quinta-feira, janeiro 18, 2007

Quinoa

Conheci a quinoa através de uns amigos peruanos, já falei deles por aqui. Pois bem, a quinoa pra quem não a conhece é um cereal originário dos Andes e foi classificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano e, de nada valeria este título se ela não fosse deliciosa. Assim como a Fer e a Valentina eu sou fã da quinoa. Já provei tabule com quinoa (que foi usada no lugar do trigo), saladas variadas inclusive uma deliciosa postada pela Valentina, hamburguer de quinoa (soa estranho, pois é sem carne) e risoto de quinoa (se é que podemos classificar de risoto algo que não contenha arroz - mesmo caso do hamburguer).
O risoto eu provei num festival de comida peruana e estava simplesmente divino. Eis que navegando por aquele blog adorável e delicioso me deparei com uma receita de risoto de quinoa com cogumelos. Bom, tinha meia bandeja de cogumelos frescos dando sopa e quase 1 xícara de quinoa na geladeira (aprendi isso com a Fer) e resolvi que este seria o meu jantar saudável de terça-feira. Modifiquei um pouco a receita original e creio que acertei o ponto ficou bem cremoso. Também achei interessante o fato da quinoa explodir na boca o que dá uma sensação bem gostosa e parecida com aquela quando comemos ovas.

Risoto de Quinoa

1 xícara de quinoa (tinha um pouco menos)
3 xícaras de caldo de galinha
azeite
1 dente de alho picado (o meu era gigante)
alho-poró em fatias
meia bandeja de cogumelos frescos em fatias
vinho branco (no olhômetro mesmo foi pouco)
manteiga (pouca)
queijo parmesão

Primeiro você tem que lavar bem a quinoa. Coloque numa vasilha com água e esfregue até que a água fique turva, escorra numa peneira em água corrente e repita mais duas vezes.
Daí refogue o alho e o alho-poró no azeite e coloque a quinoa, junte o vinho branco e deixe evaporar. A diferença deste para o risoto original é que no caso da quinoa você acrescenta o caldo de uma vez. Coloquei duas xícaras de caldo e abaixei o fogo. Mexi de vez em quando. Depois fui acrescentando caldo a medida que a água secava, não cheguei a usar a última xícara toda.
Acrescentei os cogumelos pouco antes de ficar no ponto. Quando ficou pronto desliguei coloquei um pouco de manteiga para dar cremosidade e cebolinha picada. Polvilhei com queijo ralado e comi feliz feliz.