sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Bolo de chocolate super fácil

Bem, essa é mais uma das receitas que saem do Fantástico Mundo de Bob, ou melhor, do Fantástico Mundo de Márcia (hohoho, que coisa mais infame...).
Tava eu em casa, atacada por uma forte e chatíssima gripe, esperando pelo Marido, que estava ministrando aula para seus queridos alunos...
Aí, de repente e não mais que de repente, bateu-me uma síndrome de Dadivosa, e pensei que bater um bolinho era uma ótima idéia. Mas dado o adiantado da hora e meu estado convalescente, tinha que ser algo bem rápido e que necessitasse de pouco esforço, apenas para fazer um agradinho ao Maridex, mesmo.
Corri para a cozinha e, lépida e faceira, pensei que o mais aproprado seria um daqueles bolos loucos que saem da minha cabeça, porque seria pouca massa e eu poderia usar forminhas de muffins, para assar mais rapidinho ainda.
Peguei então duas colheres de sopa de manteiga, e misturei com duas de açúcar. Misturei com o lindo fouet de ovinho que ganhei de minha amiga secreta, e em seguida acrescentei um ovo inteiro - sem a casca, é claro, para aqueles que não entenderam o sentido de inteiro... bati mais um pouquinho, só para incorporar tudo.
Aí, coloquei quase uma xícara de leite, e umas duas ou três colheres de sopa cheias de farinha de trigo com fermento peneirada - não sei precisar a quantidade, porque coloquei até achar que a massa estava parecendo mesmo massa de bolo. Acrescentei duas colheres de sopa de chocolate em pó, e por fim uma colherzinha de café de bicarbonato de sódio - é que eu sempre vejo receitas de bolo pedindo o tal do bicarbonato, daí resolvi experimentar, mesmo sem saber a utilidade dele. Mistura tudo, e joga nas forminhas de muffin.
Pela primeira vez eu usei as forminhas de silicone sem untar, pois mesmo depois do primeiro uso eu continuava a besuntá-las, com medo de grudar os bolinhos. Mas dessa vez funcionou, e nenhum deles agarrou-se às paredes redondinhas, com medo de deixar aquele lar quentinho e aconchegante.
Como eu tinha nozes em casa, em duas das forminhas eu coloquei massa-nozes picadas-massa, e aquele crocantinho no meio ficou tudo de bom. Não coloquei em todos porque Marido não curte muito.
A receita rendeu cinco bolinhos, que incrivelmente ficaram suuuper fofos, mesmo sem separar a gema da clara e bater estas em neve. Acompanhou os bolinhos um calda de chocolate básica, que é de longe a preferida de meu cônjuge, preparada com leite, chocolate em pó, açúcar e manteiga no fogo, até engrossar.
A foto foi tirada antes de pronta a calda, no momento em que os bolinhos acabaram de sair do forno e eu, gulosa, ataquei um deles ainda quente. Hummmm....
Agora, a pergunta que não quer calar (pelo menos na minha cabeça): Qual a finalidade do bicarbonato de sódio nos bolos???