segunda-feira, maio 07, 2007

Creme de palmito

Finalmente, fechando com chave de ouro o capítulo entradas, aparece o tão falado Creme de Palmito.
É uma receita, tal como as demais, de fácil preparo e, esta especialmente, de apresentação super agradável e, por que não dizer, refinado.
A receita veio da Katita, uma Rainha do Lar de verdade, a quem eu publicamente agradeço as dicas e a paciência de, às 18h de uma sexta-feira, ficar me dando dicas de preparo...
Sinto-me obrigada a revelar que não gosto de palmito, mas o creme fica com um sabor tão suave, e bem marcadinho pela cebola, que nem me lembrava do tal ingrediente... (claro que os pedacinhos eu ia deixando no fim da canequinha...)
Engraçado que mainha também não aprecia, e enquanto eu preparava o creme ela passou aqui em casa, quando então houve a seguinte cena:
Eu: mainha, experimenta isso que tô preparando; acho que você vai gostar...
Mãe: o que é isso?
Eu: menina, prova logo! É bom, você vai gostar!!!
Mãe: hum.... nhammmm.... que maravilha!!! (seguem-se outros sons que eu não saberia escrever, mas que significavam algo como gostoso, delicioso, fantástico) O que é isso, Márcia Maria?
Eu: creme de palmito!
Ela: palmito? Eca, eu odeeeio palmitoooo!!!!!!
Eu, morreeeendo de rir: mas nun era você que tava adorando, antes de saber?????
Ela: é, porque realmente estava bom. Mas não precisa dizer que tem palmito da próxima vez não, tá????
Isso é pra vocÊs verem que este agrada até a quem não gosta de palmito...
Vou colocar aqui a receita dela, com as minhas alterações em azul.
CREME DE PALMITO
Tudo começa com uma espécie de bechamel. Rale uma cebola branca pequena e dê uma rápida refogadinha em 2 colheres de sopa de manteiga clarificada (usei manteiga normal, sem clarificar). Fogo baixo, não precisa dourar.
Quando a mistura estiver brilhante, acrescente 1/2 xícara de vinho branco de boa qualidade (no meu caso, uma xícara) e deixe dar uma evaporada no álcool, agora vá acrescentando aos poucos uma mistura de 2 colheres de farinhas de trigo mal cheias dissolvidas em 1 xícara de leite ou de água do vidro de palmito (usei a água do palmito), que é melhor ainda. Fogo baixo, baixíssimo.
Quando a mistura começar a encorpar comece a acrescentar, aos poucos, um rico e concentrado caldo de galinha (que pode ser em tablete ou feito com miúdos, ou os dois - você deve precisar de uns dois litros, viu?) (eu usei apenas um litro, mais ou menos...). Aí, você vai homegeneizando e deixa reduzir um pouco, para só depois acrescentar 1 vidro de palmitos picados e escorridos (usei um vidro grande, não sei se é o padrão...). Mais um pouquinho no fogo sempre baixo.
Por fim, acrescente iogurte ou creme de leite fresco sem soro até encontrar uma textura interessante, aveludada (fiz o creme de manhã, e só acrescentei o creme de leite na hora de sevir, quando fui esquentar, segundo orientação da Katita). Desligue o fogo, coloque o creme em copinhos fofos, rale sobre eles queijo parmesão (ou pecorino se quiser parar tudo), moa sobre eles pimenta do reino, coroe com delicados aros de cebolinha verde ou nirá, e regue com finíssimo fio de azeite de oliva excelente.

Marcadores: , , ,