segunda-feira, abril 09, 2007

Flor de Pão da Luna



A minha Páscoa foi em família, com o almoço da sexta-feira com o meu povo, e o do domingo com o povo do Marido.

Entre quinta e domingo estávamos na praia com a minha galera, e lá a diversão era descansar e cometer - muito - o pecado da gula.

Estávamos inclusive comentando, lá em casa, como se come bem nesta época do ano. Houve quem achasse que há mais fartura do que no Natal...

Enfim, no meio de tanta comilança, lembrei-me de uma receita da Luna (pra variar...) que muito me atraiu, tanto pelo visual, que é belíssimo, quanto por se tratar de pão, que tanto gosto de fazer. Não tive dúvidas: o jantar estava escolhido!

Segundo ela, a receita veio lá da Akemi e originalmente se chamava Flor de Queijo, mas terminou sendo rebatizada pela Luna como Flor de Pão, pois combina com qualquer recheio, no que concordo totalmente.

A massa é muuuito fofinha, e sendo bem sincera eu não a sovei nada, nada. Apenas a pus para descansar as duas vezes recomendadas, e mesmo sem o trabalho da sova ela cresceu bastante. Aliás, também mudei o fermento - como só tinha o de saquinho (seco), usei dois pacotinhos, que somaram 24 gramas. Achei que não cresceria, mas ficou perfeito!

A receita é esta:
Flor de Pão da Luna

Massa:

- 1 colher (chá) de sal (coloquei mais um pouquinho, pois achei a massa meio docinha
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei mais do que isso, coloquei a medida certa e fui pondo mais até achar o ponto de soltar das mãos)
- 3 tabletes de fermento biológico (usei dois saquinhos de fermix)
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de margarina gelada

Recheio:

1/2 xícara (chá) de margarina gelada para passar sobre a massa, e o que mais você quiser. Usei mussarela, presunto de peru e orégano, em quantidade suficiente para cobrir a massa.


Modo de preparo:

Misture os ingredientes da massa, menos a farinha, no liquidificador. Depois, numa vasilha grande, junte esse líquido à farinha (eu a peneirei antes), e amasse até soltar dos dedos. Se necessário, use mais farinha para achar o ponto, mas cuidado para não usar demais, e a massa ficar pesadona...
Cubra com uma toalha muito limpa e deixe crescer (eu coloco no forne desligado) até dobrar de volume.
Então, abra a massa com um rolo, como se fosse faezr um rocambole, e espalhe sobre ela a manteiga e o recheio (no meu caso, queijo, presunto de peru e orégano).
Em seguida, corte a massa em dois rocamboles, e os enrole normalmente. Corte cada um deles em pedaços de tamanhos iguais (a Luna sugeriu 6 cm, mas eu fui de olhômetro, mesmo...), e vá colocando cada rolinho em pé numa forma de buraco no meio untada e enfarinhada (como na praia não tínhamos forma de buraco grande, fiz numa redonda sem furo, mesmo). Ficou assim:
Leve para crescer novamente, e, uma vez crescida a massa, pincele com um ovo ligeiramente misturado e leve ao forno pré-aquecido, até dourar. Nem sei quanto tempo levou, tirei ele quando achei que estava coradinho o suficiente...
Receita aprovadíssima por aqui, como todas aquelas que a Luna indica. Obrigada de novo, amiga!