sexta-feira, maio 25, 2007

Reaproveitamento

Na situação em que nos encontramos hoje, com tanta gente passando fome e com os preços dos alimentos à biera da morte, não há como não se preocupar em não estragarmos comida.
Eu não sei vocês, mas a cada vez que vou ao supermercado, tenho a impressão de que está ficando tudo mais caro - tudo bem, pode ser que eu esteja ganhando pouco, ou que esteja consumindo muitas coisas supérfluas, com preços realmente mais cheinhos, mas eu sempre tenho essa impressão...
Enfim, na atual conjuntura, creio que tudo pode e deve ser reaproveitado. Isso, para mim, é fácil quando de trata de sobras de carne, arroz, frango, mas em relação a outros alimentos, como frutas e verduras, Às vezes ainda tenho que colocar mais em prática esse pensamento.
Porém, há um ingrediente em que o reaproveitamento é seguido à risca aquie m casa: o pão de caixa (ou de forma - eu nunca lembro qual é o jeito que ele é mais conhecido, só sei que tem um desses 2 nomes que é só aqui em PE...).
Uso o maravilhoso pão em fatias para tudo: sanduíces, torradas, croutons, tortas geladas, falsas pizzas, falsos wraps... o céu é o limite!!! Às vezes não uso aquelas duas primeiras fatias do saco, que são mais durinhas, e com elas faço coroutons, que enfeitam e acrescentam sabor a saladas. E quando não usarei as bordas/cascas do pão, elas fatalmente viram um palitinhos assados ótimos, que servem tranquilamente para substituir o pão normal, na hora de tomar aquela sopa quentinha...
Então, comadre, se você estiver com casquinhas de pão de forma sobrando, coloque-as numa assadeira, regue com azeite ou manteiga (o que você preferir, no da foto usei azeite) e polvilhe as ervas que tiver em casa: manjericão, alecrim, tomilho, orégano... Como eu só tinha orégano seco em casa, fiz simplinho, memso, só com ele. Mas mesmo assim vale a pena - ficam super crocantes e saborosos!!!
Antes
Depois