sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Pé na Jaca

Lembrando da novela pastelão que assisti ontem à noite (mas que preciso confessar que até gosto...), que hoje é o dia oficial de "tomar uma/umas", e vendo por acaso a matéria no IG, atiçou-me a curiosidade e eu fiquei tentada a descobrir: mas de onde é que veio essa estória de enfiar o pé na jaca???
Como eu disse, vi um link que respondia à pergunta, e aqui está a resposta, para matar a minha e, quem sabe, a sua curiosidade:
"ENFIAR O PÉ NA JACA significa ultrapassar os limites, cometer uma gafe. Por que jaca e não melancia?
Antigamente era comum um tipo de estabelecimento comercial que misturava quitanda com botequim. À entrada, ficavam cestos de frutas e legumes, feitos de taquara ou cipó, chamados jacás.
Ao balcão, conviviam senhoras dignas comprando comestíveis e senhores menos dignos entornando pinga após pinga. As senhoras saíam como entravam; os senhores nem tanto. Alguns, ao ganharem a calçada em andamento etílico, confundiam o passo e pisavam num jacá.
Ou seja, o pinguço literalmente enfiava o pé no jacá. O uso popular, que sempre tratou de trocar o desconhecido pelo usual, substituiu o cesto oxítono pela fruta paroxítona. E, assim, o cidadão que bebia além da conta deixou de meter o pé no jacá e passou a enfiar o pé na jaca."