quinta-feira, maio 17, 2007

Rondelle de presunto e queijo

Visitando uma Doce Casinha, acabei encontrando uma receita que atende aos meus desejos de sempre: praticidade, rapidez e gosto muito bom. Tem coisa melhor???


Foi o rondelli de presunto e queijo, algo super simples de fazer, e deliciosamente gostoso de comer.


Os ingredientes são os mais básicos possíveis nesta versão de queijo e presunto, mas o recheio pode variar infinitamente, de acordo com o que se tem na geladeira. A partir dele se tem um prato mais ou menos refinado...


Para fazer essa bandeja da foto, que é a menorzinha daqueles conjuntos que vêm com três unidades e serviu bem 2 pessoas, usei metade de um rolo de massa de pastel (que eu subdividi em outros 2 rolos, para não ficar muito gordinho), queijo, presunto e molho branco simples.


Para fazer, basta abrir o rolo de pastel, retirar o plástico protetor - esta parte é muuuito importante! - e untar a massa. A Silvinha usou maionese, mas eu preferi usar cream cheese. Acho que ambos ficam ótimos, e na falta deles, rola requeijão numa ótima, também.
Para rechear, usei mussarela e presunto light de peru (alguma coisa precisava ser mais leve, né???), polvilhados com orégano. Mas como eu já disse, dá para ser qualquer coisa - frango, tomate seco, tomate + queijo, legumes, acho que até mesmo carne moída, desde que usada fria.
Como eu dividi a massa em duas, fiz dois rolinhos, os quais fui cortando em fatias de mais ou menos uns três dedos, e colocando-os na assadeira, que já estava forrada com uma boa quantidade de molho. Não sei se é assim mesmo, mas eu coloquei os meus rondeles deitadinhos, entenderam?
Para o molho, eu fiz um bechamel simples, derretendo manteiga e acrescentando farinha de trigo, mexe bem por uns minutinhos, e depois acrescenta-se leite (de preferência já morninho), sal e noz moscada. Parênteses: eu odiaaava noz moscada, por causa de um negócio que comi no Rio grande do Sul chamado tórtei, que usa muuita noz-moscada. Mas em molhos acho que fica ótimo, só um toquezinho de leve. E já ouvi dizer, não sei onde, que em coisas que levam leite ela é indispensável - no que acredito piamente. Fecha parênteses.
Depois, acrescentei sal e um pouco de queijo ralado no molho (de saquinho, mesmo, não me matem), e pronto.
Como eu já disse, na assadeira foi molho + rondele + molho, mussarela em cima, e forno para gratinar.
Levou um tempo bem maior que o da Silvinha no forno, mas é que fiquei com medo de a massa não cozinhar... Mas valeu a pena: vejam o douradinho de queijo em cima... Hummmmmm


Marcadores: , , ,