quarta-feira, novembro 01, 2006

Estou afastada do blog em função do volume de trabalho. Não que minha parceira não trabalhe também (HAHAHA), aliás, temos a mesma profissão. Meu maior problema no final do ano é conciliar as vontades dos clientes com o calendário do forum. Fim de ano é uma loucura, é um tal de todo mundo querendo se separar ou regularizar a situação com o/a compnheira que nem conto pra vocês. Por isso ando totalmente offline.
Pra não dizer que não andei cozinhando fiz duas receitas da Valentina (as fotos são do blog dela pois estava sem câmera na hora) a outra receita testada foi um acompanhamento interessante purê de beringela que ninguém botou muita fé e ficou delicioso.
Vamos aos pratos:
Salada de Folhas e Mozzarella Empanada, receita deliciosa e refrescante e em casa eu comi como prato único num almoço tardio. O que fiz de diferente foi empanar as mozzarellas em uma mistura de metade de farinha de rosca e metade de polenta italiana - que dá uma crocância sensacional-, também não usei anchovas porque não tinha na despensa e estava com preguiça de sair; acabei usando um punhado de alcaparras no molho e ficou tudo delicioso.
Outa receita que fiz foram as Barquetas de Batatas Recheadas de Forno essa receita foi unanimidade e como bem disse a Valentina o duro foi resistir e não acabar com o recheio todo antes de rechear as batatas. Fiz a receita reduzida com 4 batatas médias.

"Para umas 8 batatas médias:

Manteiga – usei no olhômetro

Alho porró – 2 grandes

1 dente de alho bem gordinho picadinho

Cebolinha picadinha – umas 4

Creme de leite

Requeijão/cream cheese

Mostarda Dijon ou em grão

Queijo ralado – cheddar, parmesão..


Pré-aqueça o forno – 180oC.


Lave bem as batatas com casca e tudo, faça furos com o garfo e leve ao forno por aproximadamente uma hora.
Enquanto as batatas estão assando lave e corte o alho porró em rodelas bem finas. Ponha uma panela no fogo, derreta manteiga e refogue o alho porró. Quando ele estiver começando a amaciar jogue o alho e cebolinha e mexa mais por uns 2 minutos. Tempere.e reserve.
Quando as batatas estiverem macias (porém firmes), retire-as do forno. Corte-as ao meio, pegue uma tigela e raspe o recheio com um garfo jogando tudo na tigela – raspe sem fazer furo na casca da batata. Você tem que mantê-las intactas. Pegue o recheio das batatas e amasse bem com um garfo. Acrescente manteiga e vá amassando mais. Ponha um pouco de requeijão para que a batata vá ficando macia porém não demais pois você ainda vai colocar creme de leite. Deixo as medidas à disposição pois não medi as minhas, fui só observando a consistência.. Coloque a mostarda e amasse mais. Você vai se surpreender com o toque que a mostarda vai dar. Você pode misturar um pouco do queijo ralado com a batata – prefiro jogar o meu por cima. Prove e ajuste o sal se achar necessário. Preencha as cascas com esta mistura. Gosto de colocar um pouco com a colher e uso as mãos para empurrar bem o recheio – você lavando as mãos antes não tem o menor problema. Salpique com o queijo por cima e leve ao forno para derreter o queijo. Cuidado para não acabar com o recheio antes de terminar de rechear as batatas."


O Purê de Beringela foi uma grata surpresa. Eu tinha uma beringela e meia dando sopa na geladeira e procurando uma receita para acompanhar um peixe grelhado acabei encontrando essa aí facílima de fazer.
Descasque as beringelas e corte-as em cubos. Leve para cozinhar no vapor. Quando estiverem cozidas amasse-as com um garfo.
Numa frigideira coloque um pouco de azeite extravirgem ou manteiga e refogue um talo de alho porró cortado em rodelas, assim que murcharem um pouco coloque as beringelas, deixe apurar o sabor e junte duas colheres de sopa de cream cheese, misture bem, acerte o tempero - no meu caso só sal e pimenta do reíno moída na hora.
Depois bata no liquidificador ou no mixer e finito.