terça-feira, novembro 28, 2006

Pão recheado

Essa receita ronda minha casa há uns 12 anos, e a maior lembrança dele se deve ao fato de que há 10 anos, quando eu e marido começamos a namorar, praticamente toda sexta mainha o preparava, para comermos à tardinha, depois das aulas pré-vestibular (pois é, como se vê, desde cedo que eu tentava pegar o marido pela barriga...)
Mesmo depois de tanto tempo, esse pão ainda é sucesso aqui em casa, especialmente por ser de fácil preparo e por poder permitir variações mil de recheios...
Uma receita dá para 2 pães médios, mas eu fiz um GG e um PP, sendo um sabor hot dog, e um de queijo com tomates secos.
A receita é super básica, e eu em regra a preparo no processador e não fico sovando muito, não. Na verdade, desta última vez eu até misturei na mão, e não sovei nem meia vez, apenas troquei a farinha de trigo normal pela que vem com fermento. Eu sei que não tá certo, mas é mais rápido, e garante o mesmo efeito...
Vamos ao que interessa, então.
PÃO RECHEADO
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
100 grs de margarina ou manteiga
1 copo de leite morno
1 tablete de fermento biológico (eu uso um saquinho do fermento seco)
1 colher de chá de sal
600 grs de trigo, aproximadamente (como aqui é bem úmido, normalmente eu coloco um pouco mais, mas o conselho é ir colocando aos poucos)
Bem, o modo de fazer é igual a todo pão: se vc usar o fermento biológico em pedaços, faz aquela esponja com o açúcar. Se vc for usar o fermento de saquinho (eu uso fermix), pode fazer como eu: juntar tudo de vez, e ir acrescentando o trigo aos bocados...

Feito isso, a massa vai ficar bem elástica, e fácil de trabalhar. Se vc quizer braços firmes e torneados, sove a massa. Se não fizer questão disso, pule para o próximo passo, consistente em colocar a mssa no forno desligado, coberto com um pano seco e limpo, para que a massa possa lhe mostrar o que vem a ser o milgre do crescimento...

Uma meia hora, 20 minutos depois, divida a massa ao meio (ou em porções loucas, como eu fiz...), abra numa superfície lisa, limpa e enfarinhada, coloque o que desejar de recheio (apenas se certifique de que ele, qualquer que seja, esteja frio, sob pena de a massa desmanchar-se aos poucos em suas mãos...), enrole como rocambole e coloque em forma untada e enfarinhada.

Atenção: mesmo no forno, o bicho cresce que é uma festa!!!!

O pão de queijo e tomates secos sendo preparado...

Por cima eu pincelo gema + azeite, e polvilho orégano, mas pode ser queijo ralado ou o que mais a imaguinação permitir...

Meus recheios, desta vez, foram queijo prato ralado + tomates secos + presunto light num pão, e salsichinha em rodelas em outro (salsinha pebal, daquelas que vendem a granel, cozidas previamente, e depois refogadas em cebola e alho, colocando-se depois extrato de tomate e caldo de carne pronto - delícia...). No de hot dog poderia haver um milhinho, mas como marido veta qualquer sombra de milho em receitas, rolou só a salsicha, mesmo...

Os coitados prontos, fofos, deliciosos e devorados.