quinta-feira, outubro 05, 2006

Entrada

Ontem estava acabada e consegui sair do escritório mais cedo, cozinhar é algo que me relaxa. Tá certo que tem dias que eu não quero nem pensar em comida, mas esses dias são raros. Desde pensar no que fazer, folhear livros de receitas, visitar blogs em busca de idéias até ir às compras tudo é um prazer pra mim. Ontem folheando o livro do Edinho Engel achei uma receita de entrada maravilhosa e como estava com muita vontade de fazê-la acabei indo até o Ceasa para comprar peixe.
A receita era de Tartar de Atum e Salmão com Espuma de Raiz Forte.
A foto não ficou muito boa, mas lá vai.

O fundamental neste prato é que os peixes estejam frescos, pois o tartar é comido cru e não queremos ficar de cama por conta de uma intoxicação alimentar.
Tartar de Atum
200g de atum cortado em cubos, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, 2 colheres de chá de manjericão picado, 1 colher de chá de suco de limão, sal (cuidado por causa do shoyo)e pimenta do reino, 2 colheres de chá de shoyo, tempere o atum com os demais ingredientes e leve à geladeira.
Tartar de Salmão
200g de salmão cortado em cubos, raspas de 1/2 limão siciliano, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de ciboulette, sal e pimenta do reino, tempere o salmão e leve à geladeira.
Espuma de Raiz Forte
1 colher de chá de pasta de wasabi e 4 colheres de sopa de creme de leite fresco. Bata tudo e quando virar um creme leve à geladeira.
A montagem foi fácil peguei um aro de uns 4 centímetros e coloquei o atum depois o salmão, daí coloquei ovas de peixe pretas, a espuma de wasabi e ovas de salmão.
Ficou bem refrescante e ardidinho.