quinta-feira, outubro 04, 2007

QuicheSSS de bacalhau

Não, você não leu errado! São quiches, mesmo, no plural! É que eu sou tão metida, mas tão metida, que invento a comida e ainda faço em duas versões!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk


Depois de uns tempos sem fazermos babadinhos aqui em casa, parece que dessa vez a moda voltou "de com força"! Normalmente os encontros aqui acontecem sem motivação, juntam-se os fatores eu gostar de cozinhar + Marido também curtir receber em casa, e aí acaba que a gente sente o maior prazer em ter gente por aqui. Sem falar na praticidade e no fato de não estarmos expostos à violência excessiva e banal que, infelizmente, tem assolado nosso país...


Porém, desta vez foi diferente. Como alguns de vocês sabem, pois viram no meu msn, recentemente alcancei um muito esperado objetivo profissional, e nada melhor do que comemorar isso ao lado de quem tanto ajudou a alcançar a meta: a família!!!

Sim, porque se não fossem meus pais, especialmente Mainha (que me fazia decorar as 50 questões antes da prova, e se eu errasse a 48, tinha que estudar tuuudo de novo, e repetir até errar!!!), e todo o inve$$$timento que fizeram em mim, com certeza absoluta eu não teria chegado nem perto do que sou hoje.
Marido também merece agradecimento, pois quando eu pensava em fraquejar, ele me dava umas liçõezinhas básicas.
Assim, Rita, Fred e Marco AUrélio: MUUUITO OBRIGADA por tudo! Amo muuuito vocês!!!
Passado o momento agradecimento, voltamos à programação normal, falando das quiches de bacalhau que fiz na comemoração.
Como ainda não achei semolina aqui na província, para testar a massa do chef Doulas, tenho feito a massa MM: manteiga + farinha + água + sal (se quiser). Basicamente, para um assadeira de quiche média, daquelas baixinhas e desmontáveis, eu uso umas 2 colheres bem cheias de Qualy, 3 colheres de sopa de água e farinha até dar o ponto em que é possível abrí-la. Cobre-se a forma, leva-se ao forno para pré-assar, e pronto!
Para o recheio, fiz duas versões: uma só bacalhau e uma com creme em cima. Mas a base de ambos era a mesma vejam só:
Para a mais simples, só de bacalhau, fiz assim - não tem medidas, serve com qualquer quantidade de bacalhau que você tenha em casa: deixei o bacalhau de molho em água na geladeira, mudando a água a cada hora (fiz isso umas 3 vezes, apenas, e deu certo). Daí, desfiei o peixe, que já veio sme pele e espinhas, e reservei.
Levei ao fogo baixo azeite (o melhor que seu bolso permitir) com cebola beeem picadinha, e deixei a cebola cozinhando lá. Quando ela estava bem molinha, coloquei o bacalhau lá, e deixei refogar bem. Temperei com sal e pimenta, e quando já estava bem cozido o bacalhau, coloquei bastante salsinha picada. Finito!
Daí, coloquei na massa pré-assada, salpiquei queijo ralado na hora, e levei para gratinar. Ficou ótimo!

Essa é a só de bacalhau.

O segundo eu fiz exatamente da mesma forma, a única mudança é que, na hora de levar ao forno, eu coloquei esse mesmo recheio na massa e, por cima, coloquei uma mistura de ovo batido com creme de leite, leite e queijo ralado. Por cima, mais queijo ralado. Ficou uma parte mais cremosa em cima, que também agradou demais!!!
Sei que estas "receitas", se é que posso chamar assim, estão muito sem medidas, mas é assim mesmo. A gente vai fazendo e adaptando aos nossos gostos e quantidades. Peço decsulpas, e espero que gostem!

Esta daqui levou o tal creminho em cima.