segunda-feira, outubro 02, 2006

Alcachofras e suflê de queijo

Este jantar eu fiz na sexta-feira e foi um pedido da minha filha que ama alcachofras.
Essa receita de alcachofras recheadas são da minha avó e eu também faço no olhômetro, a de suflê é de um restaurante paulistano chamado Marcel que é conhecido exatamente pelas receitas de suflês.
Vamos às alcachofras:

Primeiro eu bati as alcachofras no mármore para abrir a flor, depois deixei de molho na água com vinagre. Enquanto isso preparei o recheio que é a coisa mais simples do mundo, piquei azeitonas verdes (eu prefiro as pretas, mas um clareamento dental me impediu de comê-las), alho a gosto - e eu gosto muito - picados, cheiro verde (como estava com preguiça processei o alho e o cheiro verde).
Recheei as alcachofras, abrindo as pétalas e colocando as azeitonas e o alho com o cheiro verde.
Daí coloquei na panela de pressão e cobri com metade de caldo de legumes (eu faço o caldo em casa) e metade de água. Coloquei umas folhas de louro e sal e pimenta moída na hora cozinhei por 30 minutos após pegar pressão. Detalhe: as alcachofras eram grandes. Eu como sem molho mesmo, minha filha gosta que eu faça um molho bem básico de azeite extravirgem, vinagre e sal.

O Suflê de queijo
Creio que existam receitas beeem mais fáceis de suflê só que essa eu sempre faço e não tem erro o suflê sai que parece uma nuvem quando você o come.
Primeiro eu faço o molho bechamél:
1/2 litro de leite
1/2 cebola branca
alguns cravos da índia
2 folhas de louro
50g de manteiga
50g de farinha de trigo peneirada
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Primeiro eu fervo o leite com a cebola espetada com os cravos e as folhas de louro. Depois que o leite dá uma aromatizada eu côo. Numa panela eu coloco a manteiga para derreter e em seguida jogo toda a farinha, mexo bem com o fouet até ela ficar dourada (isso é o que chamamos de roux), depois vou acrescentando o leite aos poucos, sempre mexendo com o fouet até formar um creme, espero esfriar e tempero com o sal e pimenta.
Reserve a mistura. Ligue o forno em temperatura média.
100g de queijo suiço ralado (usei o gruyére)
3 gemas colocadas uma a uma
3 claras batidas em neve
Numa panela coloque 4 colheres de sopa beeem cheias de bechamél, fogo alto, após esquentar coloque o queijo ralado e deixe derreter completamente, tire a panela do fogo e junte as gemas uma a uma mexendo vigorosamente, volte a panela ao fogo baixo até formar um creme expesso, não deixe as gemas cozinharem. Nessa hora eu juntei 1 cenoura ralada que estava dando sopa na geladeira. Desligue o fogo teste o sal e a pimenta, coloquei um pouco de noz-moscada.
Numa outra vasilha coloquei uma colher cheia das claras em neve e misturei à massa do suflê, depois acrescentei o resto das claras. Cuidado para não misturar demais as claras pois se não o suflê não vai crescer.
Coloque a massa numa forma de suflê e leve ao forno até a parte de cima ficar dourada. O meu demorou cerca de 20 minutos.