quinta-feira, maio 10, 2007

COUSCOUS À MINHA MODA E PAVÊ DE PÊSSEGO



Vocês não devem mais aguentar passar aqui e ver relatos do sábado, não é? Tudo bem, esta é a última menção ao evento...

Para concluir, apresento-lhes o acompanhamento da carne que servi, e uma das sobremesas. Explico: da carne que fiz não tirei foto, mas a receita é super fácil, peguei no Panelinha. Por isso aqui só aparece sua principal companhia.

Quanto às sobremesas, uma delas (sucesso total) foi o brownie perfeito, cuja receita já se encontra aqui no blog, e a outra (a da foto) foi um pavê de pêssego com coco que fiz e de que gostei muito.

Aqui vão as resenhas:


COUSCOUS MARROQUINO

Na verdade, o couscous legítimo leva cordeiro ou uma outra carne, mas como eu queria apenas um coadjuvante para minha carne ao vinho, resolvi usar só a semolina e uns temperos.

Usei uma caixa de 500 gramas para 8 pessoas, mas sobrou muito!!! Não sabia como calcular a quantidade e, com medo de faltar, fiz tudo. A marca que usei foi Tipiak, e gostei bastante.

Para fazer, inicialmente segui as instruções da embalagem: hidratar o couscous na mesma quantidade de água fervente, ou seja, 500 garmas = 500 ml de água. Fiz a mistura num bowl grande, e por cima coloquei uma bandeja de vidro, para que o vapor cozinhasse os grãos. Aliás, como ficam lindos aqueles grãos tão perfeitamente redondinhos!!!

Depois de cozidos, soltei bem os grãos com um garfo, fofando o couscous. Daí, temperei com uma pitada de sal, passas brancas (que antes deixei de molho em água morna, para incharem), nozes picadas, folhinhas de hortelã beeem picadinhas e pimenta rosa.

Ficou muito gostoso, suave, e com uma aparência super boa. Aprovado pelos convivas.


PAVÊ DE PÊSSEGO E COCO

Essa receita bem da minha cabeça, mesmo. Estava com uma lata de pêssegos e queria usá-los, mas não sabia bem como... Foi daí que surgiu a idéia do pavê, que acabou me surpreendendo positivamente.

Fiz assim: num pirex, coloquei os pedaços de pêssegos em calda, sem a calda (parti cada metade em 3, para ficarem fatias finas em forma de meia lua).

Acima deles, coloquei biscoitos champagne levemente (muito levemente, mesmo, para não perder o crocantinho) molhados no leite - podia ser licor, mas eu não tinha em casa...

Por cima de ambos, coloquei um creme básico, que fiz usando uma lata de leite condensado, 2 gemas peneiradas, uma colher de maisena e 2 latas de leite de vaca - normalmente usamos só 1 lata de leite de vaca neste creme, mas eu queria um pouco menos doce, então usei 2.

Para finalizar, coco ralado, que pode ser fresco ou de saquinho. Não tem quantidade, quem gosta mais, usa mais, quem não gosta muito, faz só o "H"...

A foto não está boa, mas esse pavê ficou muito gostoso, achei bem equilibrados os sabores todos...





A receita da carne está aqui, e a única alteração que fiz foi no tipo de carne utilizado. O original é músculo, e eu usei alcatra. Como passou muito tempo no fogo, para reduzir o molho, acabou que ela ficou se desmanchando na boca, uma maravilha...

Marcadores: , , , , , , ,