segunda-feira, outubro 30, 2006

Queijos e vinhos - o evento

Depois de uma leve ressaquinha - dos convidados, é claro, não minha (eita mentira!) - finalmente aparecem por aqui as fotos do evento ocorrido lá em casa, na última sexta.
Além dos óbvios queijos e vinhos, tinha também outras coisinhas, como a quiche de provolone e as tortinhas suaves de gorgonzola.
Vamos à fotos, legendas e "receitas":
Lado esquerdo da mesa, com cesta de pães (italiano e dois tipos de baguetes), jarra de água com folhinhas de hortelã para refrescar (e, é claro, dar aquela frescurinha no sentido figurado), vasinho com bolachinhas super gostosas (parecem aquelas bolachas soda, mas muito mais fininhas e delicadas), castanhas em tacinha de cristal, rolinhos de frios (peito de peru e presunto recheados com pasta de hortelã, que consiste em meia ricota, 3 colheres de requeijão ou de creme de leite, um punhado de hortelã, folhinhas de salsa, sal e um quarto de uma cebola pequena, tudo muito bem misturado e homogeneizado no processador), e pastas de tomate seco e gorgonzola (a base de todas é a mesma: 1/2 ricota, requeijão ou creme de leite, e o ingrediente principal a gosto - vao colocando e vendo se está bom. Se necessário, colocar mais creme de leite, para amolecer e misturar melhor no processador). PS: eu já disse que amo meu processador?
Meio da mesa: à esquerda e em cima, quiche de provolone (mesma receita da Dani, retirando os cogumelos, e trocando o gruyére pelo provolone - fica mais rústico, mais marcante, mas é igualmente delicioso, e foi sucesso de crítica e público); logo abaixo, as pastas de tomate seco e gorgonzola e os rolinhos de frios; à direita e em cima, taça grande de cristal (sim, eu quiz ser chique e usei todas as frescurinhas que eu tenho em casa...) com muitas torradinhas amanteigadas, logo abaixo as tortinhas de gorgonzola (resto da massa do quiche, recheadas com um creme super rápido de queijo, consistente em leite e gorgonzola no fogo, quando iniciar a fervura, acrescentar creme de leite e requeijão - sem medidas, pq fiz só o suficiente para enchar umas 35 forminhas...), e embaixo um pão português, também chamado de pão de azeite, pois tem um sabor delicado de azeite de oliva, perfeito para saborear quentinho, com a pasta de queijos...
Close das torradinhas em taça de cristal, mini tortas de gorgonzola e pão de azeite.
Super close das tortinhas (dá pra ver que as amei, né?)

Por fim, a lateral direita da mesa, com grissinis em cestinha de cristal (what? só tinha cristal, Márcia? sim, praticamente... hehehehe), tacinha de cristal com pasta de queijos (campeã absoluta na preferência: ricota, requeijão e parmesão do bom ralado na hora. Sobras dele = café da manhã de sábado, domingo e segunda...), pratos com guardanapos de papel azuis-marinho intercalados e cestinha de vime com talheres.

Como ainda não comprei um aparador chique e fino, a mesinha lateral serviu de apoio para as taças de vinho e água, sendo aquelas "decoradas" com guardanapos de papel pintados, com uma imagem bem bucólica...

Por fim, as sobremesas da noite, levadas pelas amigas: tábua de chocolate e apfelstrudel (acho que é assim..). A primeira é feita sob encomenda em uma doceria da cidade, e consiste em uma tábua literalmente banhada em chocolate, com trufas e bombons de vários sabores, com uma ganache no meio. Já a apfelstrudel é uma torta de maçã, com aveia, açúcar mascavo e tals. Eu estava louca para provar, mas o aroma marcante de canela me impediu totalmente! Se alguém se interessar, posso pegar a receita - o público presente também gostou bastante.

Enfim, e assim passamos uma agradabilíssima noite na sexta, que acabou apenas às 4:30, com amigos muito queridos! Aos que estavam lá e nos visitam aqui, adorei a farra!!!