segunda-feira, outubro 02, 2006

O que é que a baiana tem?


Pessoas,
dando uma olhada nos comentários aqui do blog - aliás, muito obrigada pelas visitas e pelo carinho de todas - vi a Faby dizendo que queria fazer o bobó de camarão da Katita, e isso me lembrou uma receitinha de uma tia-avó bem velhinha, de Vatapá.
Só que não é assim, qualquer vatapá. Chamamos de vatapá inocente, pois ele não leva camarão, dendê, nem nada mais forte, é feito apenas com verduras.
E só para constar, o título é uma alusão ao fato de o vatapá ser tipicamente baiano, mas esta que vos fala não é daquela terra, tá? Eu sou de réécife, visse?
Achei que vocês se interessariam, e aí vai a receita.
Espero que vocês aprovem...
Vatapá Inocente
1/2 kg de batata inglesa
2 cenouras
1 chuchu
2 pãezinhos francês
1ª parte: cozinhar as verduras em água e sal, e passá-las no liquidificador, juntamente com os pães sem casca, aproveitando a água de cozimento das verduras para dar uma leve amolecida neles. Reservar.
2ª parte: Refogar um bom punhado de cheiro verde (coentro + cebolinha), uma cebola bem miudinha, um pedaço grande de pimentão, pra quem gosta, e uns 2 tomates maduros em um pouco de azeite, até soltar aquele cheiro maravilhoso de tempero bom. Juntar aproximadamente umas 2 colheres de catchup, e 1 lata de atum em óleo, já escorrido.
Terminado o refogado, juntam-se as duas partes, passando tudo no liquidificador (eu sugiro apenas o pulsar, pra manter uns pedacinhos de atum inteiros, e o refogado colorido aparecendo...).
Após, juntar uma garrafinha de leite de coco, ou o leite de um coco, e levar ao fogo baixo, mexendo sempre até cozinhar tudo. Não é aconselhável, mas se não engrossar de jeito nenhum, vale juntar uma clherinha de maizena, dissolvida em um tiquinho de leite ou de água.
Por fim, coloca-se mais um bocado de azeite, pra dar um gosto mais apuradinho, ou então, se preferir, um fiozão de azeite de dendê, e uma pitada de pimentinha, pra imaginar que está na Bahia, meu rei.
Pra acompanhar, no meu caso é um arroz branco e só, mas quem gosta pode comer com uma (argh) saladinha... E creio que um molhinho de pimenta caseiro tb cai bem, né?
PS: a foto foi retirada do site http://www.brasilfood.ch/Vatapa.jpg.