sexta-feira, novembro 24, 2006

Eu que fiz


Saindo um pouco da viagem, tá na hora de mostrar que eu também cozinho, né, galera? Até pra justificar a minha estada neste bloguinho culinário...


Uma das coisas que fiz por estes dias é super simples, quase sem trabalho, mas tem um sabor que me encanta enormemente.


Como já disse por aqui, sou aficcionada por macaxeira, e estando de bobeira dia desses por aqui, peguei umas bichinhas já cozidas e plim! - resolvi fazer um escondidinho com as ditas-cujas.


A tal da mandioca é bem grudentinha, e nem sempre dá certo passá-la no processador. Foi o que me aconteceu dessa vez, o coitado não aguentou a viscosidade da macaxeira, e ficou só rodando, sem transformá-la em purê.


Mas eu sou brasileira, e não desisto nunca!!! Muni-me (isso tá certo???) de um garfo, e fui lá, amassando pedacinho por pedacinho, até resultar num creminho muito do bom.


Taquei o trem na panela, leitinho, manteiguinha e sal, mexe, remexe e mexe, e voilá!, tá pronto o purê, que será a basa do prato.


Em outra panela, refoguei a minha charque (ou carne seca, como falam alguns) em bastante cebola, e pronto, o rango já tava quase finalizado.


Daí, foi só colocar metade do purê num refratário, o recheio, a outra metade do purê e, para finalizar, um mooonte de queijo ralado por cima.


Mas peraí, num foi aquele queijo parmesão italianão, não!!! Como é um prato regionalíssimo, o eleito foi o legítimo queijo de coalho, ralado grosseiramente com todo o carinho e jogado em cima do escondidinho.


E priu!!! Forno quentinho pré-aquecido, e o jantar da casa estava garantido - e um acompanhamentozinho básico pro almoço do day after também, que ninguém é de ferro!!!



Depois de pronto.