quarta-feira, maio 30, 2007

Lembranças

Eu sou uma pessoa nascida na década de 80.


Sou, também, uma formiga em corpo de pessoa. Aaaamo doce, venero, tenho verdadeira paixão! Raras as vezes em que consigo dizer - Não, obrigada - quando me oferecem um docinho, bombom ou sobremesa...


Por fim, sou uma pessoa (quase) compulsiva, no que se refere a balas (que aqui a gente chama de bombom, mesmo, ou confeito). Se compro 10 balinhas, chupo todas em seqüência, desenfreadamente. Quando estou fazendo provas, então, sai da frente!!! É um pacote de mento_s, mais uma pastilha de hortel_ã, mais uns chocolatinhos, umas balinhas e uma boca nervooosa, que mastiga-engole freneticamente... Aliás, devo admitir que inclusive prefiro as balas mais molengas, tipo quando está aquele calorão, e elas começam a ficar meio grudadinhas no plástico... Sim, sim, eu sou uma pessoa às vezes nojentinha!!!


Enfim, mas tudo isso não tem nada a ver com nenhuma receita, pelo menos por enquanto. Tem a ver com memórias gustativas que se abateram hoje sobre meu ser, um gostinho do que foi - e já não é mais, que me tomou por inteiro.

Uma vontade de reviver coisas de minha infância nem tão remota, um saudosismo, até, que felizmente foi apenas em termos de brebotos*. Não que recordar não seja bom, é ótimo! Mas saudosismo é algo que não combina muito comigo, ativa e acelerada que sou. Memórias, sim, lembranças, sim, saudosismo, por ora não.


Enfim, depois desse prólogo todo (bem que meus pais dizem que sou Machadiana, detalhista ao extremos, e que não consigo objetivar uma fala minha... fazer o que, né?), tô passando aqui só para compartilhar coisas boas que me vieram à mente - e me trouxeram saliva à boca, que eram extremamente presentes em minha vida 80´s.


Quem é dessa época, ou de um pouco antes (tenho que pensa nas queridas balzaquianas que andam aqui, né? E também nas que já passaram a idade de balzac, mas que devem ter pelo menos um sobrinho dessa época...), bem se lembra da delícia que eram os mini-chicletes coloridos. Affff!!!! Quer coisa mais artificial e deliciosa que aqueles chicletinhos, tão miudinhos, que entravam aos mooontes na boca, não sem antes colorirem nossas mãos com sua tinta pebal? Delíííciaaa!!! Onde andas eles, que nunca mais eu vi???




E como não lembrar do tal do Dipnlik? Que, aliás, eu achava que se escrevia Dip´n´link, mas na internet só aparece da outrta forma... Como eu amava aquele trem, pessoas!!! O de uva era, de longe, meu preferido, e praticamente todo dia eu comia um antes do almoço... kkkkkkkkkkkkk Agora vcs entendem porque eu não como verdura, né? Não cabia no bucho, que já estava cheinho de pó roxo....
Pelo que vi, pararam de fabricar, mas se souberem de uma corrente na internet "volta, Dipnlik", por favor me mandem, que eu tô totalmente dentro!!!!


Uma coisa que também me lembra a escola, mas que - felizmente!!! - ainda existe, é o bombom 7 belo. Adoro de paixão! Sou consumidora voraz até hoje, e gosto de comprar "de tuia"*, para comer em seqüência, rapidamente, mastigando e engolindo rapidinho.



Por fim, mas obviamente não menos importante, as balas Xaxá. Essas eu nem sei se eram nacionais, ou se só vendia aqui pelo nordeste, ou mesmo só em Pernambuco. Para vocês terem idéia, nem no Google eu consegui achar foto delas... Só sei que eram deliciosas, nos sabores morango, abacaxi e banana, que era marronzinho e meu preferido. Queria tanto achar de novo...
E vocês, têm alguma porquera que comiam quando "creonças"? Qual era? Ainda existe?
Fotos: Google imagens
* brebotos: procarias, balas, chicletes, coisas que não enchem a barriga, e enchem a vida de porcarias...
* de tuia: aos montes, muitos, grande quantidade