa e construída toda uma estrutura para receber os fiéis: capela, chalés, pousada etc. Recebe pessoas de toda a parte do Nordeste, que vão ali agradecer por graças alcançadas. A história do Santuário de Cimbres teve início a 06 de agosto de 1936. Naquele dia, as meninas Maria da Luz Teixeira, 13 anos, e Maria da Conceição, 16, colhiam mamonas na Serra do Guarda, quando, de repente, avistaram no céu a imagem de Nossa Senhora com um menino nos braços. As meninas contaram o ocorrido ao padre José Keherle e, como se fosse uma prova de que elas não estavam mentindo, quatro dias depois começou a sair água de uma rocha em frente ao lugar da aparição. A partir daquele momento começaram as romarias ao local. ServiçoSantuário de Nossa Senhora das Graças Localização: Sítio Guarda, distrito de Cimbres, em Pesqueira, a 215 Km do Recife. Acesso: PE-219 (seguir 18 Km, depois pegar a estrada do Cajueiro). Época de maior visitação: agosto