segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Queijo Minas


Aqui em casa, como eu sempre disse, nunca fomos de dieta. Quer dizer, EU nunca fui de dieta!!!
Isso se explica pelo fato de que até a adolescência eu era muito, mas muuuuito magra. Inicialmente era por falta de comida, mesmo - não gostava de comer nada, era um sacrifício conseguir me faezr engolir algo no almoço.
Lembro muito bem de mainha sentada em frente à televisão, fazendo bolinhos de feijão com farinha e passando no molhinho de carne, para tentar me convencer que, daquele jeito, o feijão ficava mais gostoso. Obviamente eu não concordava - odiaaava feijão com todas as minhas forças!!! E a tal da papa, no jantar? Eccaaaa!!!! Só comia se fosse de chocolate, e com muuuito mais chocolate em cima, pra formar aquela casquinha!
Ela bem que insistia, forçava e tals. Mas a única coisa de saudável que eu comia com gosto era a sopa de verduras. Mainha colocava de tudo, até beterraba (sabe como é, criança magra demais e anêmica não rola), e a tal sopa ficava bem gostosa, de verdade. Mas eu não preciso dizer que para tomá-la ela teria que estar passada no liquidificador, preciso??? kkkkkkkkk
Na casa de voinha já era diferente: como eu gostava de macarrão, ela só me deixava comer macarrão se antes eu comesse feijão. Como feijão só serve com arroz, e feijão com macarrão é uma heresia (eca!), eu tinha que comer um prazto de feijão com arroz e, só em seguida, podia comer o macarrão com queijo ralado... E ainda tinha mais: só tomava o suco se comesse tudo!!!! Pense no sacrifício que era para mim... Mas tirando isso voinha é bem legal - e hoje ela nem é mais assim com os mais novos, que já pegaram ela "amaciada..."
Então, com esse histórico de ser magricela, nunca precisei me preocupar com dietas.
Mas agora tá um pouco diferente... Peguei gosto pela cozinha, e de lá costumam sair coisas bem gostosas, mas sempre muito calóricas e engordativas. Adoro sair para jantar, e não é a minha praia sair pra comer verduras e matinhos, né? Cada vez os produtos industrializados fcam mais gostosos, e a cada viagem que fazemos, procuramos sempre conhecer a culinária local e os restaurantes mais típicos e/ou badalados...
E assim, é inevitável não se engordar uns quilinhos!!!
Não que eu esteja gorda, acho que estou longe disso, pelo menos por hora. Creio que nem no conceito gordinha eu me encaixaria bem, mas noto que algumas calças de menor forma/numeração já ficam mais marcadas, e não quero que isso vire regra e se perpetue.
Dentro dessa ótica, resolvi com o marido quue tentaremos comer coisas mais saudáveis, ao menos em casa, durante a semana.
No café da manhã é fácil, pois queijo branco, pão integral light e iogurte não nos incomodam. No jantar também fica tudo ok, porque já não somos de repetir os pratos do almoço, então dá para controlar. O grande problema mesmo, ao meu ver, fica no almoço.
Precisamos comer coisas menos gordurosas e mais saudáveis, com verduras e legumes. Mas trabalho fora, e a minha empregada, sinceramente, não nos ajuda nisso. Sabe aquela pessoa que não se preocupa em agradar, fazer algo diferente, buscar coisas novas? É ela.
Eu bem que já tentei, dei alguns livros para ela fazer as receitas, mas a força de vontade não existe, e assim não há tempero que fique bom, não é? Esse é um dos motivos pelos quais ela está na corda bamba, vamos ver o que acontece nos próximos dias...
Mas enquanto isso, quero apenas recomendar a vocês esse queijinho, aí. Se por mim, que sempre fui acostumada a comer queijo Prato Regina-muito-amarelo-e-engordativo a vida toda, ele foi aprovadíssimo, imagino que para você não vá ser diferente...
Então, se você está começando agora a também procurar alimentos mais saudáveis, esse quijinho é uma ótima pedida!
Sem contar que, se você também tiver "alma de pobre" como eu, vai adorar a queijeirinha em que ele vem - super útil para usos posteriores em casa...
PS: nossa, isso aqui tá parecendo uma redação, bem propícia ao clima de volta às aulas.