domingo, maio 06, 2007

Vol-au-vents de tomate seco



Começando a série das comidinhas que pintaram no jantar de ontem aqui por casa, aparecem lépidos e fagueiros os vol-au-vents de tomate seco.

Antes, porém, deixa eu explicar umas coisinhas: houve, como felizmente sempre ocorre aqui em casa, fartura de comida, mas desta vez me policiei e não fiz 5.687.981.234 tipos de entradinhas, e sim apenas 4 (e uma amiga trouxe ainda uma bandeja de carpaccio); todas as opções levaram em conta, basicamente, a rapidez no preparo - e, porque não? - a apresentação, e assim ficou tudo pronto rápido, e com uma bela imagem; e, finalmente, não custa lembrar que meu talento para fotos já não é muito bom, e depois do teor alcoólico de ontem, então... afff!!!

Mas voltemos aos vol-au-vents... Para fazê-los, não há nenhum tipo de mistério ou dificuldade.

Dirija-se ao revendedor Arosa em sua cidade, ao supermercado mais próximo, ou a alguma loja que faça vol-au-vents congelados, e compre quantos pacotes desejar.

Retire-os do congelador, e uns 10 minutos depois, leve-os para assar em forno baixo pré-aquecido, sem esquecer de antes pincelar delicadamente cada um deles com um ovo ligeiramente batido. Estarão bons quando estiverem doiradinhos e apetitosos.

Para o recheio, eu usei um patê de tomates secos. Desta vez, inclusive, inovei na receita, pois em vez de usar ricota, usei cottage. E olha, nunca mais deixo de fazer essa troca, pois achei que o sabor fica muuuuito melhor com o cottage.

Misturei o queijo com o tomate seco, e levei para o processador, batendo bem. Se necessário, pode-se acrescentar um pocuo de creme de leite, para facilitar o processo.

Depois de frios os vol-au-vents, e com o recheio também à temperatura ambiente, bastou-me apertar-lhes o centro, para que aparecesse a cavidade em que o recheio seria inserido, e finalmente depositei lá o patê, colocando uma folhinha de manjericão em cada um dos bichinhos, só para dar aquele charme...

Qualquer recheo cai bem aqui: frango, camarão, queijos, ricota com nozes, ricota com hortelã, palmito... A geladeira e a despensa de casa são os limites!!!

Nada complicado, hein? E vejam só o efeito visual lindo que fica:


Marcadores: , , ,