quarta-feira, setembro 26, 2007

Entradas: mousse de camembert, nuts picantes, creme de palmito

Bem, finalmente vou postar as receitas do jantar da Confraria, e para isso, nada melhor que começar pelo começo, né? Às entradas, então!!!


(A ordem é a que o blogger me deixou baixar as fotos, não a que foram servidas no dia).




Primeira: Creme de palmito da Katita. Já é um clássico!!! Um creme super aveludado, delicioso, que vai bem em qualquer situação. Fator extra-positivo: poder ser preparado muuuito antes do evento, deixando apenas o creme de leite para se adicionar no final. Desta vez esqueci o fio de azeite depois de pronto, mas sinceramente, na boa... não fez falta!!! O queijo ralado beeem fininho e a pimenta moidinha na hora deram conta do recado com maestria!!!


A receita completa você encontra aqui, mas se não funcionar, é só clicar em "maio", no menu à sua esquerda, que ele está num post desse mês.




Essa entrada é outra perfeita descoberta!!! Também, sendo criada pelo Álvaro Rodrigues, culinarista que muito admiro, não tinha como dar errado!!!

Eu a tinha visto na revista Prazeres da Mesa, mas achei muito refinada pros meus padrões, e por esse motivo ainda não tinha experimentado.


Daí, a Faby fez a tal mousse quando a Katita foi a SP, e foi só elogios. Pronto! Acabou-se o medo!!! E olha, vou te contar... peeense num trem maravilhoso!!! Suave, delicado, perfeito.


A receita está aqui, mas eu vou transcrever para vocês, pra facilitar...


MOUSSE DE CAMEMBERT E FRAMBOESAS

INGREDIENTES - MOUSSE

150 ml de creme de leite pasteurizado ou UHT; 150 g de cream cheese em temperatura ambiente; 100 g de queijo Camembert, bem picado; 1 envelope de gelatina branca sem sabor (12 g) hidratada em 1/2 xícara (chá) de água filtrada e fria; Sal, pimenta branca e noz-moscada ralada a gosto.

INGREDIENTES - PESTO DE SALSA

2 dentes de alho socados (usei só um); 3 colheres (sopa) de nozes bem picadas (processei rapidamente); 2 colheres (sopa) de queijo Pecorino ou parmesão, ralado fino (usei parmesão); 3 colheres (sopa) de salsa fresca bem picada (processei no microprocessador - ótimo!); 2 colheres (sopa) de azeite de boa qualidade; 1 colher (café) de sal.


INGREDIENTES - MOLHO DE FRAMBOESAS

100g de framboesas congeladas; 2 colheres (sopa) de açúcar refinado; 2 colheres (sopa) de vinagre branco de arroz; Sal, molho de pimenta e temperos a gosto.

(Eu simplesmente usei geléia de frutas vermelhas dissolvida em pouca água e levada ao fogo baixo com mel, na hora de servir).

PREPARO

1 - Bata no processador ou liquidificador o creme de leite, o cream cheese, o Camembert e a gelatina hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme homogêneo, temperando a gosto.

Distribua a metade da mousse no fundo de duas fôrmas pequenas com 15 cm de diâmetro e levemente untadas com azeite e leve à geladeira por 20 minutos.Reserve a outra metade. (Imitei a Faby e coloquei num vidro metade da mousse, depois o pesto, e depois a outra parte da mousse, com intervalos para endurecimento)

2 - Retire as duas fôrmas da geladeira, salpique por cima com o pesto e finalize espalhando por cima com o restante da mousse reservada. Leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte, desenforme e decore com o molho de framboesas.

PESTO: Em uma tigela misture todos os ingredientes, temperando a gosto. Empregue na montagem.

MOLHO: Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo ocasionalmente, até obter um "molhinho" encorpado. Empregue frio.

Eu untei a forma de vidro que usei com azeite e, na hora de desenformar, coloquei-a na boca de uma leiteirinha com água dentro, como se fosse um banho maria, e a mousse soltou rapidinho e perfeita!

Depois foi só regar com a geléia e pronto. Para companhar, torradinhas super neutras, que deixaram a mousse sobressair.

Como achei essa mousse perfeita, e como gosto muito mais de brie que de camembert, hoje fiz a versão dela com brie, que será servida amanhã (sexta) à noite. Aguardem o parecer...




Visão geral da mesinha em que estavam as entradas. À esquerda, em cima, a mousse. Em baixo, patê de gorgonzola (gorgonzola + cream cheese ou creme de leite - usei cream cheese), e em baixo à direita a outra sensação da noite: nuts picantes.


Antes de explicar do que se trata, preciso dizer que tirei essa receita de um site muuuito legal, o 8P da anne. Pelo que entendi, esse 8P é para fotos, e permite comentários. Não sei se seria um tipo de flickr...


Enfim, o que importa é que essa Anne tem coisas deliciosas e, acima de tudo, LINDAS!!! Sabe comer com os olhos? É o que acontece quando olhamos as fotos dela... Não deixem de visitar!!! Só não coloco o link aqui no Fouet pq não sei faezr isso, ra~zão pela qual também nunca coloquei os links de váriosas amigos/as blogueiros/as... Perdoem-me!!!

A receita original você encontra aqui, mas eu fiz uma versão minha, cuja diferença foi o pózinho que envolveu as nuts.
É que não achei os temperos que ela mencionou aqui em Recife, então eu envolvi as nuts numa mistura que levou o seguinte: páprica doce, pimenta do reino moída na hora, noz moscada ralada na hora, sal, uma leve pitada de canela (sim, acreditem!) e açúcar mascavo.

Pelo amor da mãe do guarda!!!! Vocês não imaginam como isso é boooommm!!! fácil, prático, delicioso e impressiona!!! Ninguém adivinha o que é aquela casquinha crocante nas nuts, apenas sente que é crocante e delicioso!!! Aprovadíssimo, e recomendado!

Close nas nuts...


Para finalizar as entradas, ainda teve uns espetinhos de micro-tomates cereja com cubinhos de gorgonzola, mas desses não tem fotos, não...

Marcadores: , , , , , , ,