sexta-feira, outubro 27, 2006

Voltei

Esta semana foi realmente complicada minha filha ficou doente e eu fiquei praticamente offline. Aproveitei pra arrumar a casa e doar coisas que não uso há tempos. Porém, aproveitando o filé de salmão maravilhoso que comprei no domingo acabei fazendo um Gravlax. O gravlax é um prato de origem escandinava em que o salmão é curado. Misturei duas receitas uma que vi na Fer e a outra eu já tinha.
O prato é facílimo de fazer e fica muito saboroso.
Ingredientes:
1 Filé de Salmão com pele(peça ao peixeiro para limpar bem retirando as espinhas e a gordura)
1/2 xícara de sal
1/2 xícara de açúcar (quando tenho em casa misturo metade de açúcar refinado e metade açúcar mascavo)
1 colher de sopa de conhaque
1 maço e meio de dill
1/4 de pote de mostarda l'ancienne
pimenta-do-reino moída na hora
Image Hosted by ImageShack.us
Tempere o salmão com a pimenta moída na hora, faça uns furos com o garfo e besunte o peixe com o conhaque. Depois numa tigela misture o sal e o açúcar. Corte o dill e misture a mostarda. Coloque a mistura de sal e açúcar no salmão e depois a de dill com mostarda.
Image Hosted by ImageShack.us
Embrulhe o salmão no papel filme bem apertado, faça uns furos com a faca do lado da pele. Forre um refratário ou uma assadeira com papel toalha e coloque o salmão com a pele virada para baixo. Coloque outro refratário ou assadeira por cima e daí coloque um peso sobre ele (o peso pode ser um saco de arroz, tijolos embrulhados em jornal, latas de refrigerante enfim o que tiver a mão). A cada seis horas troque o papel toalha. Deixe marinar por 48 horas. Após tire a cura do salmão com as costas de uma faca e fatie em fatias finas. Sirva com creme azedo. Na Fertem uma sugestão interessante de molho de mostarda.

As fotos do prato finalizado eu colocarei mais tarde.