quinta-feira, novembro 30, 2006

Finalmente consegui postar algo por aqui. Essas últimas semanas têm sido uma correria sem fim. Minha filha teve escarlatina um tempo atrás e a doença deu um efeito rebote e ela estava com uma mega infecção na garganta, se não bastasse arrumei uma gripe que se apaixonou por mim e que veio com tudo que a gente tem direito. Desse jeito não há vontade de cozinhar que vença o desejo de ficar quietinha com uma xícara de chá.
No dia da minha volta as panelas estava calor e queria comer algo leve então a pedida foi um pappilote de camarão com mussseline de mandioca e uma bela salada verde. Só tenho foto do camarão, mas garanto que todo o resto ficou maravilhoso pois as pessoas acabaram com tudo mesmo.

A receita é super simples e fiz meio no olhômetro.

Para o pappilote:

- usei 1/2kg de camarão rosa médio (o camarão tem que ser médio ou grande)
- azeitonas pretas picadas (eu amo , mas sempre é opcional)
- 1 echalota bem picadinha
- manjericão fresco
- azeite ou manteiga
- 1 tomate picadinho sem sementes (não é necessário tirar a pele, pois ela não se soltará)
- 2 dentes de alho com casca
- vinho branco o quanto baste
- flor do sal (ou sal grosso moído)
- pimenta branca moída na hora
- 1 ou 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes para quem gosta
- cheiro verde para finalizar
- papel alumínio

Lave os camarões e seque-os bens, tempere com a flor do sal e a pimenta moída, reserve. Abra o papel de alumínio na bancada para fazer os pappilotes (envelopes), no meu caso deram dois beeem recheados. Daí é bico regue com o azeite ( tem que ser extravirgem e muito bom)- se for usar manteiga corte em pedaços pequenos. Coloque os camarões, a echalota, a pimenta dedo-de-moça, o tomate, as azeitonas, o manjericão e regue com mais azeite. Feche o pacote deixando apenas um lado aberto daí você completa com o vinho branco, feche bem e coloque numa assadeira. Repita o processo com o outro pappilote e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos. Eu costumo dar uma olhada aos 15 minutos, pois camarão borrachento não é legal. Depois é só arrumar no prato e servir, pra quem gosta regue com mais azeite e/ou molho de pimenta.

Musseline de Madioca
O prato é facílimo, dá uma canseira na hora da peneira, mas é até bom porque vamos perdendo as calorias do almoço e enquanto você faz isso aproveita e toma o vinho branco que usou no camarão. Na minha singela opinião a musseline é um purê metido a besta. Faça e valerá a pena, essa receita deve ficar ótima com carnes com molhos substanciosos.

1kg de mandioca cozida bem macia
100ml de creme de leite fresco
50g de manteiga
sal e pimenta moída na hora

Processe a mandioca cozida até virar um purê, depois passe pela peneira (essa é a parte chata). Depois é bico, coloque a mistura nujma panela, acrescente a manteiga e o creme de leite e tempere e é só isso! Se achar que não ficou muito cremoso pode colocar um pouco mais de manteiga.