terça-feira, outubro 10, 2006

A eterna vilã

A cada dia, mais pesquisas são publicadas mostrando a vilania de certos alimentos, como açúcar, gordura, massas... Ítens estes, diga-se de passagem, indispensáveis à minha manutenção na terra.
Mas, como sei que todos devem se preocupar com a saúde, vi esta matéria no IG e achei interessante reproduzí-la, vai que há alguém aqui que ainda não sabe de nenhum malefício da gordura, né?
Ou, pior, vai que tem mais gente que, como eu, precisa ver matéris como essa umas cinqüenta vezes por dia, pra só aí tentar se convencer a maneirar na ingestão de gorduras... Nem que seja porque começa a se ver nos 40% da população mencionados pela pesquisa... hehehehehe

Cientistas descobrem mais um ponto negativo para a gordura

Enviada por Carolina Silveira09/10/2006 - 17:14Pesquisa realizada por médicos da Unicamp revelou que o consumo de alimentos gordurosos tem efeito direto no cérebro. A gordura presente nos alimentos impede que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo cérebro. Com isso, o organismo não recebe o “aviso” que é hora de parar de comer. Assim, pessoas que se alimentam de gordura em excesso sentem mais fome do que quem possui uma alimentação mais balanceada.

O estudo da UNICAMP, ao lado de outras pesquisas sobre o tema, foi apresentado pelo Dr. Bruno Geloneze, durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia realizado no último dia 07 de setembro em Recife.

De acordo com o médico, durante as refeições, ocorre a liberação de certos hormônios pelo aparelho digestivo que agem no cérebro e dão a sensação de saciedade. O estudo mostra que a gordura prejudica a percepção desses hormônios, o que faz com que a pessoa coma mais do que o necessário e acabe engordando. Assim, a ingestão constante de alimentos gordurosos se mostra prejudicial por 2 motivos: o primeiro, já conhecido, é que alimentos gordurosos são naturalmente mais calóricos e menos saudáveis; o segundo é essa nova descoberta, que mostra a existência de um círculo vicioso entre a ingestão desses alimentos e a sensação constante de fome.

O processo foi demonstrado em trabalho experimental com ratos realizado pelo Dr Lício Velloso, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Já se sabe que o consumo de gordura tem sido associado a outros problemas de saúde como aumento do colesterol, diabetes e certos tipos de cânceres. Estes novos estudos indicam uma ação prejudicial também no cérebro e é mais um fato que nos mostra a importância de melhorar os nossos hábitos alimentares com o consumo de menor quantidade de gordura.

A obesidade atinge hoje cerca de 40% da população brasileira e tem sido constantemente associada a um desequilíbrio entre pouca atividade física e o aumento no consumo de calorias, especialmente alimentos gordurosos.