sexta-feira, outubro 27, 2006

Quiche de gruyére da Dani

Eu e a Dani nos conhecemos através do Rainhas do Lar, nos comentários, quiando ela falou sobre uma quiche maravilhosa que ela fazia de Gruyére.

Eu, metida que sou, pedi a receita, nos comentários das meninas mesmo. Ela, delicada que é, mandou-me por e-mail, quase que instantaneamente.

Aí, a receita tava aqui em casa, quietinha, só esperando a oportunidade de ser posta em prática.

Pois bem, na quarta-feira, munida da vontade de comer algo saboroso e diferente, resolvi fazer a tal quiche.

Vocês não imaginam o que é aquilo... A massa fácil, basiquinha, e o recheio... hummmm!!!! Super cremosinho, fácil e rápido de fazer, uma belezura.

Como eu não sou egoísta, vou dividir com todos a receitinha que ela me passou, e vai no esquema copiar/colar, mesmo, que é para que sintam como se ela estivesse falando com a gente, como eu senti!!!

Uma única ressalva: eu eliminei os cogumelinhos da receita, of course!














Quiche de Bacon, Gruyere e Shiitake
Massa: 120g de manteiga gelada em pedaços, 200g de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, 1 ovo.

Eu não sovo a massa eu coloco todos os ingredientes no processador e processo até formar uma bola. Depois eu dou uma amassada e coloco num saco plástico e levo à geladeira por uns 15 minutos.


Recheio: 50g de bacon em fatias ; 1/2 xícara de cebola picada, 150 g de shiitake fatiado, 1/2 xícara de leite, 180 g de gruyere, 1 xícara de creme de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de parmesão.

Eu compro o bacon em fatias e pico em pedaços...você vai fritar esse bacon e quando ele estiver douradinho você tira da frigideira/panela e reserve. Na gordura do bacon você frita a cebola ( se achar que tem pouca gordura coloque um pouco de manteiga- eu não uso margarina) até ficar transparente, daí vc coloca o shiitake fatiado e deixa uns 4 minutos, nessa hora eu aproveito para dar uma temperada de leve com sal, pimenta moida na hora e qq outro tempero que lhe apeteça, só não exagero pq o queijo ainda não foi incorporado e a coisa pode ficar salgada demais. Enfim, após vc junta o creme de leite (eu uso o fresco, mas qq um serve) e o leite, quando ferver vc coloca o gruyere (eu ralo ele no ralo grosso pra ajudar) e o bacon. Nessa hora eu provo o sal e se precisar acrescento mais tempero geralmente uso nessa etapa um pouco de noz moscada e um mix de especiarias que eu ralo na hora só pra dar um toque. Após esfriar vc junta as 2 colheres de farinha.

Eu abro a massa com um rolo e uso uma forma de 24 cx de fundo falso. Essa massa é muito delicada e quebradiça, se quiser usar outra massa da sua preferência manda pau. A massa será pre-assada por uns 20 minutos ou até esbranquiçar. Depois vc colocará o recheio e levará ao forno por uns 15/20 minutos, ah nesta hora vc coloca o parmesão pra dar aquela gratinada.