terça-feira, março 11, 2008

Salada refrescante de salmão



Bem, essa saladinha foi preparada antes de eu ir para o hospital, e quando ainda estávamos na "onda light".


Trata-se, como tudo o que eu faço, de uma comida simples e rápida, mas que fez absoluto sucesso entre a crítica - por crítica, entenda-se Marido e eu... vá lá, não é especializada nem nada, mas é quem degusta tudo o que sai da cozinha do Fouet.


Enfim, o refrescante da história se deu em virtude de a salada ser toda fria, levar um molho de laranja e incluir manga em sua composição, algo extremamente tropical e que lembra sempre calor e refresco, né? Pelo menos para mim, sim!


Quer dizer, pra mim, lembra também a casa em que voinho e voinha moravam quando eu era criança, que tinha uma mangueira enooorme, de onde caiam lindas e suculentas mangas rosa. Sim, porque eu sõ gosto de manga rosa!!! A Tommy, se estiver em cubos na salada de frutas, ainda desce, mas a da variedade espada (pelo menos é assim que se chama aqui em Pernambuco, e tem gente que come até com sal! Ecaaa), essa eu não consigo nem olhar!!!


Enfim, passado o momento regressão, em que eu me lembrei de chupar a manga até o caroço, sentada nos degraus que davam para o enorme quintal da casa, voltemos à programação normal. Ou pelo menos à salada...


Para fazer essa belezinha aí, eu usei dois filés de salmão, os quais preparei como sempre: marinei no shoyu, e depois assei no George Foreman (eu devia receber uma boa quantia pelo merchandising que faço dele, né, Edu?). Em seguida, desfiei o salmão, e reservei.


Para o molho, usei 2 laranjas, que espremi na panela, e às quais acrescentei um pouco de mel e deixei dar uma fervida. Em seguida, um pouco de amido diluído em água fria, só para dar uma leve (bem leve) encorpada, e uma pitadinha de sal e de pienta, só para psicologicamente crer que o molho foi, digamos, "temperado".
Para a base da salada, usei alfaces do roxo e da crespinha, cenoura ralada, cebolas em rodelas (não muito uniformes, como vocês podem ver...), e os cubinhos de manga.
Por volta, coloquei o salmão em lascas (na verdade, pela pressa que eu estava no dia, já que Marido já estava bem perto de casa, ficou quase que desfiado grosseiramente, mas deu pro gasto).
Enfim, uma refeição rápida, suuuper leve, que admite toda e qualquer variação que a sua imaginação permitir, mudando-se desde a carne, até o molho e principalmente os vegetais!

Marcadores: , ,