sexta-feira, abril 13, 2007

Carne de carangueijo

Na semana santa aqui de casa não teve só bacalhau, não. Como estamos em uma cidade litorânea, não faltam boas opções para substituir a carne vermelha, vindo todas bem fresquinha do mar.
Na quinta-feira, teve também carninha de carangueijo (comprada já catada, que eu nem dei na minha mãe, nem atirei pedra na cruz...) ensopada com coco, que modéstia à parte tava muuuito boa!!!
Fazer é muito simples: para mais ou menos um quilo da carninha bem limpa, eu refoguei no azeite uma cebola grande e 1/3 de um pimentão pequeno beeem picadinhos. Depois de bem molinha a cebola, joguei lá a carne, e deixei pegar um pouquinho do sabor do refogado.
Aí, coloquei mais ou menos umas 3 colheres de sopa de extrato de tomate, só para dar aquela corzinha (podia ser tomate de verdade picadinho, mas dizem que azeda mais fácil...), coloquei aproximadamente meia garrafinha pequena de leite de coco, uma pitada boa de sal e muito, muito coentro.
Deixei dar aquela cozinhadinha boa, secar mais um pouquinho para não ficar aquele aguaceiro, e pronto! Ali estava o ensopado de carangueijo, que tanto apreciamos por aqui. Na hora de servir, mais coentro picadinho em cima, que dá aquele tchan!
Ainda na quinta, teve também um peixe ao forno maravilhoooso que mainha fez, super suculento, um arrozinho branco para acompanhar, e um purê com castanhas, que nada mais é do que o purê normal de batatas usando creme de leite no lugar do leite normal, e enfeitado com castanhas picadas depois de pronto. Fica bem crocantinho, eu acho uma delícia.