quarta-feira, outubro 11, 2006

Bolo de fubá

Como a partir de amanhã teremos um feriadão, iremos todos da família para a praia.
Vão ser dias de muita farra e comilança, e pra começar os trabalhos desde já, resolvi fazer um bolinho de fubá, receita que gosto muito, pois é simples e super gostoso.
Ela saiu de um livro cujo nome não me lembro, mas depois coloco por aqui, que mainha comprou em 1992, mas já é meu por usucapião (pra quem não entendeu - ficou sendo de minha propriedade, de tanto tempo que já está comigo).
É um livro só de receitas com leite Moça, maravilhoso, e o bolo está na parte dos bolos sem farinha.

Segue a receita:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras de fubá
  • 1 xícara de óleo (eu uso meia, às vezes 3/4)
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 ovos separados
Modo de fazer:

1. Em uma panela, misture o leite condensado, o fubá, o óleo e o leite, e leve ao fogo, mexendo bem até desgrudar da panela, como se fosse um brigadeiro. Fica assim:




2. Deixe esfriar um pouco, e enquanto isso, vá batendo as claras em neve. Reserve-as.

3. Em seguida, acrescente à massa as gemas, misturando bem, e em seguida o fermento peneirado. Neste momento, eu acrescento meio pacotinho de queijo ralado, para dar um toque diferente. Pode-se acrescentar erva-doce, caso prefira, ou nada. Gosto do queijo porque quebra mais o doce, embora o bolo já não seja nada enjoativo.

4. Por fim, coloque um pouco das claras em neve, para já dar leveza à massa, e em seguida acrescente as demais claras, mexendo delicadamente. Quer dizer, seria delicadamente, mas como a massa é pesadinha, eu mexo normal, mesmo... quase batendo!!!! :)
Olhem minha vasilha:





5. Por fim, coloque a massa em uma forma de buraco, daquelas de pequena pra média, untada e polvilhada com fubá, e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.
O ponto, todos sabem, é o do palitinho sair limpo...

6. Pronto! Está feito o meu bolinho, e no final ele fica assim:




Observações:
  • a fatia tirada é culpa minha. Tava tão cheirosinho, que não aguentei esperar nem a foto!!!
  • desculpem a precariedade das imagens, mas é que não sou boa em fotos artísticas de comidas...
Divirtam-se todos, e a gente se vê na segunda!