quinta-feira, março 06, 2008

De volta, mas de leve... e com bolinho!


Olá, pessoas queridas Fouet-zeiras todas!!!


Primeiro, obrigada po continuarem me visitando, e pelas demonstrações de carinho e afeto! Muuuito obrigada, mesmo!


Segundo, informo que já estou melhor, graças a Deus! Recuperando-me, mas ainda de molho, na cama, de repouso quase absoluto - permissão apenas para tomar banho e fazer algumas refeições na mesa - outras são na cama mesmo, o que nem é tããão ruim assim...


Terceiro, em razão do exposto acima, não estou cozinhando, mas sou uma menina prevenida, e tenho umas receitas ainda não postadas, que irei publicando por aqui, para vocês verem que eu não deixarei ninguém em paz, e para atender aos pedidos de novas receitas - né, Mirella? (parêntesis: Mirella é uma aluna de meu Marido, super simpática e talentosa, que faz um brownie maravilhoooso!!! Vou colocar receitas aqui, para ela ficar feliz e mandar brownie de presente para mim... hahahaha).


Bem, comemorando meu retorno, nada melhor que um bolinho. Bolo simples, mas sofisticado pelo ingrediente chiquérrimo que levou: cranberries!


Claaaro que não há cranberries aqui na província, mas a Fafah é mesmo uma fooooofa e quando a filha dela viajou, ela pediu mimos gastronômicos - para ela e para mim!!! Aí, ganhei chocolates deliciosos (que Marido devorou!!!), as cranberries, Kit-Kats e um conjuntinho com mini-azeites aromatizados fantááásticos!!! Vocês não fazem idéia!!!


O bolo que eu fiz para usar as cranberries foi um branco básico, qe e apelidei de Bolo Má-Fá - ou seja, bolo da Márcia e da Fafah!!! Nada criativo, eu sei, mas vamos combinar que chamar de bolo simples não era condizente com a delícia que ele ficou!!!


Parecia um bolo inglês, só que era mais fofinho e em vez de passas tinha cranberries... Fiz meia receita, mas aconselho a fazer inteira, pois é muito saboroso! Fez sucesso após uma reunião tensa no meu trabalho. Vamos à receita:


Bolo Má-Fá


1 xícara de chá de leite (eu uso aquele medidor de xícaras padrão, e leite integral)

2 xícaras de chá de açúcar (se não tiver do refinado, use o cristal passado do liquidificador, e meça depois de liquidificar)

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de margarina ou maneiga

3 ovos, com claras e gemas separadas, claras em neve e gemas peneiradas antes do uso

1 colher de sopa de fermento em pó

1 xícara de cranberries secas, passadas na farinha de trigo para não afundar

1 forma de bolo inglês, da menor


Bata as gemas com o açúcar e a margarina até ficar bem fofinho.


Em seguida, alterne o leite e a farinha, que deve ser peneirada junto com o fermento.


Acrescente as cranberries, mexendo suavemente paraelas não afundarem (pelo menos, não totalmente).



Junte as claras em neve, misturando delicadamente em movimentos de baixo para cima.


Coloque na forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º, até passar no teste do palito.


Fala sério, esse bolo é bem a cara de avó fazendo, né? Eu acho, e garanto que ele ficou suuuper gostoso!


Fafah, querida, muuuito obrigada! Já agradeci pessoalmente, mas aqui o faço publicamente1 Adoooro seus presente! :)

Marcadores: , , ,