terça-feira, novembro 21, 2006

Itamaracá

Eu sei que este blog é sobre culinária e assuntos afins, mas vocês sabem que eu falo mais que o homem da cobra, logo, darei uma leve ignorada na "natureza jurídica" do blog, e vou contar pra vocês coisas sobre essa minha semaninha de férias um pouco mais amplas do que a área de minha cozinha...


Então, um dos casais que se hospedou lá em casa (eram 2 casais) era mineiro, portanto não viam praia há um bom tempo...
Para eles já entrarem no clima de Pernambuco, no domingo a gente os levou para Iatamaracá, que é uma ilha de Pernambuco, ligada ao estado por uma ponte. Há uns 15 anos, Itamaracá era badaladíssima, chiquérrima, tal e qual Porto de Galinhas é hoje. Mas como a única via de acesso era e ainda é essa tal ponte, com uma única via de ida e uma de volta, nas voltas de feriados sempre se formava aquele meeega engarrafamento. Isso, aliado à falta de investimentos em infra-estrutura, fez com que os veranistas gradualmente se afastassem da Ilha.
Hoje, porém, o povo está gostando novamente de lá. A praia, como as demais do nosso estado, é linda demais, quentíssima, e com piscinas naturais em muito de sua extensão. Há ainda uma ilhota próxima, chamada de Coroa do Avião, onde é desenvolvido um projeto de estudo de aves migratórias, e para onde se vai naquelas canoas, barquinhos a vela, quando a maré está baixinha, para tomar aquela cerveja, uma aguinha de coco e comer uma maravilhosa agulhinha frita... Hum...
Enfim, hoje a praia está se valorizando novamente, e meus pais têm uma casa lá. Temos ido sempre, e aproveitamos a oportunidade para levar os "mineirim" lá tb. Maue pais adoraram, e as visitas mais ainda! Se eu já gosto de frescurinhas para receber, mainha é mil vezes mais caprichosa...
Lá, fomos ao Projeto Tamar/Ibama, que cuida da preservação dos peixes-boi marinhos. É muito fofo, e se você está um pouco acima do peso, minha cara, rola uma identificação total com os bichinhos!!! Antes que me perguntem, sim, foi o meu caso...
Peixes-boi irmãos
Olha eles aqui de novo!
Lá em Itamaracá também há o Forte Orange. Foi construído em 1631, na época da invasão holandesa a Pernambuco, e após passar por um processo de restauração há poucos anos, hoje encontra-se aberto à visitação. Lá encontramos alguns vestígios arqueológicos, e como parece que lá já funcionou uma prisão para frades, há essa imagem, lá:
Tem canhões também, ainda da época do século XVII
De lá avistamos a Coroa do Avião, no meio do oceano, e do outro lado do mar pode-se ver as prais de Nova Cruz e Maria Farinha. Ah, ele está na wikipédia, hein, people? Chique...
A Ilha de Itamaracá é uma excelente opção de programa turístico aqui em Pernambuco, por ser pertinho de Recife (apenas 40 minutos de carro), possuir belas paisagens naturais e ser um passeio de certa forma baratex.
A Coroa do Avião, vista do alto do Forte Orange
Lá em Itamaracá, como eu já disse, tem também a casa de mainha, por onde sempre passa um cara que vende japonês. O quê? Você não sabe o que é japonês???? É um doce bem doce, mais doce que o doce de batata doce, que tem os sabores de goiaba, amendoim e coco. Eu só gosto do de coco, mesmo.
Pelo que posso decifrar do sabor, ele é como se fosse o coco jogado numa calda de açúcar. De aparência lembra uma cocada, mas é muuuuito mais doce, mais molengão e mais escurinho, também. Só sei que de todos que estavam lá em casa, só quem aguenta comer o tal do japonês sou eu... Mas me diga mesmo: não dá água na boca só de olhar???
Maiores informações sobre a ilha e seus atrativos, vocês encontram em:
http://www.viagensmaneiras.com/viagens/itamaraca.htm (informações turísticas/Itamaracá)