quarta-feira, abril 16, 2008

Almoço no escritório

A maior dificuldade de quem trabalha fora e não consegue voltar para casa na hora do almoço é geralmente equacionar uma boa refeição com o bolso. Tal equação é um trabalho hercúleo quando se trata de São Paulo e quando se trabalha num local cercado apenas por bons restaurantes e a praça de alimentação do Iguatemi (detesto praça de alimentação por causa do barulho).
A verdade é que no escritório temos o hábito de almoçar por aqui e, vez por outra saímos para os restaurantes da região.
Some-se a resolução de entrar na dieta e passei a levar comida feita em casa. Meu sócio também aderiu e estamos ambos no mesmo barco.
Isto posto, meu almoço de segunda foi salada verde, com tomates, cebola roxa e pepinos, arroz integral com cenoura e castanha de caju e frango aos três cogumelos. Dá um certo trabalho, pois levo minha filha para escola às 7hs e na volta cozinho, me arrumo e saio voando, mas vale a pena.

Arroz integral com cenouras e castanhas

Foi a primeira vez que fiquei satisfeita com o meu arroz, saiu perfeito, nem empapado e nem mal cozido.
1 xícara de arroz integral (dei uma lavada antes), 1 punhado de arroz selvagem, 1 cenoura média ralada, um punhado de castanhas de caju quebradas, 3 xícaras de água quente (usei caldo de legumes caseiro), sal a gosto, óleo de canola.
Fritei um pouco o arroz, depois juntei a cenoura e as castanhas e em seguida coloquei o caldo de legumes. Usei a panela de pressão e deixei o arroz cozinhar por 20' em fogo baixo após pegar pressão, abri a panela e deixei por mais 5 minutos, sem a água secar totalmente desliguei o fogo, tampei a panela e esperei secar. Ficou delicioso.

Frango aos 3 cogumelos

Não me lembro das medidas, acho que foi 1/2 peito de frango com osso, 1 punhado de funghi porcini seco, 1 bandeja de shimeji e 1/2 bandeja de champignons frescos em lascas, 1/2 cebola em cubinhos, cheiro verde, vinho branco, pimenta do reino branca.
Hidratei o funghi em água quente. Cortei o peito de frango em cubos médios, temperei com sal, alho e limão. Cortei os cabos do shimeji. Numa frigideira de fundo grosso, coloquei manteiga e um pouco de azeite, juntei a cebola e após ficarem transparentes o frango. Deixei que fritassem um pouco, mas sem ressecá-los, adicionei todos os cogumelos, o vinho branco e cozinhei por alguns minutos. Assim que soltaram toda a água coloquei umas colheres da água do funghi. Experimentei, corrigi o sa, adicionei pimenta branca moída e ao final de tudo o cheiro verde.
Este é um prato deliciosamente nutritivo e que comporta inúmeras variações, já fiz com saquê no lugar do vinho, com shoyo, com pimenta dedo-de-moça.

P.S. as fotos estão toscas, pois só lembrei de tirar quando a frango já estava no tupper ware e o arroz ainda estava na panela.

Marcadores: , , ,